Apos casos suspeitos de coronavírus em Campinas, Hospital da Unicamp emite nota
Em relação ao Plano de Contigência contra o coronavírus (COVID-19) do Governo do Estado de São Paulo, de incluir o Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) como um dos hospitais de referência para o tratamento de CASOS GRAVES, a superintendência informa que a Unidade de Emergência Referenciada (UER) vai atender apenas os CASOS GRAVES encaminhados por outras unidades.
NÃO serão atendidos pacientes de demandas espontâneas. Pacientes com sintomas de tosse seca, dificuldade de respirar e febre devem procurar as Unidades básicas de saúde (UBS) ou Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de sua região. A medida é para não haver comprometimento da qualidade da assistência nos casos de rotina de urgência e emergência da Unidade.
A Superintendência do Hospital ressalta que NÃO REALIZA testes para vírus respiratórios comuns, nem a coleta de materiais respiratórios para diagnósticos de casos que não se enquadram nos critérios do coronavírus (COVID-19).
A Superintendência do Hospital de Clínicas da Unicamp esclarece que não tem medido esforços para prestar um atendimento digno aos pacientes recebidos na unidade (UER), e por isso conta com a compreensão da população até que a situação se normalize.
Campinas, 27 de fevereiro de 2020
Superintendência do Hospital das Clínicas da Unicamp