Connect with us

Indaiatuba

Big Banda Villa Lobos abre sequência de apresentações do projeto ‘Abril pro Jazz’

Publicado

em

Foto: Divulgação

A Secretaria de Cultura promove no mês de abril o projeto Abril Pro Jazz, um mini festival que vai apresentar diferentes estilos jazzísticos em todos os sábados do mês. O projeto marca as comemorações do Dia Internacional do Jazz, dia 30 de abril. As apresentações acontecerão no teatro do Centro Cultural Hermenegildo Pinto, no Jardim Morada do Sol, sempre às 20h. A Big Band Villa-Lobos, com músicos da Corporação Musical Villa Lobos sob a regência do maestro Samuel Nascimento de Lima, abre o evento no dia 07. A entrada é franca.

A programação do dia 14 terá o Trio Diáspora, um power trio liderado pelo baterista Flávio Lima. No dia 21 Sara Bonfim subirá ao placo do Centro Cultural do Jardim Morada do Sol para interpretar standards do jazz, acompanhada pelo trio Alien Groove. Encerrando a programação, no dia 28, a apresentação será comandada pela Campinas Jazz Band, liderada pelo saxofonista Bruno Cabral.

As apresentações dos shows do projeto Abril pro Jazz não terão distribuição de ingressos e o público garantirá seu lugar por ordem de chegada. O Centro Cultural Hermenegildo Pinto, também conhecido com o Piano, fica na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, nº 5.924, no Jardim Morada do Sol.

Corporação Villa Lobos

Em 2015, com a realização do concerto A Banda In Progress, a Corporação Musical Villa Lobos acabou criando grupos menores e esta formação de Big Band é apenas uma parte dos grupos internos que a Banda possui hoje: Duos, Trios, Quartetos, Quintetos, Combos, tendo uma visão pedagógica de trabalhar os naipes da banda, numa forma camerística, colhendo os frutos na hora da execução da Banda completa.

Neste Abril Pro Jazz, a Big Band Villa Lobos terá regência do maestro Samuel Nascimento de Lima e vai contar com a seguinte formação: 1º Sax Alto – Bruno Cabral; 2º Sax Alto – Natã Lopes; 1º Sax Tenor- Alef Pacheco, 2º Sax Tenor–Filipe Lima; Sax Barítono – TadeuBisacchi; 1º Trumpete–Nélio Siqueira; 2º Trumpete – ReginaldoEngelman;3º Trumpete – Diego Robert;4º Trumpete – Osni Fortunato. 1º Trombone – João Verderi; 2º Trombone – Marcelo Vieira; 3º Trombone – Alison Alecrin e 4º Trombone – Claudinei Nascimento. Piano – Tiago Roscani. Contrabaixo – Júlio Mendes. Bateria – Israel Castro. Percussão – Nicolas Botelho. Guitarra – Diogo Peixoto.

O repertório que será apresentado terá clássicos como Take Five, de Paul Desmond, Moment To Moment, de Henry Mancini, e uma homenagem a Elis Regina por meio do arranjo escrito por Hudson Nogueira e que se chama Celebrando Elis.

Power Trio

O Trio Diáspora faz parte de um conjunto maior, o Coletivo Musical Diáspora, que traz em sua trajetória a ideia de fazer uma música pouco explorada no nosso país, mas ainda assim, muito bem recebida. Conseguem ser inovadores misturando a interpretação balanceada com o improviso, a combinação de estilos sem clichês, sem preconceitos, seguindo a tendência de fusão de gêneros como uma releitura.

Baseado na formação clássica de um power trio, piano, baixo e bateria, os integrantes Paulo Paz (piano), Fernando de Sá (contrabaixo) e Flávio Lima (bateria) buscam sua inserção nos espaços culturais como os Griôs costumam fazer, socializando saberes e fazeres da cultura, na forma de entrecortadas sessões de improvisação e apresentação de conhecidos clássicos do Jazz.

Sara Bonfim

O show “Todo Esse Som!” vai envolver o público com canções interpretadas pela cantora Sara Bonfim e o trio instrumental Alien Groove, formado pelos músicos Gerson Lima Filho (bateria), Rodrigo Ribeiro (guitarra) e Viktor de Lima (contrabaixo). Com arranjos de Viktor de Lima, o show leva ao público clássicos do jazz como Night And Day, de Cole Porter, Black Coffee, de Sonny Burke, Misty, de Erroll Garner e algumas surpresas. A direção é de Sara Bonfim, que assina a direção musical com o arranjador Viktor de Lima.

A cantora demonstra em sua formação musical e experiência profissional a diversidade de estilos, interpretando canções populares nacionais e internacionais. Dos seus trabalhos, entre os que se destacam estão Grupo Vocal Black Voices (negro spiritual), Trio Vocal Mulheres Brasileiras (MPB), Grupo Vocal Mulheres em Acordes (MPB) e Banda Medley. Por sua vivência e timbre vocal há alguns anos se dedica a apresentações solo com jazz e blues.

O Alien Groove é um trio de música instrumental que mantém a mesma formação desde 2005. No ano de 2006 o grupo lançou o disco “Alien Groove – Ao Vivo’, gravado no teatro do Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba) na programação do “Maio Musical”, que é promovido pela Secretaria de Cultura de Indaiatuba. A música Samba do Breako teve destaque internacional, sendo veiculada em rádio no Japão e num curta metragem nos Estados Unidos.

No ano de 2015 o Alien Groove foi convidado pelo site Batera Clube (maior portal de bateria do Brasil) para gravar o especial “Batera Clube Jam Session”. O trio gravou sete músicas autorais em vídeo, que pode ser assistido na íntegra pelo canal oficial do Batera Clube no Youtube.

Campinas Jazz Band

A Campinas Jazz Band é uma reunião de músicos experientes do cenário musical de Campinas e São Paulo, interessados na sonoridade e na estética das big bands, comandados pelo saxofonista Bruno Cabral, que também é integrante da Corporação Musical Villa Lobos.

O grupo explora arranjos mais recentes e também clássicos do jazz e da música brasileira. Tem como objetivo a divulgação da música instrumental, realizando releituras de compositores e arranjadores consagrados, bem como da atualidade.

Tem como referência os arranjos e composições de Sammy Nestico, Thad Jones, Maria Schneider, Count Basie, Gordon Goodwin, Don Sebesky, Bob Mintzer, Michel Camilo, Duke Ellington, bem como compositores brasileiros como Moacir Santos, entre outros.

Programação

Dia 07- Big Band Villa-Lobos, sob regência do maestro Samuel Nascimento de Lima.

Dia 14 – Trio Diáspora, liderado pelo baterista Flávio Lima;

Dia 21 – Sara Bonfim, acompanhada pelo trio Alien Groove;

Dia 28 – Campinas Jazz Band, liderada pelo saxofonista Bruno Cabral.

Serviço

Abril Pro Jazz

Local: Centro Cultural Hermenegildo Pinto – avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, nº 5.924, Jardim Morada do Sol

Dias, 07, 14, 21 e 28 de abril

Horário: 20h

Indaiatuba

Secretaria da Fazenda lança formulário de sugestões para elaboração do planejamento orçamentário

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo-Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria da Fazenda, lança na quarta-feira (10) o formulário de participação da população na elaboração do Plano Plurianual – PPA 2022-2025, e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2022 e Lei Orçamentária Anual – LOA 2022. Para participar, basta acessar o link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/fazenda/orcamento/, no período de 10 de março a 30 de junho.

Através do formulário eletrônico será solicitado o preenchimento de alguns dados pessoais e, logo em seguida, cada cidadão poderá selecionar dentre as opções disponíveis, 03 (três) áreas que em sua opinião necessitam de maior atenção da administração municipal, devendo ainda indicar 02 (duas) ações que considera prioritárias, nas áreas selecionadas.

Caso tenha sugestões adicionais, não contempladas nas opções disponíveis para seleção, o cidadão terá a oportunidade de registrá-las ao final do preenchimento do formulário.

Este canal de comunicação entre o poder público e a população visa tornar a administração pública municipal mais transparente, democrática e participativa. “Entendemos que este é o momento mais propício para a participação popular, pois é neste ano que a administração pública municipal tem a obrigação de elaborar todas as peças de planejamento, dentre elas o Plano Plurianual, que é a peça que norteará o planejamento orçamentário municipal para os próximos 4 anos, através da edição anual da LDO e da LOA”, explica o secretário da Fazenda, Orlando Schneider Vianna.

O objetivo desta ação, além de ampliar a participação de toda a população, é identificar as áreas prioritárias e aproveitar as sugestões para o aperfeiçoamento constante dos programas de governo possibilitando a construção de um orçamento voltado ao desenvolvimento social e econômico sustentável do município, proporcionando maior efetividade e dinamismo à gestão pública.

“Outro ponto positivo de realizar a audiência pública eletrônica nesta fase, é o tempo hábil para os órgãos técnicos e Administração avaliarem e decidirem quanto a viabilidade e possibilidade de inclusão das demandas no planejamento orçamentário”, conclui Vianna.

As demandas prioritárias identificadas nos canais disponíveis serão sempre submetidas primeiramente aos órgãos setoriais da administração municipal para análise técnica, o que envolve a verificação da pertinência, da validade/legalidade, da viabilidade e da oportunidade do seu acolhimento. Em seguida serão encaminhadas ao Chefe do Poder Executivo que poderá determinar a inclusão nas peças de planejamento, em função das diretrizes orçamentário-financeiras e de governo.

Importante frisar que as audiências públicas eletrônicas são instrumentos de consulta popular, sem caráter deliberativo, previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei de Diretrizes Orçamentárias, que permitem aos cidadãos manifestarem suas demandas e participar da elaboração das peças de planejamento (Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e Lei Orçamentária Anual – LOA).

Continue Lendo

Indaiatuba

NOTA 323 / COVID-19 / terça-feira, 09 de março de 2021

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba informa hoje, 9 de março, o registro de mais uma morte com diagnóstico positivo para Covid-19. Além disso, foram contabilizadas 297 notificações suspeitas (entre hospitais, laboratórios particulares e unidades de saúde) e outros 11 casos positivos e 276 descartados.

O óbito aconteceu no Hospital Santa Ignês, sendo uma mulher de 69 anos, internada desde o dia 5 de fevereiro e faleceu hoje (9), tinha antecedentes de hipertensão. A administração municipal lamenta a morte e presta condolências aos familiares e amigos.

Desde o início da pandemia, 15.495 pessoas contraíram a doença no município. Desses, 15.051 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar; 369 evoluíram a óbito e 1.669 casos suspeitos aguardam resultados.

Na data de hoje há 100 internados, dos quais 75 estão confirmados para Covid-19. Do total, 60 estão em leitos clínicos e 40 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa de ocupação dos leitos é a seguinte:

Leitos Clínicos

Haoc: 100%

Santa Ignês: 60%

UTI

Haoc: 96%

Santa Ignês: 100%

*Externa: 100%

MINHA SAÚDE

Ao apresentar sintomas, o cidadão pode realizar o seu atendimento online, pelo MINHA SAÚDE COVID-19. O paciente responde questionário prévio e com a suspeita, encaminhado para médico de plantão, que realiza o atendimento por vídeo, sem sair da plataforma digital e encaminha para exame em uma Unidade de Saúde.

O link do serviço está no site da Prefeitura www.indaiatuba.sp.gov.br. Para outras dúvidas basta chamar no WhatsApp da Saúde (19) 9 9779-3856.

CUIDADOS

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de se manter os cuidados diariamente. Ao sair de casa use máscara e álcool em gel. Mantenha distanciamento social e evite aglomerações.

*Leitos externos contratados pelo município para atendimento SUS.

Continue Lendo

Indaiatuba

Vacinação contra a Covid-19 amplia para idosos a partir de 77 anos

Publicado

em

Por

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Saúde amplia a vacinação contra a Covid-19 para idosos cadastrados no Minha Vacina a partir de 77 anos. A imunização será na quarta e quinta-feira (10 e 11) no CET (Centro Esportivo do Trabalhador) das 9h às 18h. Para os idosos com mais de 85 anos e profissionais de saúde que perderam a 2ª dose da vacina no dia de hoje (9), será feita também na quinta-feira (11) no mesmo local e horário. O município recebeu o 8º lote da Coronavac com mais 1.112 doses na tarde de hoje (9).

A vacinação será em sistema Drive-Thru com entrada pela Av. Tamandaré e também no formato tradicional (pedestre) com entrada pela Av. Conceição. A Secretaria de Saúde reforça que para ser imunizado a pessoa deve levar o QRcode do cadastro, um documento com foto e o comprovante de endereço (IPTU, conta de água ou luz) no nome da pessoa a ser vacinada ou se for parente levar um comprovante de parentesco. O idoso que ainda não possui o cadastro pode entrar no link https://vacinacao.indaiatuba.sp.gov.br/cadastro/ e efetuar o cadastro.

BALANÇO

Até sábado (6) Indaiatuba imunizou com a primeira dose: 5.918 trabalhadores de saúde; 4.994 idosos e 257 cuidadores e moradores de residência inclusiva. Com a segunda dose da Coronavac foram 4.075 trabalhadores de saúde; 676 idosos e 32 cuidadores e moradores de residência inclusiva. Na segunda-feira (8) foram imunizadas 1.356 pessoas com a 1ª dose.

SERVIÇO

Vacinação contra a Covid-19

1º dose

Idosos a partir de 77 anos

Dias 10 e 11 de março (4ª e 5ª-feira)

Local: CET (Centro Esportivo do Trabalhador)

Endereço: Av. Conceição, 1885 – Cidade Nova II,

Horário: 9h às 18h

2º dose

Idosos a partir de 85 anos e profissionais de saúde

Dia 11 de março

Local: CET (Centro Esportivo do Trabalhador)

Endereço: Av. Conceição, 1885 – Cidade Nova II,

Horário: 9h às 18h

Continue Lendo

Populares