Ícone do site RMC Urgente

BIKEPOL

Oc2B04 3
Foram doadas pela iniciativa privada 75 (setenta e cinco) bicicletas elétricas do modelo IMPULSE E-URBAN. Até o momento, fabricadas pela nacional SENSE Bike Indústria de Bicicletas da Amazônia Ltda, de um total de 100 (cem), que serão entregues até outubro de 2019, juntamente com os equipamentos de proteção individual (luvas e capacetes).
Inicialmente, serão empregadas 36 (trinta e seis) bicicletas elétricas no CPA/M-1 (Zona Central), 10 (dez) no CPA/M-2 (Zona Sul), 9 (nove) no CPA/M-3 (Zona Norte), 14 (quatorze) no CPA/M-5 (Zona Oeste) e 6 (seis) no CPA/M-11 (Zona Leste), mais especificamente nas regiões da Av. Paulista, Av. São Judas, Av. Jabaquara, Av. do Cursino, Av. Eng. Luis Carlos Berrine, Av. Roberto Marinho, Av. dos Bandeirantes, Av. Guarapiranga, Av. Jaçanã, Av. Brigadeiro Faria Lima, Parque Villa Lobos, Av. Antônio Estevão de Carvalho e Av. Dr. Bernardino Brito Fonseca de Carvalho.
A adaptação ao uso das bicicletas elétricas ocorreu nos dias 4 e 5 de julho, com a participação de 82 policiais militares no Centro de Motomecanização da PMESP (CMM), ministrada por instrutores da Escola de Educação Física da Polícia Militar (EEF). A maioria destes policiais militares participantes já possui o Estágio de Especialização Policial (EEP) – Policiamento com bicicletas, com duas semanas de duração.
O emprego da bicicleta elétrica aumenta a capacidade preventiva e a possibilidade de repressão imediata, quando necessária, principalmente nos logradouros de elevada concentração de pessoas. Permite o atendimento mais rápido e próximo à população, estreitando o relacionamento e o grau de acessibilidade do cidadão aos serviços prestados pela Polícia Militar. Complementa, ainda, o policiamento a pé, aumentando a ação de presença e, consequentemente, a cobertura territorial do policiamento ostensivo, integrando o policiamento com bicicletas aos demais processos.
Em comparação às bicicletas convencionais, as bicicletas elétricas são mais rápidas, o que reduz o tempo resposta, reduzem a fadiga do policial e possibilitam agregar sobrecarga a ela, permitindo equipar os policiais militares com uma maior quantidade de ferramentas para o desenvolvimento de sua atividade. Proporciona uma área de atuação maior e uma permanência sobre a bicicleta mais longa que o policiamento com bicicletas convencionais, pois preserva a exaustão física do Policial Militar.
O modelo IMPULSE E-URBAN, da marca SENSE, possui o quadro em alumínio SENSE 6061, suspensão RST Blaze 27.5, com curso de 80 mm e trava, guidão SENSE 660 mm, kit SHIMANO de trocador, câmbio e cassete, discos de freio da Promax 160 mm, conjunto de pneu, câmera e rodas aro 27,5 x 2.0, bateria SENSE 36 V e 14,5 A e motor SENSE de 350 W. As bicicletas serão complementadas com farol, luz de freio, buzina, para-lamas e retrovisores.
Atualmente a PMESP possui um total de 789 bicicletas convencionais em todo o Estado, sendo que destas, 160 são empregadas na Capital, mais especificamente nas áreas do CPA/M-1 (Zona Central), CPA/M-2 (Zona Sul), CPA/M-3 (Zona Norte), CPA/M-5 (Zona Oeste) e CPA/M-11 (Zona Leste) e, em maior quantidade (422), na região da Baixada Santista.
O uniforme específico para o policiamento com bicicletas consiste em um conjunto de gorro com pala, camisa polo, bermuda e calçado esportivo, tendo como complemento um abrigo de frio e o colete refletivo.
#POLICIAMILITARSP                     
#AFORÇAPÚBLICADESÃOPAULO
COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP

Sair da versão mobile