Connect with us

Geral

Arquivo Municipal dá início à programação da 5ª Semana de Arquivos

imagem 48

Começa hoje, terça-feira 8 de junho, a programação campineira da 5ª Semana Nacional de Arquivos, organizada localmente pelo Arquivo Municipal. O evento já pode ser considerado um sucesso. A procura fez o número de vagas da oficina que abre a programação ser ampliado de 30 para 50 inscritos.O tema da Semana Nacional de Arquivos deste ano é “Empoderando Arquivos”.

 

A primeira atividade será a Oficina “Arquivos digitais na pandemia: como organizar e gerir”, realizada hoje e na próxima quinta-feira, dia 10, com o Coordenador do Arquivo Municipal de Campinas, Antonio Carlos Galdino. As 30 vagas disponibilizadas inicialmente se esgotaram rapidamente e foram abertas outras 20, também preenchidas.

Advertisement

 

A oficina reunirá, além de interessados em geral, profissionais de instituições culturais e arquivísticas de todo o país, como o Instituto Maurício Nogueira Lima (Campinas/SP); Secretarias de Educação Municipal e Estadual; Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo; Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, da Secretaria de Cultura de Santos; Amazonas Filarmônica; Centro Cultural Teatro Guaíra, de Curitiba; Faculdade de Medicina da USP e da Universidade Federal de Minas Gerais. Também estão inscritos instituições de memória da cidade, como o Centro de Memória da Sociedade Hípica de Campinas e o Museu Universitário da PUC-Campinas, e de outros locais, como o Centro de Memória Leopoldina Amélia Ribeiro de Souza Marques do Rio de Janeiro, o Museu da Imagem e do Som de Alagoas e o Museu Histórico de Itapira.

 

Advertisement

Webnários

 

Além da oficina, a Semana Nacional dos Museus em Campinas oferecerá dois webinários (seminários virtuais pela internet), na quarta e sexta-feira, dias 9 e 11 de junho, ambos às 14h, com transmissão pelo YouTube da Prefeitura Municipal de Campinas. Todas as pessoas interessadas poderão acompanhar gratuitamente.

Advertisement

 

O Webinário 1 tem o tema “Os arquivos fora das instituições arquivísticas: uma discussão sobre acervos e políticas de memória”. Será dia 9 de junho, das 14h às 16h. A transmissão online será em https://www.youtube.com/watch?v=FvErmVNG0SU&feature=youtu.be. 

 

Advertisement

O link para inscrição, para aqueles que desejarem emissão de certificado de participação, é o https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScMQ38jQ4IQHX8NE4DFrt8PAy-EOPKB0Jes3CYAl2zd5FSLtQ/viewform. Mas para assistir não é preciso inscrição prévia.

 

O webinário abordará como são tratados os arquivos de instituições não propriamente arquivísticas, mas que lidam com a produção e/ou o processamento de registros, documentais ou de outras naturezas. A mesa terá a mediação de Rafael de Araújo Oliveira, do Programa de Especialização em Patrimônio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Temas: “Arquivos de orquestra: reflexões sobre a constituição de um acervo musical e o papel do músico-arquivista”, com Carô Tenório (Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas); “A materialidade nos registros do Patrimônio Imaterial: a constituição do acervo documental/digital, acesso e difusão cultural”, com Marcela Bonetti (Secretaria Municipal de Cultura de Campinas); “Arquivo vivo na escola: experiências compartilhadas, memórias e histórias preservadas”, com Renata Reis Pereira Matielo Fonseca (CEI Maria da Gloria Martins/Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Campinas).

Advertisement

 

O webinário 2 será “Arquivos e história das cidades: fontes documentais e novos estudos urbanos”, no dia 11 de junho, das 14h às 16h. O link para inscrição, para aqueles que desejarem emissão de certificado de participação, é o https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdMiJhn8nVJznJQYYdp5hcaSm2dAFuX_Aj6pnfC5IsxNNHu0A/viewform. A transmissão online aberta a todos será no https://www.youtube.com/watch?v=6u52YwETePk. 

 

Advertisement

O segundo webinário dialoga diretamente com a série mais consultada do Arquivo Municipal de Campinas: “Processos de licença para obras particulares de edificações”. A série é composta por processos administrativos produzidos e acumulados pela atividade de concessão de licença pelo poder público municipal para construir, reformar ou demolir edificação urbana por meio de emissão dos respectivos alvarás e pela regularização de edificação construída ou de área reformada, sem a licença prévia necessária. O encontro tem por objetivo propor uma reflexão sobre a importância de fontes documentais como essas para os estudos urbanos e como as pesquisas em arquivos podem ajudar a desvendar aspectos das histórias das cidades. 

 

Com mediação da professora Josianne Cerasoli, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH Unicamp), o webinário contará com as seguintes participações: “Digitalização da Série Obras Particulares do Arquivo Histórico de São Paulo: Políticas Públicas e novos horizontes historiográficos”, com a professora Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP); “Patrimônio industrial: diversidade de fontes documentais”, com a professora Denise Fernandes Geribello, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia (FAUeD-UFU); “Arquitetura italiana no interior do Estado de São Paulo”, com o professor Miguel Buzzar, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP).

Advertisement

 

 

Semana nacional

Advertisement

 

A Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de eventos em arquivos e outras instituições de memórias de todo o Brasil. O objetivo é aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os trabalhos nelas desenvolvidos.

 

Advertisement

Em 2021, sua 5ª edição será de 7 a 11 de junho. A data refere-se à semana em que se comemora o Dia Internacional dos Arquivos (9 de junho) e ocorre a Semana Internacional dos Arquivos 2021, ambos estabelecidos pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA).

 

A data em homenagem aos arquivos faz parte de um calendário internacional. No Brasil, o responsável por organizar a Semana é o Arquivo Nacional

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare