Connect with us

Indaiatuba

Bosque do Saber desenvolve projeto para incentivar a alimentação saudável

Publicado

em

Foto: Divulgação

A Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber trabalha com os alunos de 5 anos, que frequentam a etapa II da Educação Infantil o projeto “Semeando” que visa incentivar a experimentação de novos sabores e despertar hábitos alimentares mais saudáveis nas crianças.

O projeto é dividido em vários momentos, os quais trabalham os objetivos referentes às Orientações Curriculares da Secretaria de Educação para Etapa II, abordando em cada momento um determinado assunto, porém com foco especial na alimentação. Todo processo foi realizado pelas professoras Cecília, Marcela, Dora, Angela e pela coordenadora pedagógica Márcia.

No primeiro momento os alunos são recebidos e levados à sala Cineco, onde assistem um desenho educativo e ao mesmo tempo lúdico sobre como nascem as plantas. Dúvidas são levantadas como: das sementes, do caroço, de outra planta? Será que tudo tem semente? Será que banana tem semente? E abacaxi? A partir desses questionamentos, surgem outras questões e as professoras vão apresentando aos pequenos muitas fotos de outras frutas, legumes e vegetais e como eles nascem. Depois passam pela sementeira, onde há uma coleção de tipos variados de sementes.

Depois os alunos são levados à outra sala e participam de uma brincadeira com um painel onde devem colocar as fotos dos alimentos separando em “saudáveis” e “não saudáveis”, momento em que os professores exploram bastante o conhecimento deles sobre o assunto e aproveitam para incentivar a experimentação de alimentos colhidos na horta e pomar do Bosque do Saber. Além disso os alunos são incentivados a comerem o lanche preparado com pão integral, atum, alface, cenoura e queijo e depois uma fruta de sobremesa.

No terceiro momento, após o lanche, os alunos são levados a um passeio pela trilha do Bosque, onde o assunto sementes e plantas continua a ser explorado. “Temos uma pausa para explicar sobre o preparo da terra e como fazer a compostagem, falamos da importância de usar uma terra com adubo orgânico, sem agrotóxicos para o crescimento e desenvolvimento da planta e saúde das pessoas”, explica a coordenadora Márcia.

Seguindo pela trilha, os alunos observam várias árvores e passam pelo pomar orgânico e chegam até a horta onde recebem explicações sobre as fases de crescimento da alface e participam do processo de semeadura, observando depois os canteiros e as plantas adultas prontas para colheita. Quando as alfaces estão no ponto de colheita, as crianças ajudam a retirar do canteiro e cada uma leva um pé de alface para casa. “O projeto está tendo uma ótima aceitação e já começamos a colher os resultados. Recebemos recentemente a postagem de uma mãe de um dos alunos que passou pelo projeto aqui no Bosque do Saber e que passou a comer verduras após esse processo”, conclui Márcia.

Bosque do Saber

A Escola Ambiental Bosque do Saber trabalha atualmente com as crianças da Rede Municipal de Educação em quatro projetos: A trilha no bosque – leva as crianças do segundo ano do ensino fundamental, pela trilha para falar sobre a água. Ecoarte – oficinas com reflexão sobre o exagero do consumismo e o acúmulo de lixo para despertar a consciência ecológica. Atende alunos dos 1ºs e 2ºs anos do ensino fundamental. Caminho do lixo – de forma lúdica ensina sobre o lixo e seus destinos. Uma das tarefas é produzir papel reciclado. Mãozinhas na terra – as crianças da Educação Infantil Etapa II são estimuladas na descoberta de diferentes formas do nascimento das plantas.

O Bosque do Saber foi inaugurado em 2004 e até hoje é destaque no estudo multidisciplinar do meio ambiente. São atendidos alunos da Rede Municipal em uma área verde de 11 mil metros quadrados com viveiro de mudas, orquidário, jardim das borboletas, pomar orgânico, estufa, área de piquenique, playground, trilha pela mata nativa, um belo lago, jardim dos beija-flores e horta orgânica. O local fica aberto aos finais de semana para visitas da comunidade das 8h às 17h sem precisar de agendamento.

Indaiatuba

NOTA 268 / COVID-19 / quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba informa hoje, 14 de janeiro, que houve o registro de mais 97 casos positivos para Covid-19. Nesta data foram registradas 211 notificações suspeitas (entre hospitais, laboratórios particulares e unidades de saúde), mais 152 descartados. Não ocorreu óbito nas últimas 24 horas.

Desde o início da pandemia, 12.326 pessoas contraíram a doença no município. Desses, 11.969 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar; 312 evoluíram a óbito e 1.653 casos suspeitos aguardam resultados.

Na data de hoje há 67 internados, dos quais 45 estão confirmados para Covid-19. Do total, 38 estão em leitos clínicos e 29 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa de ocupação dos leitos é a seguinte:

Leitos Clínicos

Haoc: 63%

Santa Ignês: 53%

UTI

Haoc: 46%

Santa Ignês: 100%

*Externa: 69%

MINHA SAÚDE

Ao apresentar sintomas, o cidadão pode realizar o seu atendimento online, pelo MINHA SAÚDE COVID-19. O paciente responde questionário prévio e com a suspeita, encaminhado para médico de plantão, que realiza o atendimento por vídeo, sem sair da plataforma digital e encaminha para exame em uma Unidade de Saúde.

O link do serviço está no site da Prefeitura www.indaiatuba.sp.gov.br. Para outras dúvidas basta chamar no WhatsApp da Saúde (19) 9 9779-3856.

CUIDADOS

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de se manter os cuidados diariamente. Ao sair de casa use máscara e álcool em gel. Mantenha distanciamento social e evite aglomerações.

*Leitos externos contratados pelo município para atendimento SUS.

Continue Lendo

Indaiatuba

NOTA 267 / COVID-19 / quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba informa hoje, 13 de janeiro, a Prefeitura informa que houve o registro de mais quatro óbitos 75 casos positivos para Covid-19. Nesta data foram registradas 512 notificações suspeitas (entre hospitais, laboratórios particulares e unidades de saúde), mais 82 casos positivos da doença e 232 descartados. Acompanhe as informações sobre as mortes.

Haoc – masculino, 93 anos, internado desde 01/01, faleceu dia 12/01 – antecedentes de hipertensão e doença renal crônica entre outras;

Haoc – masculino, 52 anos, internado desde o dia 28 de dezembro, faleceu dia 12/01, sem comorbidades;

Samaritano Campinas – masculino, 84 anos, internado desde o dia 07/01; faleceu no dia 12/01, antecedentes de hipertensão;

Hospital Santa Ignês – feminino, 88 anos, internada desde o dia 06/01; faleceu no dia 12/01, antecedentes de câncer de mama.

A administração municipal lamenta os óbitos e presta condolências aos familiares e amigos

Desde o início da pandemia, 12.229 pessoas contraíram a doença no município. Desses, 11.875 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar; 312 evoluíram a óbito e 1.691 casos suspeitos aguardam resultados.

Na data de hoje há 69 internados, dos quais 43 estão confirmados para Covid-19. Do total, 43 estão em leitos clínicos e 26 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa de ocupação dos leitos é a seguinte:

Leitos Clínicos

Haoc: 69%

Santa Ignês: 73%

UTI

Haoc: 50%

Santa Ignês: 71%

*Externa: 56%

MINHA SAÚDE

Ao apresentar sintomas, o cidadão pode realizar o seu atendimento online, pelo MINHA SAÚDE COVID-19. O paciente responde questionário prévio e com a suspeita, encaminhado para médico de plantão, que realiza o atendimento por vídeo, sem sair da plataforma digital e encaminha para exame em uma Unidade de Saúde.

O link do serviço está no site da Prefeitura www.indaiatuba.sp.gov.br. Para outras dúvidas basta chamar no WhatsApp da Saúde (19) 9 9779-3856.

CUIDADOS

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de se manter os cuidados diariamente. Ao sair de casa use máscara e álcool em gel. Mantenha distanciamento social e evite aglomerações.

*Leitos externos contratados pelo município para atendimento SUS.

Continue Lendo

Indaiatuba

Jovens que completam 18 anos em 2021 devem se alistar até 30 de junho

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

A Junta Militar de Indaiatuba informa que em 2021 o alistamento para jovens nascido em 2003, independente do mês, deve ser realizado online através do site www.alistamento.eb.mil.br. O prazo para preenchimento do cadastro segue até 30 de junho. Pede-se atenção para informar um telefone e e-mail válido, pois a dispensa ou convocação será informada por estes canais de comunicação. Caso o inscrito não receba o resultado até 20 de julho, o mesmo deve comparecer à Junta Militar.

Alguns casos específicos o alistamento deve ser de forma presencial na Junta Militar. São eles: arrimo de família (ser casado ou ter filhos); certificado de dispensa do Serviço militar (Testemunha de Jeová); fora do prazo (nascidos até 2002); e incapaz (problemas de saúde comprovado por laudo médico).

Para dúvidas ou mais informações o horário de atendimento da Junta Militar é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3816-6961 ou pelo endereço eletrônico gabinete.jsm@indaiatuba.sp.gov.br.

Mais informações podem ser obtidas na Junta Militar, que está funcionando no Ponto Cidadão, na avenida Presidente Vargas (antiga Rodoviária), de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, ou pelo telefone: 3816 9267.

Continue Lendo









<





Populares