Connect with us

Geral

Caixeiras das Nascentes realiza atividade no Largo do Rosário nesta 6ª

imagem 71

O grupo Caixeiras das Nascentes realiza o “II Rosário das Caixeiras” no feriado de 12 de outubro, às 10h, no Largo do Rosário, no Centro da cidade. O evento terá congada e a bênção do padre Paulo Roberto Rodrigues, assessor da Comissão Arquidiocesana de Pastoral Afro-Brasileira e Pároco da Paróquia Bom Pastor.

 

 

Advertisement

Grupo popular de percussão formado por mulheres, as Caixeiras das Nascentes têm a música como forma de partilha e celebração.O coletivo busca fazer uma releitura das manifestações populares através da memória das integrantes, da prática, aperfeiçoamento, assim como pesquisas de cantos e toques ligados ao universo do Sagrado Feminino implícito na cultura popular (Festa do Divino, Congadas, Moçambique, Ladainhas, Afoxés, entre outras), além de propiciar espaços para vivência coletiva e trocas de saberes relativos à cultura popular com seus cantos, ritmos, danças e brincadeiras.

 

 

Advertisement

As Caixeiras do Maranhão e as Congadas de Minas Gerais e São Paulo são as principais fontes de pesquisa e inspiração do grupo, não só no sentido musical, como também na missão de cantar e tocar para saudar as festas, as casas, as pessoas, os alimentos e os santos.

 

 

Advertisement

Rosário das Caixeiras

 

 

Advertisement

“Em outubro de 2017, após encontros de pesquisa sobre a congada, o grupo idealizou e realizou o I Rosário das Caixeiras, que trouxe para o Largo do Rosário, a homenagem à Nossa Senhora do Rosário e à memória das comunidades negras que outrora ocuparam este espaço para louvá-la com suas congadas, batuques, histórias e devoção, reverenciando o sagrado e as tradições ancestrais, passando a fazer parte de seu calendário tradicional de eventos”, conta Cristina Bueno, uma das integrantes.

 

 

Advertisement

O dia 12 de outubro, escolhido para a realização do Rosário, também celebra Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil: “muito homenageada por seus devotos com congadas e moçambiques, tornando-se assim um encontro repleto da força da devoção, de reafirmação da vida e da reexistência das tradições da cultura popular, sua sacralidade e extensão de paz”.

 

 

Advertisement

Serviço

 

II Rosário das Caixeiras das Nascentes

Advertisement

Quando: sexta, 12 de outubro, às 10h.

Onde: Largo do Rosário. Centro. Campinas.

Entrada gratuita.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare