Connect with us

Geral

Bagageiro Municipal para pessoa em situação de rua começa funcionar amanhã

imagem 105

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, participou na tarde desta quarta-feira, dia 14 de abril, da inauguração do Bagageiro Municipal. O espaço, próximo do centro, é um local onde as pessoas em situação de rua poderão guardar seus pertences como roupas, cobertores, documentos, material de higiene, entre outros objetos. A  entrega desse serviço faz parte das ações dos 100 Dias de Governo.
 


Conforme o prefeito, o Bagageiro Municipal é uma ação da Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, que oferece um local específico para que pessoas em situação de rua possam deixar os seus pertences pessoais. “O Bagageiro é mais uma forma de criar vínculos com o morador de rua e encaminhá-lo para outros serviços sociais. O novo equipamento amplia a chance de saída das ruas, dando amparo e dignidade para quem  está nessa condição”, afirmou Dário Saadi. 
 


De acordo com a secretária Vandecleya Moro,  a possibilidade de guardar seus objetos contribui com a organização da vida diária e com a retomada de hábitos rotineiros das pessoas que se encontram em situação de rua. Além de ser uma forma de viabilizar cuidado e proteção.
 

Advertisement


“O Bagageiro começa a funcionar a partir desta quinta-feira, dia 15. Acreditamos que a  oferta de um local protegido para guardar os objetos irá impactar diretamente na melhoria da qualidade de vida desse público. E também irá contribuir indiretamente para a saída das ruas e para melhor organização do espaço público”, comentou a secretária.
 


O impacto social esperado com a manutenção dos pertences pessoais é diminuir a perda de documentos e outros objetos de uso cotidiano, reduzir o desperdício, possibilitar melhoria na autoestima, o que pode repercutir nos cuidados com a higiene pessoal e no uso de álcool e substâncias psicoativas.
 

Também estiveram presentes a secretária de Assistência Social, Vandecleya Moro, e o vereador Jorge Schneider. A previsão inicial é atender 100 usuários por mês. Eles serão encaminhados pelo serviço de abordagem social – SOS Rua ou pelo Centro Pop. O horário de funcionamento é das 9h  às 17h, de segunda a sexta-feira.  O Bagageiro fica na Rua  José Cruz Ferreira Jorge, 32, na Vila Industrial.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare