Connect with us

Geral

Banheiros públicos da 13 de Maio passam a funcionar nesta quarta, dia 18

imagem 132

Os banheiros públicos de Campinas, instalados na Rua 13 de Maio, na Praça Rui Barbosa, centro da cidade, passam a funcionar para a população a partir desta quarta-feira, 18 de dezembro. Ficará aberto todos os dias, das 6h às 22h. O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, fez uma visita técnica no local, nesta terça-feira, 17 de dezembro, acompanhado de secretários municipais e funcionários dos setores envolvidos na implantação dos sanitários.

 

A instalação dos banheiros faz parte de um conjunto de ações de requalificação para o centro da cidade, o “Centro Vivo” e vem atender a uma reivindicação antiga da população. Foi viabilizado em conjunto pelas Secretaria de Serviços Públicos, Setec e Sanasa.

Advertisement

 

“As pessoas sabem que ter esse banheiro público é uma reivindicação antiga da população. Fizemos muito bem feito, mas precisamos manter limpo. Quero pedir a colaboração para que as pessoas ajudem a manter o local conservado e limpo”, disse o prefeito Jonas Donizette.

 

Advertisement

Os sanitários foram instalados em três contêineres metálicos, decorados e com ar-condicionado. Há um feminino e um masculino, cada um deles com seis cabines. E um dividido entre sanitário família, com fraldário, e banheiro acessível, para pessoa com deficiência. A área é toda cercada e no pátio interno foi instalado piso intertravado. 

 

A Setec instalou os contêineres. A Sanasa fez a ligação de água e de esgoto e a Secretaria de Serviços Públicos fez de um jardim no entorno dos sanitários. Também será responsável por garantir a limpeza e a manutenção do equipamento. 

Advertisement

 

O banheiro vai funcionar das 6h às 22h. Inicialmente, não será cobrado o uso dos sanitários. A partir do ano que vem, será estudada a uma pequena cobrança, ainda sem valor e data exata definidos. As pessoas em situação de rua não pagarão para usar os sanitários, quando passar a ser cobrado. Haverá um sistema de identificação, que ainda será definido.

 

Advertisement

Centro Vivo

 

Além dos banheiros, o “Centro Vivo” inclui uma série de intervenções urbanas focadas em melhorias no Centro como 240 novos pontos de iluminação pública; implantação de 21 câmeras de reconhecimento facial; reforço no efetivo da gm; inauguração da 2ª casa de passagem e instalação da 2ª casa da cidadania e do bagageiro.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare