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Indaiatuba

ANIVERSÁRIO DA CIDADE SERÁ COMEMORADO COM INAUGURAÇÃO DA BARRAGEM E PARQUE DO MIRIM

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Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI

A Administração Municipal e o Saae (Serviço Autônomo de Águas e Esgotos) prepararam uma grande festa no próximo domingo (09), dentro da programação dos 188 anos de Indaiatuba: a tão esperada inauguração da Barragem e do Parque do Mirim marcará a data com um show da dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó. Os portões do Parque serão abertos às 8h para que o público possa conhecer o espaço de lazer que foi construído no entorno da represa do Rio Capivari-Mirim. A cerimônia de inauguração terá início às 11h e o show, a partir do meio dia. A Prefeitura irá disponibilizar transporte coletivo gratuito saindo de diversos bairros da cidade até o local do evento.

A proposta do transporte coletivo gratuito é para facilitar o acesso do público ao local e também para evitar congestionamentos de trânsito no percurso do Parque. A linha Campo Bonito/Sabiás/Andorinha, por exemplo, terá ônibus sentido Parque do Mirim das 8h às 12h, com intervalo de uma em uma hora. Para a linha Caminho da Luz/ Camargo Andrade/Itamaracá/Av. Conceição/Vila Rubens, os horários de ônibus serão às 8h, 9h30, 11h e 12h30. O retorno será a partir das 14h. Outras cinco linhas serão disponibilizadas. No site do Saae estão disponíveis os itinerário e horários dos ônibus, mapa do evento, localização do Parque, entre outras informações. Acesse http://www.saae.sp.gov.br/parque-do-mirim/.

Para quem for de carro, haverá diversas áreas de estacionamento nas adjacências e as áreas mais distantes contarão com traslado até o Parque. As entidades assistências do município e o Funssol (Fundo Social de Solidariedade) serão os responsáveis pela praça de alimentação que será montada no local.

O Parque

O novo Parque Ecológico construído no entorno da barragem do Rio Capivari-Mirim é uma opção de lazer completa para a população. Com uma extensa área verde, o espaço também foi idealizado para o estudo do meio.

As áreas de convívio com quiosques, academia para a terceira idade, fonte interativa, playground, deques de pesca, mirante, quadra de futebol society e de areia serão uma nova opção de lazer completa em família.

Nestas áreas os visitantes terão informações sobre o meio ambiente local, através de painéis educativos, com informações sobre fauna, flora, ictiofauna, piracema, conservação e agressões ao meio ambiente, mata ciliar, bacia hidrográfica do rio Capivari-Mirim e resíduos sólidos. Em cada painel haverá um Qr Code e instruções para acessar um espaço virtual com conteúdo multimídia sobre o conteúdo apresentado no parque, visando a conscientização para a questão da importância de preservar o meio ambiente. “A proposta do prefeito Nilson Gaspar com a instalação desse parque no entorno da represa é, além de oferecer um excelente espaço de lazer, promover o aumento da consciência da preservação do meio ambiente junto à comunidade”, comenta o superintendente do Saae, engenheiro Sandro Coral.

Foi justamente com essa proposta que em 2015, quando Gaspar ainda era superintendente da autarquia, foi realizado um “Mega Plantio” de 110 mil mudas de árvores no entorno da barragem do Capivari-Mirim. Mais de 12 mil voluntários participaram do plantio, entre estudantes e docentes de escolas estaduais, faculdades, integrantes de clubes de serviço e de associações. Além de ser um feito histórico, a iniciativa visou a formação da mata ciliar no entorno do rio para a proteção do manancial e conservação da fauna e ictiofauna da região.

Foram 125 espécies nativas aprovadas pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), cujo desenvolvimento é acompanhado pelo Saae para garantir a formação da mata.

A Barragem

A Barragem do rio Capivari-Mirim foi construída no Bairro Mirim, 300 metros acima da antiga captação do Saae. O lago originado tem capacidade para armazenar 1,3 bilhão de litros de água e regularizar a vazão do manancial em 316 litros por segundo, permitindo a captação durante o ano inteiro. A área total do empreendimento, considerando as Áreas de Proteção Permanente (APPs) e a área do espelho-d´água, é de 1,3 milhão de metros quadrados.

O planejamento do abastecimento da cidade foi iniciado há 14 anos, muito antes de se falar em crise hídrica. Os primeiros encontros para tratar da barragem aconteceram no ano de 2004. Proprietários de terras na localidade onde a barragem seria construída foram chamadas para discutir a necessidade da obra.

O Projeto Executivo foi elaborado em 2006 e em 2007 o deputado Federal e líder da bancada paulista na Câmara Federal Milton Monti (PR) e então deputado Federal Reinaldo Nogueira conquistam junto à Funasa (Fundação Nacional de Saúde) verba a fundo perdido (sem a necessidade de o município devolver o dinheiro) de R$ 12,3 milhões.

Em 2007 o convênio com a Funasa foi assinado e em 2008 teve início as aquisições de terras para a realização dos trabalhos. Em 2009 o deputado Estadual Rogério Nogueira (DEM) contribuiu para agilizar processos que tramitavam no Governo do Estado. Em 2011, o projeto estava parado por falta de envio de documentações. O então superintendente, Nilson Gaspar, fez os encaminhamentos necessários e desemperrou as desapropriações. Os proprietários foram convencidos sobre a importância da iniciativa e as maiores faixas de terra foram desapropriadas sem nenhum custo para o Saae.

Em 21 de dezembro de 2011 saíram a outorga do barramento e a licença de instalação da Cetesb. A ordem de serviço para a obra foi dada em 3 de julho de 2013.

O Mega Plantio de 110 mil mudas de árvores nativas foi feito em 2015, quando a barragem foi concluída. No mesmo ano foram iniciados os trabalhos de infraestrutura para a urbanização do espaço do entorno, formando o Parque do Mirim. “A barragem e o Parque do Mirim só se tornaram uma realidade devido a um intenso trabalho de equipe”, concluiu o prefeito.

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Secretaria da Fazenda lança formulário de sugestões para elaboração do planejamento orçamentário

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Foto: Arquivo-Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria da Fazenda, lança na quarta-feira (10) o formulário de participação da população na elaboração do Plano Plurianual – PPA 2022-2025, e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2022 e Lei Orçamentária Anual – LOA 2022. Para participar, basta acessar o link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/fazenda/orcamento/, no período de 10 de março a 30 de junho.

Através do formulário eletrônico será solicitado o preenchimento de alguns dados pessoais e, logo em seguida, cada cidadão poderá selecionar dentre as opções disponíveis, 03 (três) áreas que em sua opinião necessitam de maior atenção da administração municipal, devendo ainda indicar 02 (duas) ações que considera prioritárias, nas áreas selecionadas.

Caso tenha sugestões adicionais, não contempladas nas opções disponíveis para seleção, o cidadão terá a oportunidade de registrá-las ao final do preenchimento do formulário.

Este canal de comunicação entre o poder público e a população visa tornar a administração pública municipal mais transparente, democrática e participativa. “Entendemos que este é o momento mais propício para a participação popular, pois é neste ano que a administração pública municipal tem a obrigação de elaborar todas as peças de planejamento, dentre elas o Plano Plurianual, que é a peça que norteará o planejamento orçamentário municipal para os próximos 4 anos, através da edição anual da LDO e da LOA”, explica o secretário da Fazenda, Orlando Schneider Vianna.

O objetivo desta ação, além de ampliar a participação de toda a população, é identificar as áreas prioritárias e aproveitar as sugestões para o aperfeiçoamento constante dos programas de governo possibilitando a construção de um orçamento voltado ao desenvolvimento social e econômico sustentável do município, proporcionando maior efetividade e dinamismo à gestão pública.

“Outro ponto positivo de realizar a audiência pública eletrônica nesta fase, é o tempo hábil para os órgãos técnicos e Administração avaliarem e decidirem quanto a viabilidade e possibilidade de inclusão das demandas no planejamento orçamentário”, conclui Vianna.

As demandas prioritárias identificadas nos canais disponíveis serão sempre submetidas primeiramente aos órgãos setoriais da administração municipal para análise técnica, o que envolve a verificação da pertinência, da validade/legalidade, da viabilidade e da oportunidade do seu acolhimento. Em seguida serão encaminhadas ao Chefe do Poder Executivo que poderá determinar a inclusão nas peças de planejamento, em função das diretrizes orçamentário-financeiras e de governo.

Importante frisar que as audiências públicas eletrônicas são instrumentos de consulta popular, sem caráter deliberativo, previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei de Diretrizes Orçamentárias, que permitem aos cidadãos manifestarem suas demandas e participar da elaboração das peças de planejamento (Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e Lei Orçamentária Anual – LOA).

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NOTA 323 / COVID-19 / terça-feira, 09 de março de 2021

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Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba informa hoje, 9 de março, o registro de mais uma morte com diagnóstico positivo para Covid-19. Além disso, foram contabilizadas 297 notificações suspeitas (entre hospitais, laboratórios particulares e unidades de saúde) e outros 11 casos positivos e 276 descartados.

O óbito aconteceu no Hospital Santa Ignês, sendo uma mulher de 69 anos, internada desde o dia 5 de fevereiro e faleceu hoje (9), tinha antecedentes de hipertensão. A administração municipal lamenta a morte e presta condolências aos familiares e amigos.

Desde o início da pandemia, 15.495 pessoas contraíram a doença no município. Desses, 15.051 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar; 369 evoluíram a óbito e 1.669 casos suspeitos aguardam resultados.

Na data de hoje há 100 internados, dos quais 75 estão confirmados para Covid-19. Do total, 60 estão em leitos clínicos e 40 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa de ocupação dos leitos é a seguinte:

Leitos Clínicos

Haoc: 100%

Santa Ignês: 60%

UTI

Haoc: 96%

Santa Ignês: 100%

*Externa: 100%

MINHA SAÚDE

Ao apresentar sintomas, o cidadão pode realizar o seu atendimento online, pelo MINHA SAÚDE COVID-19. O paciente responde questionário prévio e com a suspeita, encaminhado para médico de plantão, que realiza o atendimento por vídeo, sem sair da plataforma digital e encaminha para exame em uma Unidade de Saúde.

O link do serviço está no site da Prefeitura www.indaiatuba.sp.gov.br. Para outras dúvidas basta chamar no WhatsApp da Saúde (19) 9 9779-3856.

CUIDADOS

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de se manter os cuidados diariamente. Ao sair de casa use máscara e álcool em gel. Mantenha distanciamento social e evite aglomerações.

*Leitos externos contratados pelo município para atendimento SUS.

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Vacinação contra a Covid-19 amplia para idosos a partir de 77 anos

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Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Saúde amplia a vacinação contra a Covid-19 para idosos cadastrados no Minha Vacina a partir de 77 anos. A imunização será na quarta e quinta-feira (10 e 11) no CET (Centro Esportivo do Trabalhador) das 9h às 18h. Para os idosos com mais de 85 anos e profissionais de saúde que perderam a 2ª dose da vacina no dia de hoje (9), será feita também na quinta-feira (11) no mesmo local e horário. O município recebeu o 8º lote da Coronavac com mais 1.112 doses na tarde de hoje (9).

A vacinação será em sistema Drive-Thru com entrada pela Av. Tamandaré e também no formato tradicional (pedestre) com entrada pela Av. Conceição. A Secretaria de Saúde reforça que para ser imunizado a pessoa deve levar o QRcode do cadastro, um documento com foto e o comprovante de endereço (IPTU, conta de água ou luz) no nome da pessoa a ser vacinada ou se for parente levar um comprovante de parentesco. O idoso que ainda não possui o cadastro pode entrar no link https://vacinacao.indaiatuba.sp.gov.br/cadastro/ e efetuar o cadastro.

BALANÇO

Até sábado (6) Indaiatuba imunizou com a primeira dose: 5.918 trabalhadores de saúde; 4.994 idosos e 257 cuidadores e moradores de residência inclusiva. Com a segunda dose da Coronavac foram 4.075 trabalhadores de saúde; 676 idosos e 32 cuidadores e moradores de residência inclusiva. Na segunda-feira (8) foram imunizadas 1.356 pessoas com a 1ª dose.

SERVIÇO

Vacinação contra a Covid-19

1º dose

Idosos a partir de 77 anos

Dias 10 e 11 de março (4ª e 5ª-feira)

Local: CET (Centro Esportivo do Trabalhador)

Endereço: Av. Conceição, 1885 – Cidade Nova II,

Horário: 9h às 18h

2º dose

Idosos a partir de 85 anos e profissionais de saúde

Dia 11 de março

Local: CET (Centro Esportivo do Trabalhador)

Endereço: Av. Conceição, 1885 – Cidade Nova II,

Horário: 9h às 18h

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