As altas temperaturas e baixa umidade do ar dos últimos dias darão lugar a uma onda de frio entre o sábado, 24 de agosto, e a quarta-feira, dia 28, na região de Campinas. Boletim da Defesa Civil informa que estão previstas temperaturas mínimas na casa dos 7ºC.
Uma frente fria seguida por uma massa de ar frio é a causa da mudança de tempo e trará pancadas de chuva e, principalmente, queda brusca de temperatura.
As menores temperaturas vão ocorrer entre o fim da madrugada e o começo da manhã. Como as temperaturas mínimas podem ser de cerca de 7ºC, conforme citado pela Defesa Civil do Estado, é muito importante que as pessoas estejam atentas aos mais vulneráveis como os idosos, as crianças e as pessoas em situação de rua.
“Essas amplitudes térmicas causam bastante danos à saúde, por isso é importante se proteger. Existe ainda a perspectiva de que o tempo seco persista, então mesmo com o frio as pessoas não devem se descuidar de tomar bastante água e usar soro fisiológico para olhos e narinas”, informou o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado. Em caso de emergências, as pessoas podem solicitar orientação para o telefone 199 da Defesa Civil.
Acolhimento para pessoas em situação de rua
Nos meses mais frios do ano, entre maio e setembro, Campinas realiza a Operação Inverno que oferece acolhimento a pessoas em situação de rua por meio do SOS Rua. Elas são encaminhadas para os serviços da rede de proteção, assistência social e de saúde, quando aceitam.
Caso não, são ofertados cobertores para passar a noite. Na operação, as equipes atuam de domingo a domingo. De segunda a sexta, das 8h à meia-noite; e nos finais de semana e feriados, das 18h à meia-noite. Para informar o SOS Rua sobre uma pessoa em situação de rua necessitando de abrigo ligue para o (19) 3253-4512, das 8h às 18h, ou, no horário noturno, acione o WhatsApp (19) 99984-6496.