Connect with us

Indaiatuba

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até dia 22 de junho

Publicado

em

Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba informa que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada pela segunda vez e agora segue até o dia 22 de junho (sexta-feira), conforme determinação do Ministério da Saúde. Em razão da baixa cobertura vacinal entre gestantes e crianças, a Secretaria Municipal de Saúde está intensificando a vacinação especialmente para estes públicos-alvo.

Nesta sexta-feira (15) uma equipe do Departamento de Vigilância Epidemiológica estará ofertando a vacina na Feira Livre Noturna, em frente ao Centro de Convenções, das 17h às 21h. No sábado (16) a vacina será disponibilizada na Praça Prudente de Moraes, durante as festividades do “São João na Praça”, das 15h30 às 21h. É necessário apresentar a carteira de vacinação.

Além disso a imunização contra a influenza está sendo intensificada em creches públicas e privadas. “As unidades de saúde de Indaiatuba estão agendando a imunização nas unidades educacionais nos horários de saída das crianças, desta forma esperamos melhorar a cobertura vacinal no nosso município, especialmente entre os pequenos”, comentou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Rita de Cássia Jiampaulo Ferraz Vaz. A vacina continua disponível também em todas as UBS (Unidade Básica de Saúde) e PSF (Programa de Saúde da Família) do município.

A campanha foi iniciada dia 23 de abril e tem como foco imunizar gestantes e mães até 45 dias após o parto, crianças a partir de 6 meses a menores de 5 anos de idade, adultos com mais de 60 anos, portadores de doenças crônicas, profissionais de saúde e professores. Portadores de doenças crônicas deverão apresentar carta médica contendo o CID da doença. Já os profissionais da saúde e professores devem apresentar crachá ou algum documento que comprove o ofício.

Até dia 04 de junho foram imunizadas 5.304 crianças, taxa de cobertura de apenas 42%, e 1.275 gestantes, cobertura de 55%. Entre puérperas e idosos a cobertura está mais próxima do ideal, alcançando 82% e 84%, respectivamente. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 90% do público alvo. Após o término da Campanha de Vacinação contra a Gripe, as doses remanescentes serão ofertadas também para crianças entre 5 e 9 anos e adultos com idades entre 50 e 59 anos.

Indaiatuba

CADASTRO PARA A VACINA COVID-19

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Indaiatuba iniciou a primeira fase do Plano de Vacinação Indaiatuba COVID-19 com a liberação do cadastro, no site www.indaiatuba.sp.gov.br, nesta segunda-feira (18). Profissionais de Saúde que atuam na linha de frente, cuidadores de idosos e idosos a partir de 60 anos, residentes no município, começaram a se cadastrar.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o planejamento segue orientações e determinações da Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério da Saúde. Destaca-se ainda, que a aplicação depende, não somente do cadastro, mas também da entrega das doses, que é de responsabilidade do Governo do Estado. O início da imunização está previsto para 25 de janeiro e mudanças podem ocorrer se houver novas decisões do Estado de São Paulo ou do Governo Federal.

Conforme classificação dos órgãos estaduais e nacionais de Saúde, nesta primeira fase, a vacina estará liberada para:

Profissionais da linha de frente COVID-19: UPA, Haoc, Santa Ignês, São Camilo/Vera Cruz, Day Hospital, Unidades Básicas de Saúde;

Profissionais com registro em Conselhos;

Laboratórios;

Cuidadores de Idosos: residentes no município de Indaiatuba;

Idosos: a partir de 60 anos incluindo acamados e residentes em instituições (vacinação em casa nos institutos).

Cabe esclarecer que todos os trabalhadores da Saúde, bem como os demais grupos prioritários serão contemplados com a vacina, entretanto a ampliação da cobertura desse público será gradativa, conforme disponibilidade de vacinas.

Dúvidas quanto ao cadastro e ao Plano de Vacinação Indaiatuba COVID-19 podem ser consultadas pelo WhatsApp da Saúde (19) 9 9779-3856, pelas redes sociais da Prefeitura ou na Central de Relacionamento pelo 0800 770 7702.

Continue Lendo

Indaiatuba

NOTA 272 / COVID-19 / segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba informa hoje, 18 de janeiro, o registro de mais 43 casos positivos para Covid-19. Nesta data foram registradas 189 notificações suspeitas (entre hospitais, laboratórios particulares e unidades de saúde), mais 43 casos positivos foram detectados e 113 descartados.

Desde o início da pandemia, 12.587 pessoas contraíram a doença no município. Desses, 12.232 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar; 315 evoluíram a óbito e 1.622 casos suspeitos aguardam resultados.

Na data de hoje há 61 internados, dos quais 40 estão confirmados para Covid-19. Do total, 34 estão em leitos clínicos e 27 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa de ocupação dos leitos é a seguinte:

Leitos Clínicos

Haoc: 50%

Santa Ignês: 67%

UTI

Haoc: 46%

Santa Ignês: 100%

*Externa: 50%

MINHA SAÚDE

Ao apresentar sintomas, o cidadão pode realizar o seu atendimento online, pelo MINHA SAÚDE COVID-19. O paciente responde questionário prévio e com a suspeita, encaminhado para médico de plantão, que realiza o atendimento por vídeo, sem sair da plataforma digital e encaminha para exame em uma Unidade de Saúde.

O link do serviço está no site da Prefeitura www.indaiatuba.sp.gov.br. Para outras dúvidas basta chamar no WhatsApp da Saúde (19) 9 9779-3856.

CUIDADOS

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de se manter os cuidados diariamente. Ao sair de casa use máscara e álcool em gel. Mantenha distanciamento social e evite aglomerações.

*Leitos externos contratados pelo município para atendimento SUS.

Continue Lendo

Indaiatuba

Procurado da justiça é capturado pela Guarda Civil durante patrulhamento preventivo

Publicado

em

Por

Foto: Eduardo Turati – GC

Um homem de 32 anos, procurado da justiça, foi preso pela equipe da Romi na manhã desta sexta-feira (15). A prisão aconteceu durante uma ação preventiva no bairro Jardim Tancredo Neves.

A equipe realizava o patrulhamento da rua Edson Ferrari, quando notaram um indivíduo já conhecido dos meios policiais. Ao notar a presença da equipe o homem mudou seu comportamento o que chamou a atenção dos guardas civis.

Ele foi abordado e nada de ilícito foi localizado em seu poder. Ao realizar uma pesquisa no sistema Infoseg, os agentes constataram que o homem estava na condição de procurado da justiça, pois possui diversos inquéritos policiais recentes por envolvimento com a prática do tráfico de drogas, além de várias condenações e cumprimento de pena pelo mesmo delito.

Diante dos fatos, ele foi conduzido à Delegacia de Polícia, onde a autoridade de plantão determinou a elaboração de um boletim de ocorrência e manteve o homem a disposição do Poder Judiciário.

Continue Lendo









<





Populares