Connect with us

Geral

Bolsista do Juventude realiza ações de prevenção de DST/Aids

Publicado

em

O projeto “Jovens Mobilizadores/as pelos Direitos Sexuais e Reprodutivos”, realizado pela ONG Reprolatina com a Fundação Feac, e parceria da Coordenadoria de Políticas para Juventude da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania, já está trazendo resultados por meio dos bolsistas do programa Juventude Conectada. No último mês, entre os dias 25 e 30 de novembro, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Campos Elíseos recebeu ações do programa, por meio do bolsista do Juventude, Nathan Igor Lino, de 23 anos.

 

 

 

 

Publicidade

O projeto “Jovens Mobilizadores/as pelos Direitos Sexuais e Reprodutivos” tem como objetivo geral capacitar 72 jovens de três escolas estaduais de Campinas para atuarem como jovens mobilizadores em ações de informação, educação e mobilização em temas de saúde sexual e reprodutiva. Somente no Centro de Referência da Juventude (CRJ) da Vila União já foram capacitados 17 jovens, sendo quatro do Juventude Conectada e os demais de outras entidades e coletivos.

 

 

 

 

Publicidade

Segundo o jovem Nathan Igor, que participou da capacitação, os jovens debateram temas como DST/HIV-Aids, gênero e metas e objetivos do milênio, estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). No final dessa capacitação, os jovens tinham que planejar as atividades que gostariam de fazer. “Uma dessas iniciativas foi uma ação no Club 88, em que montamos um estande com distribuição de preservativos e materiais informativos. Também realizamos essa ação para os usuários do CRAS Campos Elísios, oferecendo informações para as pessoas que aguardavam atendimento e para funcionários do serviço”.

 

 

 

 

Publicidade

Segundo o bolsista, a ação contou com uma mesa informativa em que foram trazidas informações sobre métodos de prevenção e informações sobre formas de contágio do HIV/Aids, além de apresentação para os participantes dos preservativos femininos e masculinos. “É importante a participação do jovem em ações como essa, porque é nesta faixa etária que está a maior incidência de HIV/Aids. E nós como multiplicadores conseguimos conversar melhor com os outros jovens sobre a importância deste tema”, afirmou Nathan. As ações foram realizadas em parceria com o coordenador local Rodrigo Correia, com a consultora Elaine Prandi (ambos da Reprolatina) e Lia Mussi, da organização Terra das Andorinhas, que faz testes rápidos de DST/Aids.

 

 

 

 

Publicidade

De acordo com o coordenador de Políticas para a Juventude, Felipe Gonçalves, responsável pelo programa Juventude Conectada, foi um grande avanço poder receber a capacitação do projeto no CRJ. Segundo ele, novas ações estão previstas dentro do projeto para o próximo ano entre nossos bolsistas e foi importante para o espaço e para a Coordenadoria da Juventude receber esse projeto. “Os dados relacionados a DST/HIV-Aids mostram que sua incidência tem aumentado entre a juventude e é fundamental que eles próprios sejam protagonistas das discussões sobre prevenção. Do Juventude Conectada participaram quatro jovens que também podem levar agora essa discussão para dentro do programa, multiplicando conhecimento. Como exemplo disso, a ação realizada pelo Nathan, no CRAS e no Club 88 foi fundamental já que é um jovem dialogando com outros jovens em um espaço de lazer”.

 

 

 

 

Publicidade

Mobilização jovem

 

 

 

 

Publicidade

Iniciado em junho deste ano, a previsão é que o projeto siga até fevereiro de 2018, com estabelecimento das parcerias em cada região, com redes e movimentos juvenis, capacitação dos jovens mobilizadores e elaboração de um caderno de atividades para auxiliar no trabalho dos mobilizadores. O escopo do programa inclui encontros mensais para acompanhar os participantes.

 

 

 

 

Publicidade

A iniciativa é realizada nas regiões Norte, Sudoeste e Leste de Campinas segundo a divisão da Política de Assistência Social do município. O intuito é contribuir na diminuição de vulnerabilidades dos jovens, com atenção especial para assuntos como gravidez não planejada, DST/HIV-Aids, violência e bullying, na faixa etária entre 15 e 29 anos. Uma escola estadual, uma Organização da Sociedade Civil (OSC), parceira da Feac, e uma unidade de saúde são parceiras no projeto em cada região e promovem a defesa dos direitos sexuais e reprodutivos e das políticas públicas de juventudes na área de saúde e da educação integral em sexualidade.

 

 

 

 

Publicidade

Mais informações podem ser obtidas pelo site da Reprolatina (http://www.reprolatina.org.br) ou pelo telefone (19) 3289-1735.

 

 

 

 

Publicidade

 

Geral

Inscrições para Corridas dos Distritos de Campinas já estão abertas

Publicado

em

Por

A sexta edição do projeto Circuito de Corridas dos Distritos de Campinas vai começar. Serão seis fases no total, com modalidades de corrida e caminhada e percurso de 6km. Quem tiver a partir de 16 anos, já pode se inscrever no https://inscrevafacil.com/ ou ticketsports.com.br. A primeira etapa será no domingo, dia 19 de junho, no distrito de Joaquim Egídio, com largada na rua Raimundo de Oliveira, s/nº, às 7h30. As inscrições vão até o dia 10 de junho ou ao atingir o limite de mil atletas inscritos. O valor para o primeiro lote é de R$ 69 mais a taxa do site. 

As próximas etapas serão sediadas respectivamente nos distritos do Campo Grande, Vila Padre Anchieta, Barão Geraldo e Ouro Verde, com encerramento no Centro da cidade. A realização do evento é da Secretaria de Esportes e Lazer em parceria com a Paulo Rosa Produções e atende os mesmos critérios técnicos das mais tradicionais competições de pedestrianismo (modalidade de exercício caracterizado por grandes marchas a pé) do país.

 

Cada etapa terá no máximo mil atletas inscritos, conforme definição da organização. Os valores de inscrições podem ter alterações de acordo com a etapa ou por mudança do lote. O combo, que permite participar das seis provas, pode ser adquirido com desconto por R$ 360,00 mais a taxa do site. Para quem faz parte de grupo ou equipe, haverá descontos proporcionais ao número de integrantes. Os grupos poderão realizar suas inscrições pelo e-mail distritoscampinas2022@gmail.com e terão isenção da taxa do site. As datas de inscrições das próximas fases serão divulgadas em breve.

 

Publicidade

Os inscritos terão direito a um kit atleta com camiseta alusiva à etapa (no período de inverno com camisetas de manga longa) do Circuito, chip de cronometragem, número de peito, e logo depois da prova, a medalha de participação. A entrega do kit será feita sempre na véspera de cada etapa e o atleta precisa apresentar documento com foto do inscrito, como também o protocolo de retirada do kit impresso ou digital.

 

Premiação

 

Os vencedores de cada etapa receberão troféus. Além disso, os cinco primeiros homens e as cinco primeiras mulheres bem como os três primeiros  colocados de cada faixa etária serão premiados com medalhas especiais. Outra novidade é a premiação TOP 36 Km, destinada a atletas que participarem de todas as etapas e de acordo com a pontuação descrita no regulamento.

Publicidade

 

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Fernando Vanin, afirma que o Circuito de Corridas dos Distritos de Campinas proporciona a prática de uma das modalidades mais democráticas do mundo esportivo, nas mais diferentes regiões do município. Ele ressalta a importância do evento que estimula a participação de todos, com integração da comunidade: “As provas são uma ótima oportunidade para que a população participe do projeto. Mais do que nunca, a atividade física é prioridade atualmente”, explica o secretário.

 

Em todas as etapas, os atletas receberão hidratação durante o percurso e na chegada. Uma equipe médica estará à disposição para quaisquer emergências. 

 

Publicidade

Etapas do 6º Circuito de Corridas dos Distritos de Campinas

 

Joaquim Egídio – 19 de junho de 2022

 

Campo Grande – 17 de julho de 2022

Publicidade

 

Vila Padre Anchieta – 14 de agosto de 2022

 

Barão Geraldo – 4 de setembro de 2022

 

Publicidade

Ouro Verde – 2 de novembro de 2022

 

Centro – 18 de dezembro de 2022

Continue Lendo

Geral

Itinerários das linhas 348 e 408 serão alterados no Jardim dos Oliveiras

Publicado

em

Por

A partir da próxima segunda-feira, 23 de maio, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realiza alterações nos itinerários das linhas 348 (Vila Marieta / Cidade Judiciária) e 408 (Parque Jambeiro), na região do Jardim dos Oliveiras. As duas linhas retomam o atendimento à Rua Paulo Virgínio e deixam de circular na Rua Ibrahim Nobre.  
A alteração no itinerário da linha 348 ocorre no sentido Vila Marieta; já a linha 408 terá alterações no sentido Parque Jambeiro. Ambas seguem da Rua Dr. Philemon de Cuvillon para a Rua Paulo Virgínio e Avenida Jorge Tibiriçá, retomando o itinerário habitual.  
Neste trajeto, a 348 passa a atender a dois novos pontos, nas vias Paulo Virgínio e Jorge Tibiriçá; e a 408 a uma nova parada na Rua Paulo Virgínio.
Confira, no mapa, o novo trajeto e pontos de parada. 
Reforço no transporte público e retorno de operação  
Como forma de reforçar a operação do transporte público coletivo nos dias úteis, a partir de segunda-feira, 23 de maio, a Emdec disponibilizará frota reserva em quatro terminais urbanos, nos horários de pico da manhã e da tarde.   
Serão disponibilizados três veículos no Terminal Satélite Íris e dois no Terminal Padre Anchieta, das 6h às 9h. Nesse período, também haverá um veículo reserva disponível no ponto final da linha 252 (Parque São Jorge). 
Já no pico da tarde, entre 16h e 19h, estarão disponíveis três ônibus reserva no Terminal Central e outros três no Terminal Mercado. Os veículos entram em operação conforme a necessidade, de acordo com a demanda de passageiros.  
A partir do próximo dia 22 de maio, as linhas 265 (Padre Anchieta) e 432 (Saltinho) voltam a operar aos domingos. Para adequar a demanda de passageiros à oferta, a Emdec também promoveu aumento de frota na linha 239 (Terminal Ouro Verde), que, desde o dia 18 de maio, opera com mais um veículo em dias úteis.  
Informações aos usuários 
Os usuários do transporte público coletivo podem consultar horários e itinerários das linhas pelo aplicativo “Cittamobi”, disponível para sistemas operacionais Android e iOS. Ele também informa, em tempo real, a estimativa de chegada do ônibus no ponto.
Para esclarecer dúvidas sobre trânsito e transporte, acesse os canais do Fale Conosco Emdec, pelo telefone 118, site (portal.emdec.com.br/faleconosco); ou baixe o aplicativo “Emdec”, disponível para download no Google Play e App Store.     

Continue Lendo

Geral

Instituto Arnea leva espetáculo ReciclARTE ao Teatro Castro Mendes

Publicado

em

Por

O Ponto de Cultura Instituto Arnea, em comemoração aos 12 anos de atuação, vai realizar uma apresentação gratuita ao público, no dia 5 de junho, com sessões às 16h e 19h, no Teatro Municipal Castro Mendes. Será o espetáculo ReciclARTE, que traz a diversidade artística, com a inserção de artes circenses, teatro, jazz, hip-hop e ballet clássico.
O Instituto realiza ações culturais e sociais voltadas principalmente a bairros da periferia de Campinas e foi aprovado no edital Proac Lei Aldir Blanc do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
O espetáculo será apresentado no Dia Mundial do Meio Ambiente e traz como protagonista “O catador de recicláveis” representado pelo ator e bailarino Murilo Augusto, instigando o público a refletir sobre seus atos, colocando em evidência esse cidadão que passa despercebido, beirando a invisibilidade diante da sociedade. Mais informações: www.institutoarnea.org.br
Serviço:
Ponto de Cultura Instituto Arnea
Espetáculo ReciclARTE
Dia e hora: 5 de junho com sessões às 16h e 19h
Entrada Franca
Onde: Teatro Municipal Castro Mendes
Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial, Campinas
Obs. Retirada dos ingressos será no CEU-Vila Esperança (Rua Demerval da S. Pereira s/n – Loteamento Vila Esperança) e os ingressos remanescentes, duas horas antes do início de cada sessão.
Ficha técnica:
Coordenação e Direção Geral: Ney Hamilton de Oliveira
Direção e Produção Artística: Ana Carolina Braga, Júlia Martins, Maria Fernanda Frazão, Sarah Elisa
Bailarinas convidadas: Amanda Chavier, Ana Julia Zambianco, Catharina Glória, Flávia Alvarenga, Gabrielle Januario, Jessica Schezar, Lysandra Pedroso, Miriã Prado, Val Nascimento.
Ator e bailarino: Morilu Augusto
Produtor: Reginaldo Menegazzo / Produção Cultural
Assessoria cultural e contábil: Reginaldo Menegazzo / Produção Cultural
Cenografia Digital: Alan Martins
Figurino: Nelci J. Ateliê
Responsável técnico: Dickson Resstel
Fotógrafo: Giancarlo Giannelli
Filmagem: Leonardo Fanelli
Designer: Sérgio Sporkens Jr.

Continue Lendo

Populares