Connect with us

Geral

Campinas avança no ranking ambiental de mitigação às mudanças climáticas

imagem 73

Campinas passou da classificação “C – Consciência” para a classificação “B- Gestão”, na pontuação atribuída pelo programa CDP Cities aos municípios que participam de seu reporte com ações relacionadas às mudanças climáticas.

 

Segundo a plataforma CDP, uma cidade que pontua na banda “Gestão” entende os principais riscos e impactos das mudanças climáticas e está adotando ações para se adaptar a esses impactos e reduzi-los. 

Advertisement

 

Uma das ações responsáveis por elevar Campinas no ranking foi a elaboração do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e de Poluentes Atmosféricos da Região Metropolitana de Campinas, que aponta as emissões (tipo e quantidade) de cada um dos gases em todos os 20 municípios integrantes da RMC. Realizado em 2018 e 2019, o estudo apresenta também propostas para um plano de mitigação/enfrentamento à mudança do clima. O Inventário GEE foi patrocinado pela Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) com recursos do Fundo de Recuperação, Manutenção e Preservação do Meio Ambiente (Proamb). 

 

Advertisement

Outras ações que contribuíram para o avanço na pontuação são a proximidade da universalização do saneamento básico; as políticas públicas para a redução de riscos e desastres – Campanha Cidades Resilientes; e o planejamento de áreas verdes municipais. 

 

“ Esta classificação nos coloca acima da média das cidades da América Latina de mesmo porte e reitera a importância do investimento que fizemos na elaboração do Inventário GEE, traçando o caminho para enfrentamento das mudanças do clima”, destaca o secretário do Verde, Rogério Menezes.

Advertisement

 

De acordo com o secretário, o próximo passo, agora, é passar do nível de Gestão para a de Liderança com a definição de objetivos ambiciosos e, ao mesmo tempo, realistas para mitigação e enfrentamento das mudanças climáticas.

 

Advertisement

CDP 

 

Campinas integra uma rede global com mais de 800 cidades que estão agindo para a aumentar a transparência e acelerar uma ação climática mais ambiciosa.

Advertisement

 

O CDP é uma organização sem fins lucrativos que opera o sistema global de divulgação para que investidores, empresas, cidades, estados e regiões gerenciem seus impactos ambientais. 

 

Advertisement

A iinstituição trabalha em conjunto com as cidades para motivá-las a divulgar seus impactos sobre o meio ambiente e os recursos naturais e a tomar medidas para reduzir os impactos negativos. O CDP utiliza a metodologia de pontuação para incentivar as cidades a medir e gerenciar os impactos ambientais por meio da participação no programa Cities do CDP.

 

 

Advertisement

 

 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare