Connect with us

Geral

Campanha de Vacinação contra a Gripe termina nesta sexta, dia 15

imagem 55

Termina nesta sexta-feira, 15 de junho, a Campanha de Vacinação contra a Gripe. As doses são aplicadas em crianças, idosos, gestantes, puérperas, indígenas, professores, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional e pacientes com doenças crônicas não transmissíveis e em condições clínicas especiais.

 

Do dia 23 de abril, quando teve início a Campanha, até 6 de junho, a Secretaria Municipal de Saúde vacinou em Campinas mais de 190,2 mil pessoas (73,75% do público-alvo), além de 55,3 mil pessoas do grupo de comorbidades.

Advertisement

 

O trabalho de imunização contra a gripe foi prorrogado em todo país conforme determina ofício do Ministério da Saúde. Um dos motivos da prorrogação, segundo o documento, foi a greve dos caminhoneiros, que dificultou o deslocamento das pessoas aos postos de vacinação.

 

Advertisement

Os grupos de crianças e de gestantes são os que menos se imunizaram contra a gripe neste período da campanha. A avaliação da Secretaria de Saúde é que as grávidas e os pais dos pequenos ainda têm medo da vacina.

 

A coordenadora do Programa de Imunização, Gabriela Marchesi, explica que ainda existe um mito de que a vacina pode ser prejudicial aos pequenos e aos bebês que ainda estão na barriga da mãe, e, assim, este público acaba optando por não tomar a vacina. Mas ela garante que é justamente o contrário. “A vacina é 100% segura, feita de fragmentos do vírus. Gestantes e crianças têm a imunidade mais baixa e, diferente do pensam os pais, a vacina vai, sim, proteger os menores e os recém-nascidos da influenza”, explica Gabriela.

Advertisement

 

Ainda segundo a coordenadora, o efeito da vacina dura de nove meses a um ano e quanto mais cedo a pessoa for imunizada, mais protegida ela estará durante o Inverno, que é quando a população fica mais suscetível a pegar a gripe. “Depois de tomada, a vacina demora 15 dias para ter o efeito desejado, por isso a importância de procurar o mais breve possível o CS para receber a dose”, reforça Gabriela.

 

Advertisement

Campanha

 

A vacina protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B. A composição muda todo ano, de acordo com as cepas do vírus da gripe que estão em circulação no período. Por isso, as pessoas precisam se vacinar anualmente para evitar complicações causadas pela gripe e doenças graves, como pneumonia.

Advertisement

 

Pessoas com doenças agudas graves e febre (moderada ou alta) devem esperar a melhora do quadro clínico para receber a dose.

 

Advertisement

Para tomar a vacina, o paciente deve levar carteira de vacinação ou documento de identidade. Os doentes crônicos devem apresentar receita ou prescrição médica.

 

Os pacientes acamados que fazem parte do grupo que deve ser vacinado receberão a dose em casa, de acordo com a programação dos centros de saúde. Os que são assistidos pelas unidades de saúde serão avisados por telefone sobre a data da aplicação da vacina.

Advertisement

 

Importante ressaltar que só os casos mais graves de gripe, os que evoluem para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) são notificados à Vigilância em Saúde.

 

Advertisement

Influenza

 

A gripe, ou influenza, é uma infecção causada por vírus que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta, por meio das mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. A gripe é responsável por elevada taxa de adoecimento e morte em grupos de maior vulnerabilidade, principalmente no inverno.

Advertisement

 

Números (período acumulado de 23 de abril a 6 de junho)

 

Advertisement

Balanço parcial da cobertura de Influenza

 

Grupo Crianças

Advertisement

Doses aplicadas: 32.043

Cobertura vacinal: 53,24%

 

Advertisement

Grupo Trabalhadores da Saúde

Doses aplicadas: 30.635

Cobertura vacinal: 74,57%

Advertisement

 

Gestantes

Doses aplicadas: 5.742

Advertisement

Cobertura vacinal: 50,93%

 

Puérperas

Advertisement

Doses aplicadas: 1.581

Cobertura vacinal: 85,32%

 

Advertisement

Idosos

Doses aplicadas: 112.595

Cobertura vacinal: 82,73%

Advertisement

 

Professores

Doses aplicadas: 7.652

Advertisement

Cobertura vacinal: 102,18%

 

Total

Advertisement

Doses aplicadas: 190.248

Cobertura vacinal: 73,75%

 

Advertisement

Grupo de pessoas com comorbidades

Total de doses aplicadas: 55.395

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare