Connect with us

Geral

Bolsistas do Juventude Conectada participam de formação sobre fake news

imagem 62

A Prefeitura de Campinas, por meio da Coordenadoria da Juventude, realizou uma formação sobre fake news com os bolsistas do Programa Juventude Conectada. O evento aconteceu na sede do Centro de Referência da Juventude (CRJ), nos dias 8 e 9 de novembro, com a jornalista Barbara Camilotti. O objetivo foi passar um manual de identificação e combate às notícias falsas. Cerca de 100 alunos participaram e teve duração total de 8h.

 

 

Advertisement

 

Durante a palestra os jovens aprenderam sobre as características da notícia e da apuração, o uso de fontes oficiais e receberam exemplos de fake news e de sites de checagem de fatos.

 

Advertisement

 

 

Segundo o Felipe Gonçalves, coordenador de Políticas Públicas para a Juventude da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, a importância desta ação é pelo jovem estar muito conectado com o mundo virtual. “Esse jovem tem que estar preparado para saber diferenciar uma notícia de uma fake news e combater a propagação de mentiras que podem ser prejudiciais a sociedade como um todo”, conclui.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

A jornalista Barbara Camilotti explicou como funciona a profissão de jornalista para os bolsistas e pretende continuar com a  parceria com a Coordenadoria. “Foi uma experiência muito rica, tanto para mim quanto para os jovens. O Juventude Conectada é a linha de frente ao entrar em contato com a população, então eles têm uma responsabilidade maior”, explica.

 

Advertisement

 

 

O bolsista do Programa Juventude Conectada Mykael Marciano Martins, de 19 anos, achou bastante esclarecedora a palestra. “Muito legal a atitude da Prefeitura em ensinar este conteúdo para nós, como bolsistas podemos repassar para todos as informações aqui recebidas”, disse.

Advertisement

 

 

Sobre o Juventude Conectada

Advertisement

 

 

Criado pela Lei Municipal nº 14.853 de julho de 2014, o Juventude Conectada – Cultura Digital possui uma rede de 27 telecentros, que oferecem acesso gratuito a tecnologias de informação e comunicação com objetivo de atender às comunidades das regiões de maior vulnerabilidade social. Os telecentros estão espalhados por Campinas e proporcionam atividades pedagógicas orientadas à capacitação em informática básica, vídeo, fotografia e outras ferramentas de cultura digital. 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Jovens de 15 a 29 anos recebem bolsa da Prefeitura de Campinas para o Programa Juventude Conectada. A bolsa é de R$ 517,40 (152,60 unidades fiscais de Campinas – UFICs (3,3906) por 20 horas semanais (quatro horas diárias), divididas entre formação e atividades nos telecentros. Os bolsistas também recebem vale-transporte. O prazo da bolsa é de 12 meses, prorrogável pelo mesmo período. 

 

Os bolsistas participam de oficinas em cultura digital, preparação para o atendimento e gestão dos telecentros, incentivo ao estudo e formação para o mercado de trabalho.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare