Connect with us

Geral

Atual e impactante, ‘A Cor Púrpura’ chega a Campinas em versão musical

imagem 215

O Teatro Municipal Castro Mendes será palco para a versão musical, inédita no Brasil, do espetáculo “A Cor Púrpura”, no fim de semana dos dias 6, 7 e 8 de maio. Baseado no livro de Alice Walker, ganhadora do Prêmio Pulitzer, e no filme de Steven Spielberg, o musical traz à cena 18 grandes atores do teatro musical brasileiro.

Os ingressos estão à venda pela internet.
A encenação será grandiosa, com 90 figurinos e um palco giratório de seis metros de diâmetro. A estrutura exige dois dias para descarga e montagem e reúne três carretas com cenário, figurinos, adereços e equipamentos. A produção local é da BR Produtora.

Escrito em 1982, “A Cor Púrpura” é uma saga familiar inspiradora que conta a inesquecível história de uma mulher que, por meio do amor, encontra forças para triunfar sobre a adversidade e descobrir sua voz no mundo. Em 1985, a obra foi adaptada para o cinema, com direção de Steven Spielberg, e recebeu 11 indicações ao Oscar. Passados quase 40 anos, a publicação de Alice Walker continua contemporânea ao retratar relações humanas de amor, poder, ódio, em um mundo pontuado por estruturais diferenças econômicas, sociais, étnicas e de gênero.

Advertisement

Com direção de Tadeu Aguiar e versão brasileira de Artur Xexéo para o texto da dramaturga americana Marsha Norman, “A Cor Púrpura, o Musical” estreou em setembro de 2019, com temporadas no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, e um imenso sucesso de público e crítica, tendo recebido 75 prêmios de 87 indicações.

O retorno aos palcos após a pandemia aconteceu em novembro de 2021, em São Paulo. Agora, após temporada no Rio de Janeiro nos meses de janeiro e fevereiro, a montagem segue em turnê por diversas cidades do país.

Sinopse
A Cor Púrpura, o Musical” se passa na primeira metade do século XX, na zona rural do Sul dos Estados Unidos, e narra a trajetória e luta de Celie (Leticia Soares) contra as adversidades impostas pela vida a uma mulher negra. Na adolescência, a personagem tem dois filhos de seu suposto pai (Jorge Maya), que a oferece a um fazendeiro local para criar seus herdeiros, entre eles Harpo (Alan Rocha), além de lavar, passar e trabalhar sem remuneração. Ela é tirada à força do convívio de sua irmã caçula Nettie (Merícia Cassiano) e passa a morar com o marido Mister (Sergio Menezes).

Advertisement

Enquanto Celie resigna-se ao sofrimento, Sofia (Erika Affonso) e Shug (Flavia Santana) entram em cena, mostrando que há possibilidade de mudanças, novas perspectivas, esperança e até prazer. A saga de Celie é permeada por questões sociais de extrema relevância até os dias atuais como a desigualdade, abuso de poder, racismo, machismo, sexismo e a violência contra a mulher.

Por trás da história de Celie, há uma crítica à relação entre homens e mulheres, ao poder dado ao homem em uma sociedade que ainda luta por igualdade entre gêneros, etnias e classes sociais. Um espetáculo que retrata um pedaço do mundo no início do século XX, mas que nos mostra a atualidade dessas questões”, diz Tadeu Aguiar.

Estrutura impressiona
Com versão musical inédita no Brasil, o musical traz à cena 18 atores, 90 figurinos, um palco giratório de 6 metros de diâmetro e uma escada curva com sistema de traveling em volta do cenário. Nesta retomada teatral, o elenco, na sua maioria escolhido por testes, permanece praticamente o mesmo.

Advertisement

Além de Leticia Soares, Flavia Santana, Sergio Menezes, Erika Affonso, Alan Rocha e Jorge Maya, completam o elenco Larissa Noé (Gralha); Suzana Santana (Jarene); Hannah Lima (Doris); Cláudia Noemi (Darlene); Caio Giovani (Grady); Leandro Vieira (Buster); Gabriel Vicente (Bobby); Thór Junior (Pastor); André Sigom (Soldado); Nadjane Pierre (Solista da Igreja,); Leo Araújo (Emsemble).

A música é de Brenda Russell, Allee Willis e Stephen Bray. A direção musical é de Tony Lucchesi, produção de elenco de Marcela Altberg, cenário de Natalia Lana, figurinos de Ney Madeira e Dani Vidal, coreografias de Suely Guerra e produção de Tadeu Aguiar e Eduardo Bakr.

O espetáculo é apresentado pelo Ministério do Turismo e pela Bradesco Seguros, com patrocínio da Eletrobrás.

Advertisement

Ficha técnica
Texto: Marsha Norman | Músicas: Brenda Russell, Allee Willis e Stephen Bray | Versão Brasileira: Artur Xexéo | Direção Geral: Tadeu Aguiar | Direção Musical: Tony Lucchesi | Elenco: Letícia Soares, Sergio Menezes, Flávia Santana, Jorge Maya, Alan Rocha, Merícia Cassiano, Erika Affonso, Larissa Noé, Suzana Santana, Cláudia Noemi, Hannah Lima, Caio Giovani, André Sigom, Leo Araújo, Thór Jr, Gabriel Vicente, Leandro Vieira, Nadjane Rocha | Assistência de direção: Flávia Rinaldi | Produção de elenco: Marcela Altberg | Cenário: Natália Lana | Figurino: Ney Madeira e Dani Vidal | Desenho de luz: Rogério Wiltgen | Desenho de som: Gabriel D’Angelo | Coreografia: Sueli Guerra | Assistência de cenografia: Gisele Batalha | Assistência de Coreografia: Olívia Vivone | Assistência de direção musical: Thalyson Rodrigues | Mídias sociais: Rafael Nogueira | Designer gráfico: Alexandre Furtado | Produção executiva: Edgard Jordão | Coordenação de produção: Norma Thiré | Produção Geral: Eduardo Bakr
Duração: 180 minutos (com intervalo)
Classificação: 12 anos
Produção Local – BR Produtora

Serviço
A Cor Púrpura – O Musical”
Dias 6, 7 e 8 de maio – sexta às 20h; sábado às 16h e 20h30h; domingo às 18h
Teatro José de Castro Mendes
Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial, Campinas/SP
Telefone para informações –  19 3272-9359
Ingressos – à venda no Sympla (https://bileto.sympla.com.br/event/72875/d/135992).
A classificação é para 12 anos.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare