Connect with us

Geral

Ato celebra os 20 anos do Cepir e do Conselho da Comunidade Negra

imagem 108

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, presidiu nesta sexta-feira, dia 12, uma cerimônia em homenagem aos 20 anos da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (Cepir) e do Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra. O evento contou com a presença de ex-presidentes do Conselho, de gestores de Promoção da Igualdade Racial da região e de vereadores da Câmara Municipal.
É com muita honra que recebemos aqui todos vocês, em especial a vereadora Paola Miguel, vítima de uma injúria racial, o que é inaceitável para nós. As contribuições da Cepir e do Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra são fundamentais para a construção das necessárias políticas públicas para a promoção da igualdade racial”, afirmou o prefeito Dário Saadi.
A secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, Vandecleya Moro, destacou a importância do trabalho conjunto do poder público e da sociedade civil. “Trabalhamos juntos rumo à promoção do bem comum e agradeço a todos pelo empenho em assegurar esse apoio, tão importante para a garantia e promoção de direitos da comunidade negra e parda”, afirmou.
O presidente do Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra, Moacyr Barra Grande Filho, destacou a necessidade da participação popular e convidou a todos para participar e colaborar nas discussões do Conselho. O coordenador setorial de Promoção da Igualdade Racial, Sérgio Max Almeida Prado, enfatizou a importância da Cepir na construção de políticas públicas para a igualdade racial.
Consciência Negra
A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, está realizando uma série de eventos em homenagem ao Mês da Consciência Negra. 
Além da conhecida Marcha Zumbi dos Palmares, agendada para o dia 20 de novembro às 10h, saindo da Estação Cultura, há, entre outras atividades, a exposição em homenagem aos 100 anos do fotógrafo campineiro Aristides Pedro – o V8 (https://bit.ly/Mostrav8). Durante novembro, a Prefeitura mantém uma campanha de conscientização sobre o tema, com o slogan: “Troque o ‘não sou racista’ por sou antirracista”.
Outros assuntos e temas relevantes para a promoção da igualdade racial, assim como a programação completa do Mês da Consciência Negra poderão ser acessadas através do hotsite (https://www.campinas.sp.gov.br/consciencianegra/).
Novembro é o mês para refletir e para se inspirar nas lutas que buscam a superação do racismo e promovem a justiça pela igualdade racial. Sabemos, igualmente, que o ano tem doze meses e, por isso, essa história se prolonga em busca de atitudes que combatam o racismo. Temos a consciência de que a conquista do direito é uma luta sem tréguas, rumo a uma sociedade sem discriminação racial”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.
V8.
Nascido em 23 de outubro de 1921, o famoso fotógrafo campineiro Aristides Pedro da Silva, o V8, marcou a história da cidade com seus registros. No ano de seu centenário, a Prefeitura de Campinas, em parceria com o Centro de Memória da Unicamp, o homenageia com uma exposição no saguão do Paço Municipal composta por 16 pranchas com fotografias de autoria dele de pessoas que o fotografaram, além de sua biografia. Esse grande fotógrafo negro retratou, como poucos, a nossa Campinas no século passado, e seu trabalho poderá ser visto durante este mês de novembro. 
Toda a programação ressalta personalidades e marcadores históricos de grande importância para a valorização da contribuição do negro na construção do nosso país.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare