Connect with us

Geral

Barão Geraldo e Padre Anchieta fecham ciclo de audiências do transporte

imagem 86

A décima e a décima primeira audiência pública para o processo de concessão do sistema de transporte público coletivo de Campinas foram realizadas, respectivamente, no distrito de Barão Geraldo e na Vila Padre Anchieta, bairro do distrito de Nova Aparecida. Os dois locais integram a Região Norte do município. As duas reuniões reuniram, juntas, 118 pessoas. Os encontros encerraram o ciclo de 11 audiências públicas para a licitação da concessão do transporte, que começou em 28 de abril. Todas as audiências públicas realizadas somaram a participação de mais de 600 pessoas. 

 

Em Barão Geraldo, a audiência pública ocorreu na noite de sexta-feira, dia 6 de maio, no Salão Paroquial da Igreja Santa Isabel. O encontro reuniu 52 pessoas. A mesa de abertura foi composta pelo presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Vinicius Riverete; secretário de Transportes, Fernando de Caires; pelos vereadores Luiz Carlos Rossini e Eduardo Magoga; subprefeito do Distrito, Osvaldo Kaize; diretor de Planejamento e Projetos da Emdec, Wilson Folgozi de Brito; e pelo assessor executivo da Presidência da Emdec, André Aranha Ribeiro. 

Advertisement

 

Também participaram da reunião o secretário de Gestão e Controle, André von Zuben, membros do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), representantes de segmentos da sociedade, grupo de deficientes visuais, munícipes e técnicos da Emdec. 

 

Advertisement

Última audiência pública 

 

Encerrando o ciclo, a décima primeira audiência pública para o processo de concessão do sistema de transporte público coletivo de Campinas foi realizada no Espaço de Cultura Maria Monteiro, na Vila Padre Anchieta. A reunião ocorreu na manhã de sábado, dia 7 de maio. 

Advertisement

 

No encontro estiveram presentes 66 pessoas. A mesa de abertura também foi composta por Vinicius Riverete; Fernando de Caires; pelos vereadores José Carlos Silva, presidente da Câmara, e Eduardo Magoga; pelo presidente do Conselho de Administração da Emdec, Marcelo Pelegrini Barbosa; Wilson Folgozi de Brito e André Aranha Ribeiro 

 

Advertisement

Também participaram da última audiência pública o subprefeito do Distrito de Nova Aparecida, Nilton César de Souza, membros do CMTT, representantes de diversos segmentos da sociedade, munícipes e técnicos da Emdec. 

 

Apresentações 

Advertisement

 

Nas duas audiências públicas, a apresentação das bases do novo edital foi realizada por Fernando de Caires, André Aranha, Wilson Folgozi e Vinicius Riverete. Também nas duas reuniões, após a apresentação do projeto, foi aberto o espaço para a participação do público, com dúvidas e sugestões, por meio escrito ou oral. 

 

Advertisement

Nos dois encontros, assim como nos anteriores, Vinicius Riverete evidenciou a transparência da licitação; e a determinação e coragem do prefeito Dário Saadi em proporcionar a maior participação popular possível no processo, com a realização de onze audiências públicas. “Pela lei, nós poderíamos fazer apenas uma audiência pública. A do dia 28 de abril, no Salão Vermelho. Mas nós demos a maior publicidade, transparência e participação popular possível no processo de concessão. Quero agradecer muito ao prefeito Dário por essa oportunidade”, enfatizou. 

 

O secretário Fernando de Caires fez um balanço dos encontros. “Recebemos muitas informações e contribuições. Algumas serão agregadas ao processo. Houve muita participação popular. É diretriz do prefeito Dário construir, junto com a população, esse novo modelo de transporte coletivo. Esse pacto que nós estamos fazendo será para os próximos quinze anos. E teremos que conviver com ele”, disse. 

Advertisement

 

Novo transporte 

 

Advertisement

O novo sistema de transporte público coletivo municipal terá, como características, mais facilidade e mais meios para o pagamento da tarifa; ônibus novos, mais confortáveis, silenciosos e menos poluentes; mais informação, confiável e em tempo real; menos tempo de espera nos pontos, estações e terminais; viagens mais rápidas; e o fim dos créditos expirados. 

 

O sistema será integrado, com o Bilhete Único valendo por 2h, como é hoje. Haverá um novo Bilhete Único, agora sob gestão da Administração municipal. Também haverá múltiplas formas de pagamento da tarifa (Bilhete Único, QR Code, cartão bancário, crédito, PIX e por aproximação). 

Advertisement

 

A frota do BRT será 100% elétrica; e será integrada ao sistema. Os ônibus terão ar-condicionado, Wi-fi, tomadas USB, câmeras CFTV, GPS e terminal de computador de bordo. 

 

Advertisement

A concessão será por um período de 15 anos, podendo ser prorrogável por mais cinco anos. A operação será dividida em dois lotes: Lote 1 (Norte, Oeste, Noroeste) e Lote 2 (Leste, Sul, Sudoeste). Cada lote terá três áreas operacionais. Os investimentos serão de R$ 500 milhões no primeiro ano de contrato. E o subsídio da Administração municipal será de R$ 70,9 milhões no ano. 

 

O PAI-Serviço terá uma licitação específica, apartada da concessão do transporte coletivo. 

Advertisement

 

 

Confira data, locais, público, quantidade de perguntas enviadas à mesa e manifestações orais das 11 audiências públicas: 

Advertisement

 

– 28/04: Paço Municipal (Região Central) – 117 pessoas; 45 perguntas; 12 manifestações orais. 

 

Advertisement

 

– 29/04: Distrito de Sousas (Região Leste) – 47 pessoas; 07 perguntas; 06 manifestações. 

 

Advertisement

 

– 30/04: Vila Industrial (Região Central) – 51 pessoas; 24 perguntas; 11 manifestações. 

 

Advertisement

 

– 02/05: Vida Nova (Distrito do Ouro Verde / Região Sudoeste) – 40 pessoas; 04 perguntas; 05 manifestações. 

 

Advertisement

 

– 02/05: Jardim Morumbi (Distrito do Ouro Verde / Região Sudoeste) – 40 pessoas; 03 perguntas; 05 manifestações. 

 

Advertisement

 

– 03/05: Cidade Singer (Campo Belo / Região Sul) – 79 pessoas; 10 perguntas; 07 manifestações. 

 

Advertisement

 

– 04/05: Parque Floresta (Distrito do Campo Grande / Região Noroeste) – 40 pessoas; 08 perguntas; 08 manifestações. 

 

Advertisement

 

– 04/05: Jardim Londres (Corredor Campo Grande / Região Noroeste) – 31 pessoas; 05 perguntas; 07 manifestações. 

 

Advertisement

 

– 05/05: Amarais (Região Norte) – 49 pessoas; 17 perguntas; 10 manifestações. 

 

Advertisement

 

– 06/05: Distrito de Barão Geraldo (Região Norte) – 52 pessoas; 12 perguntas; 08 manifestações. 

 

Advertisement

 

– 07/05: Vila Padre Anchieta (Distrito de Nova Aparecida / Região Norte) – 66 pessoas; 25 perguntas; 12 manifestações. 

 

Advertisement

 

No total, as 11 audiências públicas para a concessão do sistema de transporte coletivo convencional tiveram a participação de 612 pessoas, 160 perguntas encaminhadas à mesa; e 91 manifestações orais.

 

Advertisement

 

 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare