Connect with us

Indaiatuba

Aulas ao vivo são retomadas pelo Esportes e vagas remanescentes serão abertas em breve

Publicado

em

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, informa aos alunos previamente inscritos o início das aulas ao vivo para adultos e terceira idade, por meio da ferramenta Zoom. A iniciativa foi um sucesso em 2020 e em breve, as vagas remanescentes para os dez grupos atualmente disponíveis serão abertas.

Atualmente, estão disponíveis às segundas e quartas-feiras as seguintes aulas: Fitness Dance (15h30 às 16h10, para adultos e terceira idade), Ginástica Localizada (16h30 às 17h10, para adultos e terceira idade), Ginástica Localizada e Funcional (18h às 18h40, para adultos) e Ritmos (18h45 às 19h25, para adultos e terceira idade), todas com as professoras Andréa, Édima e Tamara.

Às terças e quintas-feiras, as aulas se repetem em horários diferentes. Das 8h às 8h40, é a vez de Ginástica Localizada para adultos, com as professoras Michele e Janaína, que também comandam, das 9h às 9h40, a aula de Alongamento para adultos e terceira idade.

Das 15h às 15h40, a aula de Ginástica Localizada e Funcional para adultos e terceira idade conta com as professoras Catarina e Letícia, que também comandam o grupo de Alongamento, das 16h às 16h40, para adultos e terceira idade.

Encerrando a programação, as professoras Juliana e Catarina comandam a turma de Ginástica das 18h às 18h40, e de Alongamento, das 19h às 19h40, ambas para adultos e terceira idade. “As aulas ao vivo receberam muita gente ao longo de 2020 e em breve, faremos as inscrições para as vagas remanescentes”, conta o secretário de Esportes, Marcos Antônio de Moraes, o Marquinhos.

As inscrições terão início no próximo dia 3 de fevereiro, exclusivamente pelo WhatsApp Business (19) 3825-6274, até o preenchimento das vagas remanescentes para as dez turmas disponíveis.

Indaiatuba

Saae recebe esculturas de artistas plásticos de Indaiatuba no Parque do Mirim e Museu da Água

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação SAAE

O Serviço Autônomo da Água e Esgotos (SAAE) recebeu através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), a doação de 4 obras de artistas plásticos do município.

As obras fazem parte do projeto desenvolvido pela Secult, para o auxílio ao setor Cultural, que sofre com os impactos causados pela pandemia do novo Coronavírus, através da Lei Aldir Blanc, como vem sendo chamada a Lei de Emergência Cultural 14.017/2020, que dispõe ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública.

Os trabalhos intitulados “O Coração e Suas Artérias” de Rafael da Silva Pereira, “Singular” de Paulo Roberto Gomes, “Mãe Natureza” de Larissa Brito e “Equilíbrio Natural” de Adriano Zechini da Silva poderão ser conferidos pela população no Museu da Água e no Parque do Mirim, próximo ao mirante.

“Mais uma vez o Saae se destaca quanto o assunto é cultura. Convido a população a conhecer as obras que ficaram muito bonitas” comenta o superintendente do Saae, engº Sandro Lopes Coral.

As Obras

O Coração e Suas Artérias

A proposta da obra é trazer para o público a ideia do coração como órgão principal do planeta, assim como ele é no corpo humano. Passando a experiência visual deste órgão, como, se a natureza em toda sua diversidade de fauna e flora fossem o coração do mundo.

O coração e suas artérias circulam o sangue no corpo assim como as raízes das matas interagem para manter circulando o fluxo de nutrientes que sustentam os galhos e as folhas, renovando, através da fotossíntese, o ar nas florestas ao nosso redor. O projeto quer dar visibilidade a algumas das espécies de plantas locais e chamar a atenção para a importância da preservação e atualidade da situação das matas nativas.

Utilizando formas geométricas mescladas com elementos orgânicos (vasos de plantas), a construção da obra será feita com chapas metálicas tentando evocar rigidez de material em contraste com a fragilidade das plantas.

Singular

Uma representação única, de dois indivíduos dentro de seu respectivo conceito habitual, mantendo suas características em uma releitura com formas não convencionais, e de fácil interpretação; agradável aos olhos e ao toque. Essa obra visa além da conscientização, o respeito perante a beleza, nos fazendo pensar sobre a natureza que nos rodeia em meio ao grande volume das habitações humanas.

A junção de dois elementos, cuja sua presença ainda é ameaçada de extinção. A fragilidade e o medo na expressão do Lobo Guará, mostra que cada vez menos, será visto pelas próximas gerações, devido ao desmatamento das regiões onde ele habita, e por serem vítimas constantes de atropelamentos nas rodovias de alguns municípios de certas regiões do Brasil. A imponência e o esplendor da araucária, que com seus frutos pode se reproduzir por meio de dispersão, também pode ter como um grande aliado na sua propagação a gralha azul, porém seu corte ilegal e a coleta excessiva do pinhão, põe em risco sua presença nos campos e florestas de diversas regiões do país.

Mãe Natureza

Ninguém melhor que a própria Mãe Natureza para representar Fauna e Flora do nosso país. Sentada em posição de Lotus, Ela busca o equilibro entre homem e Natureza, da mesma forma que o cidadão Indaiatubano, ao integrar-se com o meio ambiente nos nossos parques, bosques e praças.

Equilíbrio Natural

O projeto a ser realizado será uma escultura representando um grande recipiente tendo toda a seu conteúdo (simulação de tinta e/ou de água) derramado de uma altura aproximada de 2m, com uma base aproximada de 1,5m. O modo como foi projetada, a autossustentação da escultura em si irá causar a impressão que ela está “parada no ar”, já despertando de longe grande impacto e a curiosidade dos observadores.

A obra traz a essência do objeto “paralisado no tempo” (como se fosse uma foto de algo em movimento, porém, esse mesmo efeito será produzido com um objeto 3D de grande escala que poderá ser observado e vivenciado pelos observadores em tempo real).

Para contemplar o “Fauna e Flora”, o projeto inclui em toda sua estrutura a criação espaços para que plantas sejam fixadas, ou seja, o projeto irá ter em sua estrutura plantas verdadeiras crescendo, além plantas de plástico (imitando a realidade).

Continue Lendo

Indaiatuba

Indaiatuba recebe novo lote de vacina Oxford/AstraZeneca e amplia vacinação de idosos

Publicado

em

Por

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Saúde recebeu na tarde de quinta-feira (25) um lote de 1.910 doses da vacina Oxford/AstraZeneca e segue com a vacinação dos idosos. De acordo com o Estado de São Paulo foi enviado um quantitativo para cobrir cerca de 70% do grupo de 80 a 84 anos, sendo assim Indaiatuba convocará neste primeiro momento, os idosos de 82 a 84 anos para iniciar a vacinação e assim que receber novas doses irá expandir para idosos de 80 e 81 anos. A convocação será enviada no e-mail de cadastro no Minha Vacina, lembrando que só tem direito a vacinação as pessoas cadastradas no sistema.

A vacinação será no CET (Centro Esportivo do Trabalhador) na segunda e terça-feira (1º e 2) das 9h às 16h, para idosos de 82 a 84 anos em sistema Drive-Thru e pedestre. Para ser vacinado é preciso levar a confirmação do cadastro, um documento com foto e comprovante de endereço (IPTU, conta de água ou luz).

De acordo com a Secretária de Saúde, Graziela Garcia, a estratégia foi traçada visando priorizar os mais velhos enquanto o Estado envia novas doses. “Nós recebemos vacina para parte do quantitativo, hoje temos 2.595 idosos de 80 a 84 anos cadastrados, mas já fomos sinalizados pelo Estado que mais um lote irá chegar nos próximos dias, então organizamos a vacinação por idade com o intuito de administrar as doses e também dividir o público para não gerar longa fila de espera e garantir mais segurança e agilidade na hora da vacinação”, salienta Graziela e continua. “Neste momento, as pessoas entre 82 e 84 anos devem conferirem o cadastro Minha Vacina e seguir as orientações para a imunização”, explica Graziela.

Continue Lendo

Indaiatuba

NOTA 311 / COVID-19 / quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba informa hoje, 25 de fevereiro, o registro de mais quatro óbitos com diagnóstico positivo para Covid-19. Nesta data foram registradas 729 notificações suspeitas (entre hospitais, laboratórios particulares e unidades de saúde), foram confirmados mais 108 casos positivos e outros 553 tiveram resultado negativo.

Três óbitos ocorreram no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo), sendo um masculino, 35 anos, internado desde o dia 16 de fevereiro, faleceu ontem (24), possuía obesidade grau III; outro homem de 83 anos, internado desde o dia 21 de fevereiro, faleceu ontem (24), possuía hipertensão; mais um homem de 83 anos também internado desde o dia 21 e foi a óbito ontem (24) possuía fibrilação arterial. No hospital em Artur Nogueira, faleceu no dia 23 uma mulher de 85 anos, internada desde o dia 1º deste mês, possuía diabetes e hipertensão. A administração municipal lamenta as mortes e presta condolência aos familiares e amigos.

Desde o início da pandemia, 14.933 pessoas contraíram a doença no município. Dessas, 14.430 são consideradas curadas ou estão em recuperação domiciliar; 355 evoluíram a óbito e 1.657 casos suspeitos aguardam resultados.

Na data de hoje há 73 internados, dos quais 48 estão confirmados para Covid-19. Do total, 38 estão em leitos clínicos e 35 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa de ocupação dos leitos é a seguinte:

Leitos Clínicos

Haoc: 60%

Santa Ignês: 60%

UTI

Haoc: 92%

Santa Ignês: 100%

*Externa: 75%

MINHA SAÚDE

Ao apresentar sintomas, o cidadão pode realizar o seu atendimento online, pelo MINHA SAÚDE COVID-19. O paciente responde questionário prévio e com a suspeita, encaminhado para médico de plantão, que realiza o atendimento por vídeo, sem sair da plataforma digital e encaminha para exame em uma Unidade de Saúde.

O link do serviço está no site da Prefeitura www.indaiatuba.sp.gov.br. Para outras dúvidas basta chamar no WhatsApp da Saúde (19) 9 9779-3856.

CUIDADOS

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de se manter os cuidados diariamente. Ao sair de casa use máscara e álcool em gel. Mantenha distanciamento social e evite aglomerações.

*Leitos externos contratados pelo município para atendimento SUS.

Continue Lendo









<





Populares