Connect with us

Indaiatuba

Campanha nacional de vacinação contra o sarampo e poliomielite será em agosto

imagem 131

Foto: Arquivo – Eliandro Figueira RIC/PMI

O Ministério da Saúde em conjunto com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, realiza no período de 6 a 31 de agosto a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e contra o Sarampo, sendo os dias ‘D’ de divulgação e mobilização em 4 e 18 de agosto. Estas estratégias têm como objetivo manter elevada a cobertura vacinal contra a poliomielite, sarampo e rubéola para manter o estado de eliminação dessas doenças no país. A população alvo desta ação é composta de crianças de 1 ano até 4 anos 11 meses e 29 dias. A meta mínima a ser alcançada corresponde a 95% de cobertura vacinal contra poliomielite e sarampo. A Campanha será realizada de forma indiscriminada, ou seja, todas as crianças na faixa etária indicada devem tomar a vacina, mesmo que já tenham tomado alguma dose anteriormente.

Em Indaiatuba, todas as Unidades de Saúde já fazem essa vacinação, o atendimento é de acordo com o horário das salas de vacina de cada Unidade. “É muito importante que os país entendam a necessidade de vacinar os filhos e levem as crianças para essa campanha. Lembrando que todo cidadão deve manter a carteira de vacinação atualizada e para isso basta comparecer na sua Unidade de Saúde de referência com a carteira de vacinação e os profissionais de saúde vão orientar sobre as doses de vacina que precisam ser atualizadas, para facilitar o atendimento o ideal é ligar com antecedência na Unidade de Saúde e conferir o horário de atendimento da sala de vacina”, explica a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Secretaria Municipal de Saúde, Rita de Cássia Vaz.

Advertisement

A vacina só é contraindicada em casos de gripe muito forte e febre alta; crianças com imunodeficiência congênita ou adquirida; neoplasia maligna; e que estão em tratamento com uso de corticoides em doses elevadas ou quimioterapia e radioterapia.

O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989 e desde 1990, não são registrados casos da doença, que é grave e foi responsável por danos irreversíveis para milhares de crianças no mundo, é conhecida popularmente como ‘paralisa infantil’. As ações de prevenção e controle, em especial a vacinação, contribuíram para que, em 1994, o país recebesse da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) a Certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem do seu território, juntamente com os demais países das Américas. Em Indaiatuba a cobertura da vacina em 2017 foi de 79,4% e até julho de 2018 está em 41,98%.

De acordo com o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após. Em Indaiatuba não há casos da doença desde 2004 e a cobertura vacinal no município em 2017 foi de 80% e até julho deste ano, está em 49,2%.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare