Connect with us

Geral

Campinas celebra aniversário de um ano do 5º Batalhão da PM Ambiental

imagem 245

O prefeito Dário Saadi participou da cerimônia de 1º aniversário do 5º Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPamb) realizado na tarde desta terça-feira, 28 de junho, no auditório do Copom, no Comando Militar de Policiamento 2 (CPI-2).

 

O 5º BPAmb abrange as regiões de Campinas, Piracicaba, Sorocaba, Botucatu, Itapetininga, Pirassununga e Rio Claro, num total de 168 municípios e uma área de 70 mil quilômetros quadrados, com população de cerca de 10 milhões de pessoas. 

Advertisement

 

O policiamento ambiental é uma das unidades especializadas da Polícia Militar para proteção e vigilância da natureza e atua na prevenção e na repressão de crimes contra o meio ambiente, especialmente em áreas de relevante interesse ambiental, como em áreas de preservação. 

 

Advertisement

O Batalhão está sob o comando do tenente-coronel Ênio Antônio de Almeida e a sede fica no Jardim Chapadão.

 

O secretário estadual de Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos, esteve na solenidade. Participaram também os secretários municipais de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Christiano Biggi; do Verde e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, e do vereador Major Jaime. Ainda estavam o comandante do CPI-2, coronel Rodrigo Eval Arena, o subcomandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Renato Nery Machado e o comandante do Policiamento Ambiental, coronel Dinael Carlos Martins. 

Advertisement

 

O prefeito agradeceu ao secretário Estadual de Segurança e destacou a importância do meio ambiente. “O estado de São Paulo é a unidade da federação que mais protege o meio ambiente e, por isso, o que mais se preocupa com a preservação. Neste cenário, a Polícia Ambiental tem um papel fundamental para ajudar na defesa da natureza. Parabéns aos agentes desta corporação que se dedicam a combater os crimes ambientais.”, disse Dário.

 

Advertisement

Saadi reforçou ainda a importância da integração entre as forças de segurança no município na prevenção, no combate e na solução de crimes. “O trabalho conjunto entre a Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil foi fundamental para esclarecer o caso de latrocínio de um dos nossos guardas municipais”, ressaltou Dário.

 

O general João Camilo Pires de Campos defendeu que o meio ambiente é um bem da sociedade e o ser humano não tem o direito de destruí-lo. “A função da polícia é de proteger a vida e o patrimônio, e, dentre este patrimônio, está o meio ambiente, que pertence a todos nós”, declarou. 

Advertisement

 

O batalhão

 

Advertisement

O 5º BPAmp foi criado pelo Governo do Estado no dia 5 de junho de 2021, quando é comemorado o Dia internacional do Meio Ambiente. O Batalhão conta com viaturas quatro rodas 4×4 e náuticas, motocicletas e monitoramento por satélites de regiões de interesse e de locais de difícil acesso.

 

 

Advertisement

 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare