Connect with us

Geral

Banda da GM faz concerto de final de ano para guardas e seus familiares

imagem 153

A Banda da Guarda Municipal de Campinas apresentou na noite desta quinta-feira, dia 19 de dezembro, um concerto especial para os guardas municipais e seus familiares para comemorar as festas de final de ano. O repertório foi variado e, ao lado de músicas tradicionais natalinas, trouxe temas de filmes.

 

A apresentação, realizada no auditório da Base 2 da Guarda Municipal, no centro da cidade, durou cerca de uma hora e meia. Além dos guardas e familiares, a Banda da GM contou com a presença do prefeito de Campinas em exercício, Henrique Magalhães Teixeira, que foi recebido pelo comandante da GM, Márcio Frizarin.

Advertisement

 

Henrique Magalhães Teixeira falou aos membros da corporação presentes e convidados, elogiando o trabalho realizado pelos guardas nas ruas e também a iniciativa de colocar a música no dia a dia da Guarda Municipal. O prefeito em exercício, que também é músico, destacou o empenho dos guardas em se desdobrar como músicos. 

 

Advertisement

Para o comandante da GM, a música ajuda a equilibrar as tensões do trabalho. “A Banda da Guarda Municipal é uma terapia para os guardas. Nosso trabalho é muito estressante. Desenvolvendo a atividade musical acaba sendo uma forma de reduzir essa carga emocional”, avalia Márcio Frizarin. Ele adianta que no próximo ano a banda se apresentará como parte da programação da Operação Natal, que reforça a segurança no centro de Campinas, levando música para as pessoas durante as festas de fim de ano.

 

No repertório da apresentação houve canções natalinas e temas de filmes, como Carnaval of Venice, La Bamba, La Cucaracha, Skywalker, You’ll be in my Hearh (Tema do Tarzan), Beauty and the Beast (A Bela e a Fera), Phantom of the Opera (Fantasma da Ópera), Pirates of the Caribbean (Piratas do Caribe), Mission Impossible (Missão Impossível), Don’t cry for me Argentina (Evita). As tradicionais canções natalinas We wish you a Merry Christmas e Jingle Bells também foram apresentadas.

Advertisement

 

Banda da GM

 

Advertisement

A Banda da Guarda Municipal de Campinas teve início há dois anos. É integrada por 15 guardas municipais, homens e mulheres da corporação, sob a regência do maestro Wilson Dias, da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Trompetista da Orquestra, ele realiza voluntariamente o trabalho com os guardas municipais. 

 

A banda ensaia uma vez por semana, fora do horário de expediente dos guardas músicos. O comandante Frizarin destaca que alguns deles nunca haviam tido contato com o instrumento antes da banda e se dedicam bastante aos ensaios, assim como o maestro voluntário.

Advertisement

 

A banda estreou em julho de 2018, durante a cerimônia de comemoração dos 21 anos da Guarda Municipal de Campinas. Em dezembro do ano passado, os músicos fizeram uma apresentação em celebração às festas de final de ano como parte do especial de Natal no comércio do central da cidade, no palco instalado na Praça José Bonifácio. Aquela foi a primeira vez que os músicos se apresentaram em praça pública, em evento aberto à comunidade.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare