Geral
Biblioteca Manoel Zink sedia Convenção de Ficção Científica neste sábado

A Base Estelar Campinas, grupo de fãs de ficção científica, realizará sua 19ª Convenção de Ficção Científica no dia 16, sábado, na Biblioteca Pública Municipal Prof. Ernesto Manoel Zink, das 13h30 às 18h.
O evento terá a mostra dos episódios de Star Treck: Deep Space 9 – The Way of the Warrior – Parte 1 e 2, assim como um bate-papo sobre o filme “Uma Odisseia no Espaço” uma ficção científica dirigido por Stanley Kubrick. Entre os episódios acontecerá a palestra sobre a Vida e Obra de Stephen Hawking.
As convenções de ficção científica são organizadas voluntariamente por membros da Base Estelar Campinas com o objetivo de divulgar o gênero tanto televisivo, cinematográfico e literário, além de apresentar ao público aspectos da ciência e tecnologia que permeiam o mundo contemporâneo.
Programação
14h – Abertura
14h05 – Star Trek: Deep Space 9 – The Way of the Warrior (Caminho do Guerreiro) Parte 1
15h05 – Palestra: Vida e Obra de Stephen Hawking
15h40 – Star Trek: Deep Space 9 – The Way of the Warrior (Caminho do Guerreiro) Parte 2
16h45 – Bate-papo: Como 2001: Uma Odisseia no Espaço influenciou a ficção cientifica
17h50 – Sorteio final
18h – Encerramento
Serviço
19ª Convenção de Ficção Científica
Quando: 16 de junho, das 13h30 às 18h.
Onde: Biblioteca Municipal Prof. Ernesto Manoel Zink (Rua Benjamin Constant, 1.633. Centro.Campinas).
Entrada gratuita.
Geral
Vigilância Sanitária fiscaliza farmácias e clínicas médicas de Campinas

A Vigilância Sanitária de Campinas fiscalizou três farmácias, nos bairros Taquaral e Castelo, e duas clínicas médicas (Vila Itapura e Guanabara) na segunda-feira, dia 25 de janeiro. O objetivo foi verificar o cumprimento de medidas para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. A fiscalização nas farmácias foi um desdobramento da ação que já vinha sendo realizada pelo Setor de Produtos de Interesse à Saúde para monitorar as farmácias que realizam testes rápidos de Covid-19.
Duas das farmácias vistoriadas estavam realizando testes para os quais não têm autorização, como os de PCR, que não são testes rápidos e exigem a coleta de secreção e envio a laboratório para a realização do teste. O monitoramento foi motivado por busca ativa da própria Vigilância que verificou o oferecimento dos testes na Internet. Os estabelecimentos foram notificados.
A realização de testes PCR é privativa de postos de coletas de laboratórios clínicos e não pode ser feito em farmácias. Estes estabelecimentos podem fazer testes rápidos imunocromatográficos para os quais a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu autorização emergencial por conta da excepcionalidade da pandemia. Em Campinas, 18 farmácias têm essa autorização. Porém, para realizar testes rápidos de antígeno, que utilizam secreções e não sangue, a farmácia deve possuir sala com sistema de ventilação que evite a contaminação do local e de trabalhadores. Os técnicos da Vigilância também verificaram se as salas estavam sendo utilizadas exclusivamente para a realização dos testes.
Com relação às duas clínicas, na Vila Itapura e no Guanabara, a inspeção foi motivada por denúncias no telefone 156 relacionadas a condições que favorecem a transmissão de Covid-19 como aglomeração e não exigência de uso da máscara. Na fiscalização, não foram encontradas as irregularidades denunciadas e os profissionais fizeram reforço de orientações.
Geral
Inovação: certificado do Via Rápida Empresarial é expedido em um dia

Uma parceria firmada entre as secretarias municipais de Planejamento e Urbanismo (Seplurb) e Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo (SDEST) trouxe celeridade para a emissão de Certificado de Licenciamento Integrado (CLI) no Via Rápida Empresarial. Atualmente a licença é emitida em um dia. Antes disso, tudo era feito manualmente e demorava de cinco a seis dias.
A inovação neste processo usa a ferramenta de geoprocessamento, tecnologia que possibilita automatizar todas as etapas do fluxo de análise de viabilidade de abertura de empresas. “Esse é mais um ponto positivo para a retomada da economia neste período de pandemia em que todos precisam se restabelecer, voltar suas atividades comerciais e garantir geração de emprego e renda”, comentou os secretário da Seplurb, Renato Mesquita.
Cerca de três mil processos que estavam represados, em agosto de 2020, aguardando análise para abertura das empresas, foram analisados com a implementação da nova tecnologia e consequente refinamento de dados.
Com isso, no último dia 8 de janeiro, todo o estoque de processos foi zerado. “Esta ação repercute positivamente, pois possibilita que as empresas tenham as informações disponibilizidas pela Prefeitura de Campinas em 24 horas”, destacou Mesquita.
Solicitação do CLI
A solicitação do Certificado de Licenciamento Integrado (CLI) ocorre via Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), que recebe o pedido e encaminha a solicitação para diferentes órgãos públicos: Cetesb, Corpo de Bombeiros, Prefeitura e demais áreas afins. Cada órgão avalia e dá seu parecer e quando há validação de todos a Jucesp emite o CLI e dá o alvará de funcionamento.
O papel da Prefeitura na agilidade dos dados, utilizando a informatização das informações, permite a emissão da viabilidade do processo em menos de 24 horas. Para um exemplo prático, a diretora do Departamento de Planejamento escolheu, aleatoriamente, um processo que entrou no último dia 19 de janeiro, às 10h17. Os dados estavam totalmente verificados às 11h12 e a verificação do zoneamento ocorreu às 11h18. Às 6h53 o processo foi concluído e foi emitida a viabilidade para o interessado.
Geral
Falta de água em diversos bairros de Campinas

A Sanasa divulgou, em sua conta no Facebook, que haverá falta de água em diversos bairros de Campinas entre os dias 27 e 28 de janeiro, das 8h às 17h. Tudo para realização de serviços de capeamento de redes e outras melhorias.
Amanhã, o fornecimento será afetado nos seguintes bairros:
- Jardim Paulicéia;
- Núcleo Residencial Anchieta;
- Jardim Garcia;
- Vila Castelo Branco;
- Conjunto Habitacional Padre Manoel de Nóbrega;
- Conjunto Habitacional Parque dos Eucaliptos;
- Jardim Irene;
- Parte do Jardim Campos Elíseos.
Dia 28, será a vez da Chácara Cruzeiro do Sul.
A empresa recomenda que moradores e comerciantes façam a reserva antecipada de água, para evitar possíveis dificuldades neste período.
- A POPULAÇÃO
Depois da postagem, diversas pessoas foram pedir satisfação sobre a falta de água em bairros como Jardim Chapadão, Jardim Santa Mônica, Costa e Silva e o Jd. São Marcos.
A maioria destes comentários foram respondidos pela Sanasa, mas outros, até o momento desta matéria, estavam sem um parecer.
E você, será afetado com esta falta de água em diversos bairros de Campinas? Comente com a gente.
-
Empregos1 semana atras
Site Vagas anuncia 10 oportunidades de emprego na Produção da PIRELLI
-
Empregos1 semana atras
Tetra Pak está com diversas vagas de emprego em aberto, confira:
-
Empregos1 semana atras
EATON está com vagas de emprego para 8 cargos diferentes
-
Empregos6 dias atras
BOSCH esta com diversas vagas na área Administrativa