Connect with us

Geral

Bosque dos Jequitibás colabora em pesquisa sobre doenças em animais

imagem 232

O Bosque dos Jequitibás disponibilizou a coleta de material biológico de mamíferos e aves para uma pesquisa que busca identificar e estudar agentes infecciosos, como vírus, que possam causar doenças em animais silvestres, com potencial de transmissão para humanos.

O trabalho está sendo feito em parceria com o Instituto de Biologia da Unicamp, que coletou as amostras nesta terça-feira, 26 de outubro, no Setor Veterinário do parque.

O veterinário do Bosque dos Jequitibás, Douglas Presotto, conta que a colaboração com a Unicamp começou em setembro. “Hoje foram colhidas amostras de um gambá, um sagui, dois urubus, um gavião quiri-quiri, um falcão e um quero-quero. Em outras ocasiões, foram coletadas também amostras de fezes e urina de uma colônia de morcegos”, contou. A retirada do material foi feita com o uso de um um cotonete estéril, em animais que estão em tratamento no Setor Veterinário.

Advertisement

As amostras foram levadas pela equipe da professora do Instituto de Biologia da Unicamp, Clarice Weis Arns, para análise no Laboratório de Virologia do Instituto de Biologia. O projeto de pesquisa que utilizará o material biológico dos animais é intitulado “Vigilância Epidemiológica de Coronavírus e outros Patógenos Emergentes em Quirópteros, Aves e outros Reservatórios Silvestres no contexto de One Health”.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare