No Dia Nacional dos Aposentados, celebrado em 24 de janeiro, alguns direitos, como o bilhete único em Campinas, podem contribuir para que aqueles que alcançaram esta fase aproveitem ao máximo as atividades disponíveis pela cidade.
Entre eles, estão o acesso dos idosos às vagas exclusivas de estacionamento e ao Bilhete Único Idoso.
Rosa Aparecida Vedovatto, aposentada de 75 anos da Vila Itália, destaca o uso do Bilhete Único Idoso há uma década. Utilizando as linhas convencionais e, recentemente, o BRT pela Estação Alberto Sarmento, ela compartilha a praticidade e rapidez do transporte para seus passeios ao Centro e idas ao supermercado. Rosa incentiva outros idosos a utilizarem o BRT, destacando sua simplicidade.
Elaine Acorsi, coordenadora da área de Atendimento e Expediente da Emdec, ressalta a facilidade de retirada do Bilhete Único Idoso e da credencial de vaga exclusiva. A solicitação pode ser feita online, proporcionando aos idosos mais liberdade e comodidade para circular pela cidade, incentivando uma vida ativa e a socialização.
Como solicitar o bilhete único em Campinas
A credencial para vagas exclusivas pode ser solicitada pela internet desde 2019, por meio deste LINK e a renovação é necessária a cada cinco anos. Já o Bilhete Único Idoso, opcional para quem tem mais de 65 anos, é gratuito na primeira emissão e facilita o acesso aos ônibus, contribuindo para um melhor planejamento da mobilidade urbana.
O cadastro pode ser realizado pelo aplicativo Transurc Serviços ou presencialmente na sede da Transurc.