Connect with us

Geral

Ato no centro da cidade marca Dia de Combate à Intolerância Religiosa

Publicado

em

Um ato em alusão ao Dia Municipal de Combate à Intolerância Religiosa será realizado no sábado, dia 20 de janeiro, das 9h às 12h, na Praça Rui Barbosa (atrás da Catedral). O evento será promovido pelo Centro de Referência em Direitos Humanos na Prevenção e Combate ao Racismo e Discriminação Religiosa e pela Coordenadoria Setorial de Promoção da Igualdade Racial (Cpir) da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania. O objetivo é iniciar o ano com ações positivas que abordem a temática do respeito a todas as religiões dentro da Campanha “#respeitotodasreligioes”.

 

De acordo com a coordenadora do Centro, Jacqueline Damásio, o evento promove em Campinas o diálogo entre os diferentes segmentos religiosos. “Distribuiremos materiais informativos e estaremos disponíveis para atender a população, dando exemplo de que ‘Conversando a gente se entende’, que é justamente o mote da roda de conversa que realizamos periodicamente junto com a Cpir e cidadãos de todos os credos religiosos”. 

 

O Dia Municipal de Combate à Intolerância Religiosa foi instituído pela Lei nº 13.914/2010. Segundo Jacqueline, a data relembra o falecimento da Iyalorixá Gildásia dos Santos e Santos (Mãe Gilda), que foi acusada de charlatanismo, além de ter sua casa atacada e membros de sua comunidade agredidos. Em consequência do ataque, Mãe Gilda teve um infarto do miocárdio e faleceu. Além de constar do calendário oficial do município de Campinas, a data também é celebrada nacionalmente, conforme estipula a lei federal 11.635, de 27 de dezembro de 2007. 

Publicidade

 

Serviço:

Data: sábado, dia 20 de janeiro 

Horário: 9 às 12h

Local: Praça Rui Barbosa (atrás da Catedral)

Publicidade

 

Entidades que queiram participar do ato com materiais de seu segmento religioso para distribuição, devem entrar em contato com o órgão pelo telefone e (19) 32326431.

 

 

Publicidade

Geral

Prefeitura entrega obras e realiza eventos de aniversário da cidade

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Campinas preparou uma série de entregas de obras, lançamento de projetos e eventos para marcar o aniversário de 248 anos da cidade, comemorado no dia 14 de julho. Entre as inaugurações está o Ceprocamp Campo Grande, 13 praças e áreas de lazer, seis obras de pavimentação e infraestrutura, uma ciclovia no bairro Nova Campinas, a Clínica Veterinária Móvel, a plataforma no programa Aprova Fácil, a assinatura de ordens de serviço para construção de 14 novos reservatórios de água e para troca de 135 quilômetros de rede de água, entrega de títulos de propriedade de imóveis em núcleos residenciais e muitas outras ações.
Nesta segunda-feira, 4, pela manhã, o prefeito Dário Saadi e o presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior, inauguraram o reservatório de água Carlos Lourenço, com capacidade para armazenar 1,5 milhão de litros de água potável.
A programação teve início na sexta-feira, 1º de julho, com a entrega do novo tomógrafo do Hospital Mário Gatti, quase dobrando a capacidade de realização de exames.
No último fim de semana, os destaques foram duas apresentações, que levaram grande público à Concha Acústica do Taquaral. No sábado, 2, a Orquestra Rock e, no domingo, 3, Renato Teixeira com a Orquestra Paulistana de Viola Caipira.
Também estão previstas na agenda de aniversário a inauguração da nova sede da IMA (Informática de Municípios Associados), no dia 9; a realização do tradicional Chefs Campinas na praça Carlos Gomes, no dia 10 (domingo); o batismo de um avião da companhia Azul com o nome de Campinas, no dia 11; e o anúncio da nova sede do Procon no centro da cidade, no dia 12.
No dia 14, quinta-feira, data do aniversário, será realizado um evento no Paço Municipal, com participação de consulados de oito países, apresentações culturais e comidas típicas. Neste mesmo dia, a Guarda Municipal comemora 25 anos, em evento na Pedreira do Chapadão. Também no dia 14, será entregue o Meliponário do Taquaral – Projeto Campinas, Cidade Amiga das Abelhas Nativas e o Ceasa inaugura o Jardim dos Sentidos no Mercado de Flores.
O dia 17, domingo, marca a volta da Corrida dos Distritos, com a realização da etapa Campo Grande. A prova de atletismo também terá etapas nos distritos de Nova Aparecida (14/08), Barão Geraldo (04/09), Joaquim Egídio (12/10) e Ouro Verde (02/11), com encerramento no Centro (18/12). No mesmo dia 17, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas se apresentará na Concha Acústica do Taquaral com a participação da cantora Fafá de Belém.
Haverá ainda as entregas da ciclovia da avenida Jesuíno Marcondes Machado, na Nova Campinas (dia 20/07); da Clínica Veterinária Móvel (21/07); das obras de reforma do Terminal de ônibus de Barão Geraldo (22/07) e a apresentação da plataforma do programa Aprova Fácil (26/07).
Outros destaques da programação são o anúncio de implantação de uma unidade do Ceprocamp na região do Campo Belo, entrega de 11 academias para pessoas da terceira idade em praças públicas, ordens de serviço para a construção de cinco áreas de lazer, o lançamento do programa Simplifica Campinas (com foco na desburocratização de processos), o lançamento das Olimpíadas do Servidor e vários eventos na Mata de Santa Genebra.

Continue Lendo

Geral

Abertas as inscrições para a Semana da Juventude, que será em agosto

Publicado

em

Por

O Conselho Municipal da Juventude e a Coordenadoria de Políticas para a Juventude da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos abrem nesta segunda-feira, dia 4, as inscrições de propostas de atividades, ações e eventos para compor a programação da Semana da Juventude 2022, que vai ocorrer entre os dias 12 e 27 de agosto. 

 

“A participação da juventude é fundamental para criarmos uma sociedade mais justa e solidária”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.

 

As instituições, serviços, coletivos, ou jovens engajados na pauta das juventudes interessados devem acessar o link https://forms.gle/vwvzBccjeDXVuRZv6 e preencher o formulário. As inscrições vão até 16 de julho. 

Publicidade

 

O tema deste ano  é “Pega essa visão: a minha, a sua e a nossa participação” e está pautado no eixo Direito à cidadania, à participação  social e política e à representação juvenil do Estatuto da Juventude. “O tema da Semana contempla a enorme mobilização realizada pela juventude para retirar o título de eleitor e participar do processo eleitoral. Mostra que os jovens estão cada vez mais conscientes dos seus direitos e deveres na construção de um país melhor”, disse Fernando Martins, presidente do Conselho da Juventude de Campinas, gestão 2022-2023. 

 

Semana da Juventude 

 

Publicidade

Instituída no calendário oficial de Campinas por meio da Lei Complementar nº 115/2015, a Semana da Juventude é um evento comemorado anualmente na semana do dia 12 de agosto, realizado pelo Poder Executivo em colaboração com o Conselho Municipal da Juventude e parceiros da sociedade civil.

 

Com base no Estatuto da Juventude, compreendendo a juventude  como pessoas na faixa etária de 15 a 29 anos, a 7 ª Semana será realizada em conjunto com a Fundação FEAC, através do Programa Juventudes, e contará com ampla e diversa programação proposta por instituições, serviços coletivos, ou jovens engajados na pauta das juventudes, entre os dias 12 e 27 de Agosto. 

 

Fundação FEAC – Programa Juventudes

Publicidade

 

O Programa Juventudes tem como foco o rompimento das barreiras sociais, educacionais, econômicas, de raça e gênero impostas às juventudes periféricas do município de Campinas, ampliando suas possibilidades de fazerem escolhas e assegurando-lhes meios para a mobilidade social. O objetivo é incentivar e fortalecer a participação desses jovens em todas as esferas sociais, principalmente em relação às questões que lhes afetam, tanto individual quanto coletivamente.

Continue Lendo

Geral

Feira do Empreendedor PCD Eficiente conquista o público na Estação Cultura

Publicado

em

Por

Reunindo atrações culturais, projetos sociais e alternativas de consumo, a Feira do Empreendedor PCD (Pessoa Com Deficiência) Eficiente conquistou o público durante a manhã e tarde de sábado, dia 2, na Estação Cultura. A ação contou com o apoio da Prefeitura de Campinas.

 

O evento contou com a presença de autoridades municipais como o prefeito de Campinas, Dário Saadi, o presidente da Câmara, Zé Carlos, e a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro.

 

“É uma honra para Campinas receber essa iniciativa pioneira. Esperamos que essa seja a primeira de uma série de iniciativas semelhantes”, afirmou o prefeito. Para Vandecleya Moro, a iniciativa é uma forma de promover a emancipação e a autoestima das pessoas com deficiência. “A Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos entende como primordial o empoderamento sustentável das pessoas em todas as suas dimensões e essa feira traduz nossa compreensão do tema”, afirmou.

Publicidade

 

A Feira do Empreendedor PCD Eficiente contou também com o apoio do Sebrae. Organizado pela empresa Libras Visual, a Feira do Empreendedor PCD Eficiente reuniu 37 expositores, além de 13 palestras e 10 apresentações, como dança do ventre, ballet com crianças cegas, entre outros, tudo com total acessibilidade para o público cego e surdo. 

 

Campinas tem, segundo estimativas do IBGE, cerca de 28% da população, ou 345 mil pessoas, com algum tipo de deficiência: são 13 mil com deficiência intelectual, 54 mil com deficiência auditiva, 72 mil com deficiência motora e 205 mil com deficiência visual.

 

Publicidade

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos oferece os seguintes serviços à população com deficiência: 

 

Plataforma Emprega Bem – plataforma digital on-line que aproxima as empresas dos profissionais com deficiência

 

Cartão Bem Acessível – documento de identificação da pessoa com deficiência que facilita o acesso prioritário aos serviços públicos municipais

Publicidade

 

Programa de Acessibilidade Inclusiva – o PAI serviço, de transporte coletivo 

 

Guia Digital Caminhos da Inclusão – o guia aponta uma lista contendo os endereços acessíveis de Campinas: https://caminhos.campinas.sp.gov.br/

 

Publicidade

Coordenadoria de Acessibilidade Arquitetônica – a coordenadoria de acessibilidade arquitetônica (CAA) realiza as vistorias nos imóveis públicos ou de uso público para verificação e orientação quanto as normas de acessibilidade

 

Centro de Referência da Pessoa com Deficiência – realiza o atendimento psicossocial para as pessoas com deficiência e suas famílias dando orientações sobre direitos

 

Central de Interpretação de Libras – realiza o atendimento ao público surdo ou com deficiência auditiva, intermediando a sua comunicação com os demais serviços públicos

Publicidade
Continue Lendo

Populares