Connect with us

Geral

Campanha contra a gripe aplicou mais de 99 mil doses de vacina em Campinas

imagem 242

Balanço fechado nesta quinta-feira, dia 28 de abril, pela Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, mostra que 99.136 pessoas já receberam a vacina contra a gripe na cidade, na campanha de imunização contra a influenza. No próximo sábado, dia 30 de abril, haverá o Dia D de Vacinação e 35 unidades de Saúde da cidade vacinarão contra gripe, sarampo e covid-19.
Os dados do levantamento de hoje informam que 81.370 doses foram aplicadas em idosos acima de 60 anos e 15.931 doses em trabalhadores da área da saúde, que são os dois primeiros públicos contemplados pela campanha, iniciada em 26 de março na cidade. Na atual fase da campanha, que começou em 25 de abril, foram incluídas na vacinação as crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, gestantes e puérperas. A partir de então, Campinas já vacinou 1.371 crianças; 385 gestantes e 79 puérperas (mulheres que tiveram bebês há menos de 45 dias).
Neste ano a vacina protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B/Victoria e é importante que as pessoas se imunizem assim que possível. “Estamos trabalhando para ampliar a cobertura vacinal, pois estamos observando um crescimento de casos de influenza que poderiam ser evitados com a vacinação das pessoas”, afirma a coordenadora do Programa Municipal de Imunização de Campinas, Chaúla Vizelli.
Como a vacina leva de duas a três semanas para chegar ao nível máximo de proteção do organismo, pedimos às pessoas que já podem tomar sua dose de vacina que o façam o quanto antes”, reforça Chaúla Vizelli. Ela explica que com a proximidade dos dias mais frios da estação e a maior circulação dos vírus respiratórios, que já está acontecendo, é fundamental proteger rapidamente a população mais vulnerável.
Idosos também podem aproveitar para receber a mesmo tempo, junto com a vacina contra a gripe, a segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 – desde que tenham tomado a dose anterior há quatro meses. A vacinação está sendo realizada nos Centros de Saúde de Campinas e não é preciso agendar para tomar a dose, apenas comparecer a uma unidade.
A campanha contra a gripe/influenza prossegue até o dia 3 de junho. Na próxima fase, prevista para começar a partir de 9 de maio, serão vacinados professores, indígenas e pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente. Em 16 de maio, serão incluídos funcionários do sistema prisional, das forças de segurança e Forças Armadas, caminhoneiros e trabalhadores portuários e do transporte coletivo rodoviário, população privada de liberdade e pessoas de 12 a 21 anos de idade que estão cumprindo medidas educativas.
Dia D
A Secretaria Municipal de Saúde realiza no próximo sábado, 30 de abril, o Dia D de vacinação contra a gripe e sarampo. Das 8h às 17h, 35 unidades de saúde estarão abertas para aplicar as vacinas nos grupos contemplados (confira abaixo). Na ocasião também estarão disponíveis as vacinas contra a covid-19.
Para a imunização, a Secretaria de Saúde recomenda a apresentação de documento com foto e, se possível, a carteira de vacinação. Os profissionais da área da saúde precisam de documento que comprove vínculo profissional. Não é necessário agendamento.
A vacina contra o sarampo é destinada para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, e profissionais de saúde. Os primeiros têm vacinação indiscriminada, independentemente da situação vacinal. Já os profissionais de saúde só serão vacinados se estiverem com doses atrasadas.
Contra a covid-19, toda a população a partir de 5 anos poderá ser vacinada:
– Crianças de 5 a 11 anos – 1ª dose e 2ª dose;
– Adolescentes de 12 a 17 anos – 1ª dose e 2ª dose;
– Adolescentes de 12 a 17 anos com alto grau de imunossupressão – 1ª dose, 2ª dose, 1ª dose Adicional;
– Pessoas de 18 a 59 anos – 1ª dose, 2ª dose e uma dose Adicional;
– Pessoas a partir de 18 anos com alto grau de imunossupressão – 1ª dose, 2ª dose, 1ª dose adicional e 2ª dose adicional;
– Pessoas a partir de 60 anos – 1ª dose, 2ª dose, 1ª dose adicional e 2ª dose adicional.
Segundo a Secretaria de Saúde de Campinas, as doses contra a gripe e a covid-19 podem ser feitas de forma simultânea em pessoas a partir de 12 anos. Já as vacinas de gripe e sarampo podem ser aplicadas em crianças sem necessidade de intervalo.
Unidades que estarão abertas no sábado, dia 30, das 8h às 17h:
Distrito Norte –
 Centros de Saúde Aurélia, Santa Bárbara, Anchieta, Barão Geraldo e São Marcos.
Distrito Leste – 
Centros de Saúde São Quirino, Taquaral, Centro, Conceição, Sousas e Costa e Silva.
Distrito Sudoeste –
 Centros de Saúde União dos Bairros, Santa Lúcia, Aeroporto, Vista Alegre, Capivari, Dic 1 e Santo Antônio.
Distrito Sul – 
Centros de Saúde Campo Belo, Fernanda, São Domingos, São José, Oziel, São Bernardo, Esmeraldina, Orosimbo Maia, Ipê e Carvalho de Moura.
Distrito Noroeste – 
Centros de Saúde Pedro Aquino (Balão), Integração, Ipaussurama, Florence, Valença, Itajaí e Bassoli.
Os endereços estão disponíveis no site 
https://saude.campinas.sp.gov.br/saude/unidades.htm .
Informações sobre documentos e horários no site 
https://vacina.campinas.sp.gov.br/vacina-sem-agendamento.
Outras
 
informações, como horários de funcionamento dos Centros de Saúde de Campinas
 
e o calendário completo da campanha contra a influenza, podem ser consultadas em
 
https://vacina.campinas.sp.gov.br/vacinas/gripe.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare