Connect with us

Geral

Campinas amplia banda larga com adesão ao “Internet para Todos”

imagem 143

 

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, assinou neste sábado, 17 de março, o termo de adesão ao “Internet para Todos”, programa do Governo Federal. A solenidade contou com a presença do ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.

 

Advertisement

 

O “Internet para Todos” busca ampliar o sinal de internet banda larga, facilitando o acesso às pessoas que ainda não estão conectadas, que pagarão cerca de um terço do valor praticado no mercado.

 

Advertisement

 

“Em Campinas, temos 60% dos lares com acesso à banda larga. Com esse programa, poderemos chegar a 100% da cidade”, disse o prefeito.

 

Advertisement

 

O termo de adesão define a infraestrutura básica e as condições necessárias para instalação da antena e dos equipamentos. Caberá à prefeitura indicar as localidades passíveis para a instalação da antena. “Já temos algumas indicações, mas ainda faremos um mapeamento mais fino. A intenção é abrir um canal para que a população também possa indicar alguns pontos”, afirma.

 

Advertisement

 

Além de garantir a segurança da área, a prefeitura também deverá arcar com as despesas de energia elétrica que os equipamentos vão consumir. A instalação das antenas será de responsabilidade da operadora que assumir o serviço. “Cada antena vai atuar em um raio mínino de aproximadamente 1,5 quilômetro. Conforme a geografia da localidade, essa antena poderá beneficiar as pessoas em um raio de cinco quilômetros”, explica o ministro.

 

Advertisement

 

A conexão de internet será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), de propriedade do Governo Brasileiro. O satélite recebeu cerca de R$ 3 bilhões de investimentos. Em órbita desde maio de 2017, tem vida útil de 18 anos.

 

Advertisement

 

Os municípios beneficiados nesta primeira fase do “Internet para Todos” começarão a receber as antenas em maio.

 

Advertisement

 

Campinas Digital

 

Advertisement

 

Em Campinas, existe o programa “Campinas Digital”, coordenado pela IMA. Já são 30 localidades públicas que possuem internet wi-fi gratuita, com mais de 2 milhões de acessos por mês. No último domingo, 18 de março, a Praça da Concórdia, no Campo Grande, recebeu a rede gratuita. Para utilizar o wi-fi a pessoa faz um cadastro rápido. O acesso é imediato.

 

Advertisement

 

Além desses pontos, a IMA pretende ampliar o “Campinas Digital” para outras 40 localidades. Será uma parceria com a iniciativa privada. A previsão é de um investimento de R$ 2,7 milhões.

 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare