Connect with us

Geral

Av. Senador Saraiva ganhará faixa exclusiva para ônibus na pista externa

imagem 75

Dando sequência às ações que priorizam a circulação do transporte público coletivo para aumentar a sua eficiência, a Secretaria de Transportes (Setransp) e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) transformaram 600 metros de faixa preferencial em faixa exclusiva na Avenida Senador Saraiva. O trecho abrange a pista externa da avenida, entre a Rua Barreto Leme e o Viaduto Miguel Vicente Cury. A via conta com três faixas de rolamento e a circulação será exclusiva para ônibus na faixa esquerda.  

 

 

Advertisement

Com essa medida, as duas pistas da Senador Saraiva (interna e externa) terão faixas exclusivas para ônibus. A operação exclusiva dos ônibus será permanente, de segunda a domingo, nas 24 horas do dia.  

 

 

Advertisement

O secretário de Transportes, Vinicius Riverete, reforça que “esta iniciativa integra a política pública adotada pela Administração Municipal, que está empenhada em priorizar o transporte público e ampliar a sua eficiência, tornando o serviço mais competitivo. Com a expansão gradativa das faixas exclusivas na cidade, estamos priorizando a circulação dos ônibus e o deslocamento dos passageiros”. 

 

 

Advertisement

De acordo com o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva, “os ônibus encontram diversos obstáculos no sistema viário, pela falta de disciplinamento na circulação. Ao definirmos um espaço exclusivo para a sua operação, reduzimos esses problemas. São esforços para aumentar a confiabilidade da operação das linhas e diminuir a disputa pelo uso do sistema viário com o restante dos veículos. As faixas exclusivas são facilitadoras para melhorar a qualidade da operação. Essa medida é essencial em áreas de risco de lentidões, sobretudo, nas áreas centrais e adensadas das cidades”. 

 

 

Advertisement

Por este trecho da Avenida Senador Saraiva, circulam, diariamente, 14 linhas de ônibus. Juntas, elas transportam mais de 42 mil passageiros. São 64 ônibus circulando por hora na pista externa da via.  

 

 

Advertisement

Confira as linhas que serão beneficiadas pelas novas faixas exclusivas:  

 

154 – Terminal Vila União 

Advertisement

193 – Aeroporto de Viracopos 

211 – Terminal Campo Grande/Shopping Iguatemi 

310 – Vila Olímpia 

Advertisement

313 – CDHU Amarais 

316 – Parque Cidade 

317 – Jardim São José/Jardim São Marcos 

Advertisement

318 – Jardim Mirassol 

330 – Unicamp 

333 – Terminal Barão Geraldo 

Advertisement

348 – Vila Marieta / Cidade Judiciária 

351 – PUCC 

390 – Joaquim Egídio 

Advertisement

396 – Sousas 

 

Nesta semana, parte da Avenida Senador Saraiva recebeu obras de melhoria no pavimento, realizadas pela Secretaria de Serviços Públicos. Na sequência, a Setransp e a Emdec iniciam os trabalhos de sinalização indicativa, tanto horizontal (faixas de pedestres, retenção, balizamentos), quanto vertical (placas). 

Advertisement

 

 

Além da redução do tempo das viagens diárias, a ampliação das faixas exclusivas tem como vantagens a redução do conflito e da disputa pelo uso da via; e a diminuição do consumo do diesel e, consequentemente, da emissão de poluentes.  

Advertisement

 

 

Mais de 21 km de faixas exclusivas 

Advertisement

 

No mês de agosto, Campinas recebeu mais 1 km de faixas exclusivas, na Avenida Júlio de Mesquita (entre vias Irmãos Bierrembach e Benjamin Constant) e na Rua General Osório (entre as avenidas Francisco Glicério e Anchieta).

 

Advertisement

Já contam com faixas exclusivas para circulação de ônibus as vias Lix da Cunha, Francisco Glicério, Dr. Campos Sales, Corredor Central (pistas internas das vias Anchieta, Orosimbo Maia, Senador Saraiva, Moraes Salles e Irmã Serafina), Benjamin Constant, Andrade Neves, José Paulino, Carolina Florence, Buarque de Macedo, Saudade e Abolição. E está em fase final a implantação de 36,6 km de corredores exclusivos no contexto do BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido). 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare