Connect with us

Geral

Caism recebe R$ 2,5 milhões de emenda de Ana Perugini para combate ao câncer

Publicado

em

Depois de 17 anos, o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), administrado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), vai trocar seu equipamento de braquiterapia (radioterapia interna), que é fundamental no tratamento de pacientes com câncer de colo de útero. O dinheiro para a aquisição do novo aparelho – R$ 2.497.819 – foi repassado na última sexta (29) pelo Ministério da Saúde, proveniente de emenda parlamentar da deputada federal Ana Perugini.


O superintendente do Hospital da Mulher, Luis Otávio Zanatta Sarian, comemorou o repasse e agradeceu a parlamentar pela destinação do recurso. “Um hospital dedicado à saúde da mulher precisa dos melhores e mais modernos equipamentos. Sem emendas como a da deputada Ana Perugini, as pacientes do Caism não teriam acesso aos tratamentos capazes de curá-las do câncer do colo e mama”, afirmou o médico e professor da Unicamp, em nota encaminhada ao gabinete da deputada.


De acordo com Sarian, atualmente o atendimento no Caism é feito com um equipamento instalado em 2000. Embora ainda efetivo, o superintendente explica que o tratamento com o antigo aparelho tem se tornado cada vez mais lento, uma vez que a fonte de radiação está perdendo a potência, exigindo sessões mais longas e permitindo o atendimento de, no máximo, duas mulheres por dia.

Com a nova máquina, segundo ele, o número de pacientes atendidas será ampliado em quatro vezes, reduzindo a fila e o tempo de espera de mulheres que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de elevar a capacidade de atendimento, a modernização vai aumentar as chances de cura e melhorar a qualidade de vida das mulheres em tratamento.

“O Caism é um dos melhores centros dedicados à saúde da mulher do nosso país. É um hospital que combina competência, alta tecnologia e amor ao paciente, na missão diária de amparar famílias, amenizar sofrimentos e salvar vidas”, afirmou a deputada Ana Perugini, que já foi paciente do hospital. “É um privilégio poder dar essa contribuição ao Hospital da Mulher num momento em que tanto lutamos para melhorar o atendimento da rede pública no Brasil”, concluiu a coordenadora nacional da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos das Mulheres.


O CAISM


Fundado em 1986, o Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti – Caism é referência para mais de 60 municípios paulistas, na assistência à saúde da mulher e do recém-nascido. A unidade está inserida no complexo hospitalar da Unicamp, em Campinas, e funciona como porta de entrada para casos de média e alta complexidade encaminhados pelas unidades básicas de saúde. Atuando numa área que abrange aproximadamente cinco milhões de pessoas, o Caism realiza uma média de 82 mil consultas e oito mil internações todos os anos, todas elas para a população dependente do SUS.

CÂNCER DE COLO DE ÚTERO

O câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente provocada pelo Papilomavírus Humano (HPV). É o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal. É curável na maioria dos casos e pode ser descoberto no exame preventivo conhecido como Papanicolaou).

A melhor forma, porém, de evitá-lo é tomando a vacina contra o HPV. A vacinação na rede pública de saúde foi sugerida ao Governo de São Paulo, em 2007, pela então deputada estadual Ana Perugini. Na ocasião, Ana propôs que meninas e mulheres de 9 a 26 anos fossem imunizadas como forma de prevenir a doença.

Sete anos depois, a ideia foi aprovada pelo Ministério da Saúde e a dose incorporada ao calendário nacional de vacinação. Até então, apenas clínicas particulares ofereciam a vacina. Atualmente, está disponível nos postos de saúde de todo o Brasil para meninas de 9 a 15 anos e garotos de 11 a 15 anos.

 
LEGENDA | Ana Perugini durante cerimônia em comemoração aos 30 anos do Caism, em agosto do ano passado

Geral

Câmara aprova licença paternidade de 20 dias para os servidores

Publicado

em

Por

A Câmara Municipal aprovou, na noite desta quarta-feira, 27 de outubro, em última análise, o projeto de lei do Executivo que amplia de 5 para 20 dias a licença paternidade dos servidores municipais. O projeto agora segue para sanção do prefeito Dário Saadi. 

 

 

Para a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira, a ação marca mais uma comemoração para o Dia do Servidor. “Foi muito simbólico o projeto ter sido aprovado ontem, às vésperas do Dia do Servidor Público. Sem dúvidas é mais um presente que a cidade dá para seus profissionais”, disse. 

 

 

Ainda segundo a secretária, a ampliação da licença paternidade é um marco importante dentro da política de gestão de pessoas. “Quando o servidor pode estar em convivência e exercendo o seu papel familiar responsável e paternal, ele também tem mais condições de desenvolver seu trabalho de forma mais motivada”, explicou. 

 

 

Outro ponto destacado pela gestora é o cuidado com a criança na primeira infância, programa de destaque na Administração Municipal. “Dentro dessa concepção de estímulo ao desenvolvimento da primeira infância, a ampliação da licença paternidade dá aos homens condições de dividir com as mulheres a responsabilidade nos cuidados nos primeiros dias de vida do bebê, o que é muito importante para um desenvolvimento saudável”, disse. 

 

 

O coordenador do PIC (Plano Municipal pela Primeira Infância Campineira), Thiago Ferrari, avaliou como fundamental a iniciativa, já que está em consonância com o que prega o programa. “O PIC busca uma cidade amiga da criança e isso passa pela necessidade de que elas tenham uma infância saudável em todos os sentidos. É fundamental que a criança tenha acolhimento nos primeiros dias de vida e a presença dos pais contribui para a formação de vínculos e fortalecimento dos laços familiares, por isso, uma licença paternidade ampliada é fundamental”, disse. 

 

 

Dados

 

 

A Prefeitura conta, atualmente, com cerca de 15 mil servidores ativos. São 10,3 mil mulheres e 4,7 mil homens. 

 

 

Este ano, 44 servidores tiraram licença paternidade. Em 2020, foram 51 e 2019, 74.  

 

Continue Lendo

Geral

Feira Hippie tem programação especial para o Dia das Bruxas

Publicado

em

Por

A Feira Hippie do Centro de Convivência Cultural realiza o “Halloween no Centro de Convivência” nos dias 28, 29 e 30 de outubro. Os expositores vão celebrar a festa mais conhecida como Dia das Bruxas no Brasil, com artesanato, alimentação, atrações musicais, espaço kids e muitas gostosuras. A festa será das 16h às 22h, nos três dias. No domingo, dia 31, a feira será das 9h às 14h.

 

Atrações

 

Durante o Halloween, haverá shows musicais.

 

Dia 28/10

 

– 18h – Thiago Bonito – rock nacional e internacional

 

–  20h – Caio Lobo – voz, violão e percussão no pé

 

 

Dia 29/10

 

– 20h – Téco Sead – MPB, música regional e samba raiz

 

 

Dia 30/10

 

– 18h – Revanche Imediata – rock nacional e internacional

 

– 20h – Carlos Kbelo – MPB, reggae, forró, samba e pop

 

 

 

Continue Lendo

Geral

Concerto com musical da Broadway está disponível na internet

Publicado

em

Por

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas disponibiliza a partir desta quinta-feira, 28 de outubro, no canal Youtube Cultura Abraça Campinas, o musical sinfônico com os famosos números musicais da Broadway. O link para rever o concerto, desta vez pela internet, é o https://www.youtube.com/watch?v=dgoGaKeE61o .

 

 

O musical traz peças de “O Fantasma da Ópera”, “Os Miseráveis”, “A Bela e a Fera”, “Evita”, “Frozen”, “Alladin”, e outros sucessos como Under The Sea, música do caranguejo Sebastian do filme A Pequena Sereia. São dez números de musicais famosos e conhecidos pelo público.

 

 

A apresentação do musical foi ao vivo, no dia 16 de outubro, no Teatro Castro Mendes. O maestro convidado para reger esse concerto foi Eduardo Pereira. Também participam os solistas Itauana Ciribelli, Raquel Paulin, Leandro Cavalcante e Gilberto Chaves.

 

 

Ficha técnica

 

 

Concerto Musicais OSMC 16.10.2021

 

 

Maestro convidado: Eduardo Pereira

 

Solistas: Itauana Ciribelli

 

Raquel Paulin

 

Leandro Cavalcante

 

Gilberto Chaves

 

 

Músicas

 

1. THE PHANTOM OF THE OPERA MEDLEY – Overture, The Phantom of the Opera, All I Ask Of You

 

2. STARS “Les Miserables”

 

3. I DREAMED A DREAM “Les Miserables”

 

4. A WHOLE NEW WORLD “Alladin”

 

5. HOME “Beauty and the Beast”

 

6. LET IT GO “Frozen”

 

7. UNDER THE SEA “The Little Mermaid”

 

8. WEST SIDE STORY MEDLEY Cha-Cha / Meeting Scene / Maria / Tonight

 

9. DON’T CRY FOR ME ARGENTINA “Evita”

 

10. DEFYING GRAVITY “Wicked” 

Continue Lendo

Populares