Connect with us

Geral

Após ataques, ônibus circulam com 75% da capacidade nesta terça-feira

onibus campinas

Após a ação de vândalos que incendiaram três ônibus coletivos na noite desta segunda-feira (28) em Campinas os ônibus circulam com 75% de sua capacidade nesta terça-feira (29). Ontem, todos os ônibus da linha Verde que passam pela região do Jardim São Marcos e Barão Geraldo foram retirados antes das 21h.

Alguns da linha Azul também ficaram sem circular, mas segundo a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), hoje as linhas já voltaram a circular normalmente dentro da operação especial de redução da frota.

Apesar do número um pouco maior de coletivos nas ruas hoje, até ontem apenas metade da frota estava circulando em horário de pico, um pouco mais de 500 ônibus, hoje pela manhã os terminais de ônibus estavam cheios de passageiros à espera dos ônibus.

Advertisement

Ontem os ataques de vândalos destruíram três ônibus coletivos. Eles estavam com passageiros que tiveram que sair às pressas do veículo. Foram queimados os coletivos das linhas 316 Parque Cidade/Rótula, 187 São Domingos/Viracopos e 422 Jardim Nova América.

Por causa do ataque, grande parte dos coletivos foram retirados de circulação por motivo de segurança, segundo a Emdec, e para garantir a circulação hoje.

Quem estava nos terminais de ônibus teve que esperar cerca de duas horas para conseguir voltar para casa. Já, para a região onde a linha Verde circula, os passageiros tiveram que dar outro jeito para retornar as suas casas.

Advertisement

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (Setcamp) classificou os incêndios dos coletivos como atos de terrorismo.

OPERAÇÃO GREVE DE CAMINHONEIROS

Desde a semana passada, a Emdec vem tomando medidas operacionais emergenciais para minimizar os impactos da falta de diesel nos ônibus, em virtude da greve nacional dos caminhoneiros que entrou nesta terça-feira no nono dia. Inicialmente, a circulação da frota, nos horários de pico, foi reduzida em 40%. Desde quinta-feira Campinas opera com a metade da frota nas ruas.

Advertisement

Desde sexta-feira carretas com combustível estão abastecendo os serviços essenciais. Elas saem da Refinaria Replan com a escolta do Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia). A operação do transporte do combustível, para serviços essenciais, vai continuar sendo feita com a escolta do Baep pelos próximos dias. O combustível é para a garantia dos serviços essenciais à população, como transporte público, segurança, coleta de lixo e ambulâncias.

“Estamos realizando um grande esforço para, além de não desassistir a população, propiciar uma maior oferta de ônibus e horários, no pico da manhã e da tarde. Notamos um aumento no número de passageiros nesta segunda (28 de maio), talvez em função do aumento da escassez de combustível para os veículos convencionais. E estamos torcendo para que o impasse da greve dos caminhoneiros e o desabastecimento tenham uma rápida solução”, afirma o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

Fonte: Cidade ON

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare