Connect with us

Geral

Blitz educativa para motociclistas acontece nesta sexta-feira, 12/11

imagem 92

Os motociclistas de Campinas serão conscientizados em mais uma blitz educativa da Campanha 3Rs (Respeite, Repense, Reduza), nesta sexta-feira, dia 12 de novembro, a partir das 14h30. Desta vez, a ação acontecerá na Avenida Theodureto de Almeida Camargo, na altura do número 1.500, próximo ao Instituto Agronômico (IAC). 

 

Além das equipes da Emdec, as abordagens terão o apoio da Guarda Municipal (GM), Corpo de Bombeiros, Liga do Trauma da Unicamp e concessionária Rota das Bandeiras. A equipe operacional da Emdec fará a canalização nos dois sentidos da via, com o apoio da GM, para estimular a participação dos motociclistas que passarem pelo local. 

Advertisement

 

Os participantes receberão folhetos informativos, desenvolvidos pela área de Educação para a Mobilidade da Emdec, e serão orientados sobre comportamentos seguros no trânsito, com o suporte da GM e do Corpo de Bombeiros. Já a Liga do Trauma da Unicamp explicará aos presentes como são realizados os primeiros socorros em casos de acidentes e a concessionária Rota das Bandeiras fará a entrega de brindes. 

 

Advertisement

Esta será a segunda blitz educativa da campanha, que foi lançada no dia 4 de novembro. A primeira ação aconteceu no dia 5, na Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul), na antiga Administração Regional 2. Na ocasião, 350 motociclistas foram mobilizados e informados sobre a prevenção de acidentes. 

 

De caráter intersetorial, a campanha é coordenada pelas secretarias de Transportes (Setransp), Saúde e Segurança Pública, pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), além de organizações e parceiros privados. A iniciativa visa conscientizar e sensibilizar motociclistas para a prevenção de acidentes envolvendo este segmento. 

Advertisement

 

 

Campanha 3Rs 

Advertisement

 

Lançada no dia 4 de novembro, a Campanha 3Rs convida a sociedade a respeitar as regras de trânsito, repensar comportamentos adotados nas vias e reduzir a velocidade. O alto índice de acidentes envolvendo motociclistas, registrados em 2021, ligou o alerta. Os motociclistas representaram 48% dos acidentes fatais, registrados entre os meses de janeiro e agosto. Foram 45 vidas de motociclistas perdidas, sendo 22 acidentes registrados nas vias urbanas e 23 nas rodovias. 

 

Advertisement

 

Diversas peças de comunicação serão levadas às ruas e a canais digitais para disseminar as mensagens da campanha e preservar vidas no trânsito. Outra importante iniciativa será a implantação de área de acomodação para motos em 10 cruzamentos que registram alto índice de acidentes. Faixas de retenção serão sinalizadas para que os motociclistas se posicionem à frente dos demais veículos nos semáforos. A fase atual é de vistoria técnica dos locais para implantação a partir de dezembro. 

 

Advertisement

 

Para saber mais, acesse o hotsite da campanha (www.emdec.com.br/Campanha3Rs), que descreve toda a proposta e disponibiliza as peças educativas para download.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare