Assim como no IBGE, Maria e José são os nomes mais comuns no ranking da Ouvidoria do Município
Qual o nome mais comum no Brasil? Segundo publicação feita pelo IBGE nesta semana, Maria e José lideram o ranking nacional. Em Campinas, os dados seguem a mesma linha e das mais de 94 mil manifestações recebidas pela Ouvidoria do Município entre 2002 e 2025, os dois nomes figuram entre os mais comuns.
O Ranking dos 100+ foi feito a partir dos bancos de dados da Ouvidoria, considerando o campo “nome” dos usuários que autorizaram a sua identificação. Cada pessoa foi contabilizada uma única vez, mesmo tendo registrado mais de uma manifestação.
“Os três primeiros nomes – Maria, José e Ana – têm as mesmas posições nos dois rankings, a partir daí, alguns nomes mudam. Por exemplo, no nacional, Adriana está na 34ª posição, enquanto no nosso, aparece na 10ª. No caso de Sônia, a diferença é ainda maior: 84ª no IBGE e 12ª no nosso”, conta o ouvidor-geral Marcelo Gonçalves de Souza.
Ainda segundo Souza, a busca por ranquear os nomes dos cidadãos que procuram a Ouvidoria surgiu a partir do interesse que a divulgação do IBGE gerou. “As pessoas correram para saber quantos nomes iguais aos seus existem no Brasil e, no caso do IBGE, dá até para saber qual a incidência por década, o que torna o dado ainda mais interessante”, comentou.
Além da participação plural que os nomes revelam, é importante destacar que “Maria”, além de ocupar o topo do ranking, representa a relevância da participação feminina. “Os relatórios produzidos e divulgados pela Ouvidoria-Geral têm indicado uma participação feminina em torno de 65%. O ranking dos nomes apenas consolida essa representatividade”, explicou o ouvidor-geral.
Dos cem nomes presentes no ranking da Ouvidoria, Anderson e Gabriela são os dois últimos (posições 99 e 100) e, no do IBGE, ocupam as posições 56 e 65.
Confira os dez nomes mais comuns no Ranking dos 100+ da Ouvidoria de Campinas
1º – Maria (6,82% das ocorrências)
2º – José (2,59% das ocorrências)
3º – Ana (1,90%)
4º – Antônio (1,32%)
5º – João (1,08%)
6º – Carlos (0,97%)
7º – Paulo (0,92%)
8º – Luiz (0,75%)
9º – Marcia (0,73%)
10º – Adriana (0,64%)
O relatório completo está disponível no endereço https://campinas.sp.gov.br/secretaria/ouvidoria-geral-do-municipio/pagina/ranking-100-nomes-de-usuarios-identificados-na-ouvidoria .
—