Connect with us

Geral

Arquivo Municipal é parte da 2ª Semana Nacional de Arquivos em Campinas

imagem 172

O Arquivo Municipal de Campinas é parte da programação da Segunda Semana Nacional de Arquivos “Governança, memória e herança” com uma série de eventos do dia 6 de junho (terça-feira) até 8 de junho (sexta-feira). A Semana tem o objetivo de abrir os arquivos para a sociedade e divulgar o trabalho de salvaguarda do patrimônio documental desenvolvido. A primeira atividade será uma visita intermediada ao Arquivo Municipal na terça-feira, dia 8, às 10h. 

 

 

Advertisement

 

A Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de eventos em arquivos, centros de memória e documentação e demais entidades que abrigam serviços de arquivos de todo o país. Seu objetivo é aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os valiosos trabalhos nelas desenvolvidos.

 

Advertisement

 

 

Em Campinas, a Semana segue com debates realizados no próprio Arquivo (Rua José Oscar Gratti, 100, Swiss Park, Campinas). Na quarta-feira, dia 6, às 10h, o tema será “Gestão de documentos e preservação nos arquivos do executivo e do legislativo” com Antônio Carlos Galdino, coordenador do Arquivo Municipal de Campinas, e Murilo Favaretto, diretor de gestão documental do Arquivo da Câmara Municipal de Campinas

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

Na quinta-feira, dia 7, no mesmo horário, o tema debatido será “Arquivos setoriais e suas especificidades” com Maria da Conceição Pinto, funcionária aposentada do Arquivo Geral da Sanasa, e Denise Cury, do Arquivo Setorial da Secretaria Municipal de Saúde. A Semana se encerrá com a mesa “Arquivos, universidade e pesquisa” na sexta-feira, dia 8, também às 10h. Os debatedores serão Ana Maria Reis de Goes Monteiro, diretora do CMU – Centro de Memória da Unicamp, e Humberto Innarelli, diretor Técnico do Arquivo Edgard Leuenroth – Unicamp. 

 

Advertisement

 

 

Todas as atividades são gratuitas e é preciso fazer inscrição prévia pelo e-mail [email protected]. É preciso informar a atividade de interesse, nome completo, telefone para contato, instituição e vínculo (estudante, professor, profissional etc.). A confirmação será condicionada à disponibilidade de vagas. 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

A Semana é organizada pelo Arquivo Nacional e pela Fundação Casa de Rui Barbosa. A iniciativa é uma das ações previstas no Plano Setorial de Arquivos (2017-2027), elaborado pelo Colegiado Setorial de Arquivos do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) do Ministério da Cultura.

 

Ocorre sempre em junho, em função da data estabelecida pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA) em homenagem aos arquivos – 9 de junho, fazendo parte de um calendário internacional. Além disso, o ICA lança um tema diferente a cada ano para inspirar os eventos. O deste ano é Governança, Memória e Herança.

Advertisement

 

As instituições organizadoras ressaltam que são inúmeros os benefícios do evento, pois aproxima os arquivos da sociedade, atuando como instrumento facilitador do acesso à informação, de modo a apoiar o cidadão na defesa de seus direitos e a incentivar a produção de conhecimento científico e cultural – uma das funções dos arquivos. Desde a primeira edição, no ano passado, o Arquivo Municipal de Campinas atendeu ao convite do Arquivo Nacional e da Fundação Casa de Rui Barbosa e se reuniu junto a outras muitas instituições, no intuito de promover eventos de cunho acadêmico ou artístico-cultural durante a semana.

 

Advertisement

 

 

O Arquivo Municipal é gerenciado pela Diretoria de Gestão de Informação e Documentos e Atendimento ao Cidadão vinculada à Secretaria Municipal de Governo. 

Advertisement

 

 

A programação nacional do evento pode ser consultada no link: http://semanadearquivos.arquivonacional.gov.br/index.php/pt-br/

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Serviço:

 

Data: 05/06 – Terça-feira – 10h

Advertisement

 

Abertura

 

Advertisement

Visita mediada ao Arquivo Municipal

 

 

Advertisement

 

06/06 – Quarta-feira – 10h

 

Advertisement

Mesa 1: Gestão de documentos e preservação nos arquivos do executivo e do legislativo

 

Antônio Carlos Galdino (Arquivo Municipal de Campinas)

Advertisement

 

Murilo Favaretto (Arquivo da Câmara Municipal de Campinas)

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

07/06 – Quinta-feira – 10h

 

Mesa 2: Arquivos setoriais e suas especificidades

Advertisement

 

Maria da Conceição Pinto (Arquivo Geral da Sanasa)

 

Advertisement

Denise Cury (Arquivo Setorial da Secretaria Municipal de Saúde)

 

 

Advertisement

 

 

08/06 – Sexta-feira – 10h

Advertisement

 

Mesa 3: Arquivos, universidade e pesquisa

 

Advertisement

Ana Maria Reis de Goes Monteiro (Diretora do CMU – Centro de Memória da Unicamp)

 

Humberto Innarelli (Diretor Técnico do Arquivo Edgard Leuenroth – Unicamp)

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

Encerramento

 

Advertisement

Inscrições: gratuitas, pelo e-mail: [email protected]

 

A confirmação será condicionada à disponibilidade de vagas e haverá emissão de certificado. 

Advertisement

 

Local: Arquivo Municipal de Campinas – Rua José Oscar Gratti, 100, Swiss Park, Campinas/SP

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare