Connect with us

Geral

Campinas alcança faixa de cidades na liderança mundial em sustentabilidade

imagem 208

Campinas entrou em 2021 para um seleto grupo de cidades no mundo que lideram a agenda mundial do clima. O município conquistou pela primeira vez a nota A- da CDP Cities, plataforma internacional onde mais de mil cidades reportam informações de dados ambientais para gerenciar as emissões, construir resiliência, se proteger dos impactos do clima e criar lugares melhores para as pessoas viverem e trabalharem.

 

O resultado foi divulgado nesta semana e atende às prioridades da gestão do prefeito Dário Saadi, que tem a sustentabilidade como um dos eixos principais, somado à qualidade de vida e ao desenvolvimento econômico.

Advertisement

 

Na América Latina, apenas 16 cidades conseguiram a nota A-, na categoria Liderança, e Campinas é uma delas. Apenas quatro cidades da América Latiba conseguiram a nota A, nenhuma delas no Brasil.

 

Advertisement

“É uma conquista importante estarmos na liderança em ações de combate às mudanças climáticas e resiliência. Entre os aspectos que contaram neste ranking estão o plano cicloviário de 190 quilômetros (em aceleração); os projetos de 49 parques lineares; o trabalho reconhecido internacionalmente da nossa Defesa Civil; e o inventário metropolitano de gases. Também reportamos na plataforma a licitação para a concessão para a compra de ônibus elétricos”, informou o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes.

 

O secretário lembra que outro fator que contribuiu para Campinas obter essa nota foi a Lei nº 16.022, de 2020, que instituiu a Política Municipal de Enfrentamento dos Impactos da Mudança do Clima e da Poluição Atmosférica. “Passamos a ter metas definidas em lei para a redução da emissão de gases de efeito estufa”, disse.

Advertisement

 

Rogério Menezes destacou a dedicação da equipe da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) e cumprimentou as diretoras Andrea Struchel e Ângela Guirao e, em especial, os técnicos Carla de Souza Carmarneiro, Gabriel Dias Mangolini Neves Mário Jorge Bonfante Lançone, pela atuação.

 

Advertisement

Ainda segundo o secretário, a SVDS está trabalhando na revisão dos planos ambientais de Campinas, que inclui o Plano de Ação Climática (PLAC), depois de ter feito o inventário metropolitano.

Pela metodologia do CDP, as cidades são avaliadas em quatro níveis: Divulgação (D- ou D); Conscientização (C- ou C); Gestão (B- ou B) e Liderança (A- ou A). O CDP transforma os dados reportados pelas cidades em análises detalhadas sobre riscos, oportunidades e impactos ambientais críticos, sendo possível acompanhar os desafios e o progresso dos governos locais e capacitá-los em seus esforços diante da emergência climática.

Campinas aderiu ao Pacto Global dos Prefeitos pelo Clima e Energia (GCoM) em 2014, uma aliança global criada voluntariamente com o compromisso de lutar contra as mudanças climáticas e aumentar a resiliência das cidades reduzindo os impactos inevitáveis e facilitando o acesso à energia sustentável. Reportar os seus dados ambientais para a plataforma CDP Cities é pré-requisito para cidades que aderiram ao GcoM para que suas ações possam ser monitoradas de forma internacional. Cerca de mil cidades no mundo têm este compromisso.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare