Connect with us

Geral

Campinas apresenta projetos em conferência ambiental no Egito

imagem 146

A diretora do Departamento do Verde e do Desenvolvimento Sustentável da Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) de Campinas, Ângela Guirao, participa de hoje até domingo (23 a 25 de novembro), da 6ª Cúpula Global de Biodiversidade dos Governos Locais e Subnacionais, programa que integra a 14ª Conferência das Partes da ONU da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP 14 CDB). O evento acontece na cidade de Sharm El-Sheikh, no Egito.

 

 

Advertisement

Guirao, que representa o município de Campinas a convite do Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade, participará de duas mesas redondas sobre os temas: “Integrando a biodiversidade na infra-estrutura no nível local e subnacional” e “Tendências emergentes e inovações”.

 

 

Advertisement

 

Nesses eventos, Campinas terá a oportunidade de apresentar os seus programas Reconecta RMC e Interact-BIO, além de divulgar outros projetos como o Geoambiental e o Arquimedes.

 

Advertisement

 

 

O convite do ICLEI à SVDS deve-se à parceria entre as duas entidades e a Agemcamp efetivada por meio do Termo de Cooperação celebrado em outubro de 2017, pela execução do Projeto “Interact-BIO: Ação Integrada pela Biodiversidade”, do qual Guirao é responsável pela supervisão, coordenação e acompanhamento da execução das ações. Os gastos com a viagem e estada da diretora foram custeados pelo Iclei.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

Reconecta RMC

 

Advertisement

 

 

Previsto no Plano Municipal do Verde de Campinas, o programa Reconecta RMC busca integrar as questões ambientais dos 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) com os objetivos de conservação e recuperação da fauna e da flora.

Advertisement

 

No quesito flora, o Grupo de Trabalho de Recuperação de APP está desenvolvendo uma área de conectividade entre os 20 municípios contemplando áreas protegidas locais e Unidades de Conservação, fragmentos naturais importantes, bacias hidrográficas de relevância para o abastecimento, principais corpos hídricos, entre outros.

 

Advertisement

 

 

Já, o Grupo de Trabalho de Proteção Animal está elaborando uma política regional de manejo de fauna silvestre pelos 20 municípios da RMC e por alguns municípios da aglomeração urbana de Piracicaba. Este grupo também tem como objetivo fomentar a utilização da Plataforma Arquimedes II, atualmente em desenvolvimento, que será utilizada para identificar e monitorar a fauna silvestre da região.

Advertisement

 

 

Em Campinas, o Reconecta RMC é parceiro do Projeto Interact-Bio, implementado pelo Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade, e que elegeu Campinas como cidade-modelo no Brasil. O objetivo do Iclei é viabilizar a implantação de ações focadas na biodiversidade, na conservação do meio ambiente e no desenvolvimento das cidades para ajudá-las a desenvolver e otimizar instrumentos de gestão dos recursos naturais.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

COP 14

 

 

Advertisement

 

Em vigor desde 1993, a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) celebra o crescente compromisso da comunidade mundial com o desenvolvimento sustentável. Ela representa um importante passo na conservação da diversidade biológica, no uso sustentável de seus componentes e na repartição justa e equitativa dos benefícios decorrentes do uso de recursos genéticos.

 

Advertisement

 

Em outubro de 2010, na 10ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica, em Nagoya, Japão, os governos concordaram com o Plano Estratégico para a Biodiversidade 2011-2020. Este é conhecido pelas metas para biodiversidade que postula as denominadas Metas de Aichi, cujo objetivo estratégico, entre outros, é tratar das causas fundamentais da perda de biodiversidade, fazendo com que as preocupações com a biodiversidade permeiem o governo e a sociedade.

 

Advertisement

 

As Metas de Biodiversidade de Aichi abordam de forma inovadora e visionária a correlação entre as ameaças à biodiversidade e suas causas sociais e econômicas, colocando-as no centro do problema e buscando, portanto, a chave para a solução.

 

Advertisement

 

Para apoiar e impulsionar na resolução desse desafio latente, a Assembleia Geral das Nações Unidas, em sua 65ª sessão, declarou o período 2011-2020 como a “Década das Nações Unidas para a Biodiversidade, com vistas a contribuir para a implementação do Plano Estratégico para a Biodiversidade 2011-2020”, e assim, a 14ª Conferência das Partes terá como objetivo a revisão do progresso na implementação do mesmo. Nessa oportunidade, serão definidas as diretrizes estratégicas de longo prazo para a Visão 2050 da Biodiversidade.

 

Advertisement

 

Para o Iclei, os governos locais e regionais assumem nesse contexto um papel importante de implementação a nível local das suas respectivas Estratégias e Planos de Ação Nacionais para Biodiversidade.

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare