Connect with us

Geral

Aula sobre Direitos Humanos e Cultura da Paz reúne 130 servidores

imagem 79

A Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS), em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, promoveu na última quinta-feira, 7 de novembro, a aula magna da 3ª edição do curso “Noções em Direitos Humanos e Cultura de Paz”. O encontro reuniu cerca de 130 servidores de diversas áreas da Administração Municipal.

A capacitação teve como objetivo sensibilizar os participantes no entendimento geral de noções de direitos humanos, na perspectiva de Cultura de Paz, além de capacitar os servidores, proporcionando conhecimento do processo de construção e evolução dos Direitos Humanos, tolerância e valorização à diversidade cultural, exercícios de cidadania e mediação de conflitos.

Também ofereceu ferramentas para a identificação e combate de violência aos direitos humanos e cultura de paz e no conhecimento dos fluxos e encaminhamentos cabíveis, em casos de constatação de violência dos Direitos Humanos.

Advertisement

A aula foi ministrada pela secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira, e pelo presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana do Estado de São Paulo, Dimitri Sales.

“Ficamos muito felizes em poder promover a 3ª edição desse curso sobre Direitos Humanos para os servidores. O curso é uma ferramenta fundamental para a compreensão desse contexto atual onde essa política pública. Estamos falando de direitos de pessoas, de direito da família, de direitos que dialogam com a democracia, por isso é preciso que os profissionais, os servidores tenham compreensão do que os direitos humanos historicamente representam”, disse a secretária.

Durante a aula, os participantes debateram os seguintes temas: abordagem do sistema global de Direitos Humanos; compreensão conceitual de Cultura de Paz; reflexões sobre a proteção ao meio ambiente como pressuposto dos Direitos Humanos; questões de Direitos Humanos e Cultura de Paz e suas aplicações no combate à violação de direitos e na prevenção e superação ao racismo, ao sexismo, à LGBTfobia, à xenofobia, à discriminação social, religiosa, cultural, etária, contra a pessoa com deficiência e em situação de rua.

Advertisement

A servidora Josi Anania avaliou positivamente o evento. “A palestra foi enriquecedora, uma aula magna digna do nome e do tema. Ela realmente traz uma visão real e necessária nesses tempos em que a gente vive, de ameaças institucionais e a gente tem que se preocupar com a permanência do estado de direito e pensar em cultura de paz e Direitos Humanos, necessários para a manutenção da democracia.

O curso “Noções em Direitos Humanos e Cultura de Paz”, além da aula magna, contará com mais três encontros, ainda em novembro. Trinta servidores estão inscritos para a capacitação.

Para mais informações sobre os cursos e palestras da EGDS, basta acessar o endereço https://cursosegds.campinas.sp.gov.br/.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare