Connect with us

Geral

Arquivo de Campinas sedia 1ª reunião de Observatório de Municípios

imagem 90

O Arquivo Municipal de Campinas sediou nesta quinta-feira, dia 12 de julho, a primeira reunião do Observatório de Arquivos Municipais. Representantes de oito cidades participaram do encontro, que faz parte do projeto coordenado pelo Centro de Assistência aos Municípios do Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo, órgão do Arquivo Público do Estado.

 

Com a proposta de trocar experiências técnicas e gerenciais entre os servidores responsáveis pelos arquivos do Poder Executivo dos municípios, o Observatório une trabalho presencial a uma plataforma digital de interação constante que agiliza os contatos entre os arquivos. A ferramenta on-line foi disponibilizada pelo Centro de Assistência e permite a troca de documentos, informações e discussão permanente entre participantes do projeto.

Advertisement

 

Na primeira reunião de trabalho do Observatório, foram discutidos os temas, as datas e os locais de duas oficinas técnicas a serem realizadas nos municípios participantes do grupo. Estiveram presentes, servidores de outros sete municípios, além de Campinas: Araraquara, Guarulhos, Ribeirão Preto, Rio Claro, São José dos Campos, São Sebastião e Sorocaba. 

 

Advertisement

Também foi definida a realização de duas oficinas voltadas para a capacitação em conservação de documentos, ministradas por profissionais do Arquivo do Estado. Um desses encontros será realizado no Arquivo Municipal de Campinas.

 

A próxima reunião temática do grupo do Observatório será no mês de novembro, no Arquivo Municipal de Guarulhos. A pauta prevê uma reflexão sobre os caminhos da regulamentação legal dos arquivos municipais e sobre a elaboração e aplicação de Tabelas de Temporalidade, que definem a destinação oficial documentos das prefeituras, isto é, a eliminação ou a guarda permanente.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare