Campanha do Agasalho 2026 ultrapassa 3,7 toneladas de doações em Campinas

A Campanha do Agasalho 2026 já acumulou 3.777 quilos de roupas, calçados e cobertores em Campinas, segundo balanço atualizado em 2 de junho. O total representa crescimento de 29% em relação aos 2.930 quilos registrados na semana anterior. A mobilização foi lançada em 11 de maio, na Sala Azul do Paço Municipal, com o slogan “Se não tô usando, tô doando!”. 
 
A coleta é organizada pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social em 110 pontos distribuídos pela cidade até 31 de julho: 88 pontos gerais, em postos do Agiliza, shoppings, escolas, hospitais, supermercados, terminais e equipamentos públicos, e 22 postos de combustíveis do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Campinas e Região, Recap. A lista completa está em campinas.sp.gov.br/sites/campanhadoagasalho. Para cadastrar novos pontos de coleta, o contato é o telefone (19) 2116-0282.
 
O impulso mais expressivo na campanha veio do Dia D, realizado em 23 de maio em formato drive-thru no Paço Municipal, que reuniu 2.237 quilos. Nas semanas seguintes, chegaram mais 693 quilos em 26 de maio e 847 quilos em 2 de junho, somando o total atual.
 
A campanha aceita roupas masculinas, femininas e infantis, calçados, cobertores e acessórios de inverno, como toucas e luvas, em bom estado de conservação. As doações abastecem o estoque da Operação Inverno e do Serviço de Abordagem Social de Pessoas em Situação de Rua. A iniciativa integra ainda o Varal Solidário, programa que já beneficiou mais de 3.700 famílias em situação de vulnerabilidade social, e o Chega Junto, iniciativa municipal que reúne serviços de saúde, assistência social, emprego e cidadania em um único espaço.
 
“Essa campanha se soma ao trabalho permanente da Secretaria, da Operação Inverno, do Serviço de Abordagem Social, do Varal Solidário e do Chega Junto. É uma ação integrada, que une prevenção, acolhimento e encaminhamento para fortalecer a assistência social no município”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.
 
A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Campinas, do Recap e de uma ampla rede de veículos de comunicação: ACidade ON, Band, CBN Campinas, Correio Popular, Diário Campineiro, Educa TV, Eletromídia, EP FM, EPTV, g1, Hora Campinas, Nova Brasil, Rádio Brasil, Rádio Educativa, Rede Família, Transamérica, TV Câmara, TV Thathi/Record e VTV/SBT.
 
Previsão do tempo
 
Segundo o Cepagri, Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a semana tem temperaturas mínimas próximas a 12°C e máximas em torno de 23°C a 24°C em Campinas. Para o fim de semana de 6 e 7 de junho, as mínimas devem cair a cerca de 10°C.
 
O cenário aumenta a vulnerabilidade de quem dorme ao relento, exposto ao frio e à umidade. A Operação Inverno, com abordagens sociais nas ruas e praças durante o dia e à noite, vai até 30 de setembro. As equipes podem ser acionadas pelo telefone 156 ou, no período noturno, pelo WhatsApp (19) 99984-6496, das 18h às 21h.
 
Serviço
 
Campanha do Agasalho 2026
Slogan: “Se não tô usando, tô doando!”
Arrecadação: até 31 de julho de 2026
Pontos de coleta: 110 pontos. Lista em campinas.sp.gov.br/sites/campanhadoagasalho
Novos pontos de coleta: (19) 2116-0282
Itens aceitos: roupas masculinas, femininas e infantis, calçados, cobertores, toucas e luvas (em bom estado de conservação)
Realização: Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social
 
 
Exit mobile version