Connect with us

Sumare

Atenção no acesso à Anhanguera, próximo à Carlos Cunha

sumare

Motorista, cuidado ao passar pela via de acesso à Anhanguera, próximo à Carlos Cunha. Pista com acúmulo de água o que pode causar aquaplanagem e problemas mecânicos e elétricos nos veículos, além de acidentes. Se possível, utilize caminho alternativo.
Fotos: CETSEG (Demétrio)

Em dias chuvosos, uma das principais preocupações que o motorista deve ter no trânsito é a aquaplanagem. Isto ocorre, quando uma lâmina de água se coloca entre o asfalto e os pneus, provocando a perda de contato do carro com o solo.

Vários fatores contribuem para que o fenômeno ocorra: velocidade do automóvel, qualidade do asfalto, quantidade de água sobre a pista e, principalmente, o estado de conservação dos pneus.

Advertisement

Não sendo possível controlar a qualidade das estradas, nem as mudanças climáticas, a melhor forma de se proteger é ficar atento ao que está ao seu alcance.

Para evitar a aquaplanagem, você deve adotar algumas medidas de segurança, como:

1. Revise o estado de seus pneus, pois se eles estiverem “carecas” a aderência do pneu no asfalto será menor, e consequentemente, maior o risco de aquaplanagem;

Advertisement

2. Mantenha seus pneus sempre calibrados e com a pressão indicada pelo fabricante do veículo;

3. Tenha os quatro pneus com a mesma medida e desenho;

4. Faça o rodízio a cada cinco mil quilômetros;

Advertisement

5. Reduza a velocidade do veículo (não ultrapassar os 80 km/h), em dias de forte chuva, sempre acionando os freios antes de passar por uma poça d’água.

Mas, se mesmo assim ocorrer uma aquaplanagem, algumas atitudes são indispensáveis:

1. Retire imediatamente o pé do acelerador. Não pise bruscamente no pedal do freio e segure firme o volante para manter as rodas retas.

Advertisement

2. Quando os pneus retomarem o contato com o solo, gire levemente a direção de um lado para o outro, para sentir que o veículo recuperou totalmente a aderência.

3. Caso o carro possua freios ABS (que não deixa travar as rodas), aplique a força no pedal do freio, mantendo-o pressionado até o controle total do veículo.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare