Connect with us

Geral

Baixo estoque de sangue adia cirurgias e hospitais pedem mais doações

imagem 14

 

O Hospital Municipal Mário Gatti precisou adiar duas cirurgias oncológicas e uma ortopédica nesta terça-feira, 3 de agosto, por falta de sangue. A queda na doação de sangue já levou ao adiamento, na semana passada, de cirurgias ortopédicas, oncológicas e neurocirurgias, para garantir o atendimento das urgências.

 

Advertisement

 

“Nunca tivemos uma situação assim, nem mesmo no ano passado, quando começou a pandemia”, afirma a gerente da Agência Transfusional do Mário Gatti, Solange Costa. O problema, disse, atinge todos os hospitais. “Estamos administrando dia a dia a situação”, afirmou.

 

Advertisement

 

O estoque atual no Mário Gatti supre a demanda de apenas um dia, quando o ideal seria uma garantia de abastecimento de, pelo menos, três dias, informou a gerente.

 

Advertisement

 

Responsável pelo fornecimento de sangue aos hospitais que atendem o Sistema Único de Saúde, o Hemocentro da Unicamp vem enfrentando quedas nas doações e se mantém com baixo estoque. Nesta terça-feira, a unidade estava com estoques críticos dos tipos sanguíneos O+, A+, B+ e AB- enquanto os tipos AB+, O-, A- e B- estavam em estado de alerta.

 

Advertisement

 

Além da pandemia, o frio dos últimos dias fez despencar as doações de sangue em 60%, segundo o coordenador da Divisão de Hemoterapia do Hemocentro, Bruno Benites. O ideal seria que os estoques de sangue suprissem a demanda acima de três dias, mas hoje a disponibilidade não chega ao consumo de um dia. Na segunda-feira, cinco cirurgias foram adiadas no Hospital de Clínicas da Unicamp por falta de sangue.

 

Advertisement

 

Para tentar aumentar as doações, o Hemocentro está intensificando as campanhas nas mídias, incentivando doações pelas famílias de pacientes internados, mas o retorno, segundo o coordenador, não é o mesmo de antes. “A única alternativa para contarmos com os estoques necessários é a doação, e precisamos muito da ajuda da população”, afirmou.

 

Advertisement

 

Onde doar em Campinas

 

Advertisement

 

Hemocentro

Endereço: Rua Carlos Chagas, 480, Cidade Universitária

Advertisement

Quando: de segunda a sábado, das 7h30 às 15h (inclusive feriados)

 

 

Advertisement

Hospital Mário Gatti

Endereço: Avenida Prefeito Faria Lima, 340, Parque Itália

Quando: de segunda a sábado, das 7h30 às 15h (inclusive feriados)

Advertisement

 

 

Quem pode doar

Advertisement

 

– Pessoas com 18 a 69 anos, que pesem mais de 50 kg, e com boas condições de saúde;

 

Advertisement

– Quem tiver 16 ou 17 anos precisa do consentimento formal e presencial do responsável, enquanto idosos não podem realizar a doação caso seja a primeira vez;

 

– O doador precisa apresentar documento de identificação com foto e comprovante de endereço.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare