Connect with us

Geral

Aniversário da GM abre comemorações dos 247 anos de Campinas

imagem 92

Abrindo as comemorações dos 247 anos de Campinas, o prefeito Dário Saadi participou do aniversário de 24 anos da Guarda Municipal, na base da Superintendência de Ações Especiais (SAE), no bairro São Bernardo, na manhã de hoje (14 de julho).

 

Dário destacou a importância da Guarda Municipal em Campinas, tanto nas ações que garantem a segurança do cidadão quanto nas operações desencadeadas pela corporação durante a pandemia, coibindo aglomerações e orientando a população sobre as medidas sanitárias. 

Advertisement

 

“A Guarda Municipal é importante em todos os aspectos da vida da cidade. O trabalho da GM, em conjunto com as polícias, tem garantido índices muito bons na área de segurança em Campinas. Mais ainda, no momento da pandemia, as ações da Guarda foram fundamentais para que a cidade tivesse sucesso no controle do vírus”, ressaltou o prefeito. Ele ainda agradeceu aos guardas municipais pelo respeito e profissionalismo durante as abordagens em operações de orientação durante a pandemia.

 

Advertisement

Durante a cerimônia, foram homenageados a Comandante Maria de Lourdes Soares, o Subcomandante Jaderson Gama (que foram formados pela primeira turma de guardas municipais em 1997), o GM da 2ª Classe Joel Oliveira Batista, a GM Classe Distinta Lisi Mara Rodrigues de Oliveira e o Inspetor Superintendente Gilberto Alves Martins. Eles receberam das mãos do prefeito um diploma e uma medalha pelos dez anos de serviços prestados à corporação. 

 

O secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Christiano Biggi, disse que a Guarda Municipal hoje está em um momento de valorização e de reconhecimento pelo trabalho. “Tem um número que a gente não consegue mensurar, que são as vidas salvas na pandemia”. Biggi prevê que a GM de Campinas cresça ainda mais. “Seremos referência nacional como corporação”, ressaltou. 

Advertisement

 

A comemoração de aniversário contou com a presença de autoridades legislativas.

 

Advertisement

A comandante Maria de Lourdes Soares se formou na primeira turma e presenciou toda a evolução e consolidação da Guarda Municipal como importante força de segurança em Campinas. “Isso tudo só foi possível graças ao incansável, dedicado e competente serviço de cada um dos integrantes dessa família azul marinho, que não mede esforços no atendimento e auxílio à nossa cidade”, declarou. “Ao longo desses 24 anos de existência, a GMC se consolidou como serviço absolutamente essencial em nossa cidade, tanto pelo apoio fundamental prestado aos demais serviços da municipalidade, quanto se dedicando à população nas suas mais diferentes necessidades, sobretudo na garantia à vida”, completou. 

 

 

Advertisement

 

História

 

Advertisement

A Guarda Municipal de Campinas foi criada pela lei 6497, de 1991. A primeira turma de guardas municipais foi formada em 1997, marcando o primeiro ano da corporação. 

 

Criada inicialmente como uma força para proteger bens e serviços municipais na área central da cidade, a GM foi conquistando a confiança da população como força de segurança e, durante sua trajetória, ampliou sua atuação para também defender o cidadão.

Advertisement

 

Atualmente, a GM conta com um efetivo de aproximadamente 700 agentes, sendo cerca de 550 homens e 150 mulheres. São seis bases operacionais (Norte, Centro, Oeste, Rural e Ambiental) para prestar serviços à população 24 horas nas diversas situações que envolvem segurança pública. Além das bases operacionais, a corporação dispõe de serviços especiais, como o Programa Guarda Amigo da Mulher (GAMA), que atende mulheres vítimas de violência doméstica; a Superintendência de Ações Especiais (SAE), que engloba os grupos do GAE (Grupo de Ações Especiais), GPOM (equipes de motocicletas) e o Canil (treinamento de cães policiais de faro e proteção), Base Ambiental (para crimes contra o Meio Ambiente), além dos setores de Inteligência e Estatística. 

 

Advertisement

 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare