Connect with us

Geral

Biodiversidade: Campinas sedia evento preparatório para conferência

imagem 23

Campinas sedia nesta quarta-feira, 5 de fevereiro, parte das visitas de campo que integram a programação do evento “BIO2020: Perspectivas Brasileiras para o Marco Pós-2020 de Biodiversidade”. No roteiro das visitas estão o Sítio Santa Luzia, onde ocorrem iniciativas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA Água) e Saneamento Rural Sustentável; Parque Linear de São Domingos; e a ARIE Mata de Santa Genebra (tarde). O Parque Ecológico Linear de Indaiatuba também faz parte da rota.

 

Essas regiões são consideradas estratégicas para a implantação da Linha de Conectividade, definida por Campinas, e também para a viabilidade do estabelecimento da Área de Conectividade da Região Metropolitana de Campinas, proposta pelos 20 municípios da RMC, no âmbito dos Programas Reconecta RMC e Interact-Bio. As visitas de campo tiveram por objetivo expor as potencialidades e os desafios para a instalação dessas estruturas.

Advertisement

 

 

Conferência

Advertisement

 

 

O “BIO2020: Perspectivas Brasileiras para o Marco Pós-2020 de Biodiversidade”, realizada de 4 a 6 de fevereiro, é uma iniciativa da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) estadual, em parceria com as redes ICLEI América do Sul, Regions4 e a Iniciativa “Post 2020 Biodiversity Framework – EU Support” (apoio da União Europeia). 

Advertisement

 

Entre os temas que estão sendo discutidos na conferência estão restauração de ecossistemas e recuperação de vegetação nativa; uso e conectividade do solo; produção e consumo sustentáveis e favoráveis à vida selvagem; economia circular e soluções baseadas na natureza, além de educação e consciência ambiental.

 

Advertisement

A conferência é uma preparação para a próxima COP15 da Convenção de Diversidade Biológica (CDB), prevista para acontecer em outubro, em Kunming, na China. Em função disso, será elaborada a Carta de São Paulo com o compilado das discussões, que será levada à conferência.

 

Todas as esferas de governo, com destaque para estados e municípios, representantes do setor público, privado e acadêmico, além de segmentos da sociedade civil, como juventudes, povos tradicionais, regiões metropolitanas e reservas da biosfera estão participado dos debates.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare