Connect with us

Geral

Ana Perugini participa de debate sobre doenças negligenciadas em Campinas

Publicado

em

A deputada federal Ana Perugini, integrante da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados, participa nesta sexta-feira do debate público “Doenças negligenciadas”. O evento, organizado pela Associação dos Portadores de doença de Chagas de Campinas e Região (Accamp) e pelos mandatos da parlamentar e do vereador Pedro Tourinho (PT), vai ocorrer a partir das 14h, na Câmara Municipal de Campinas.


O debate, que será realizado no Plenarinho do Legislativo campineiro, vai contar com a presença do médico Pedro Albajar Vinas, um dos responsáveis pela área de doenças tropicais negligenciadas na Organização Mundial de Saúde (OMS).

A OMS classifica como negligenciadas as doenças causadas por agentes infecciosos ou parasitas, relacionadas, principalmente, à pobreza e à falta de saneamento básico. Elas consideradas endêmicas em populações de baixa renda, especialmente em países da África, Ásia e América Latina, e contribuem para a manutenção da desigualdade social e econômica.


Segundo a agência, 1,6 bilhão de pessoas sofrem com doenças negligenciadas em todo mundo, sendo que 500 milhões são crianças. No Brasil, estima-se que 16 milhões de pessoas sejam atingidas pela doença de Chagas, teníase-cistecercose, dengue, chicungunya, leishmaniose, hanseníase, filariose linfática, oncocercíose, raiva, esquitossomose e geo-helmintíase.

As doenças negligenciadas estão entre as principais causas de morbidade e mortalidade, incapacitando milhões de pessoas em todo mundo. Juntas, segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), elas causam entre 500 mil e um milhão de mortes todos os anos.

 

PARTICIPE

Debate público “Doenças negligenciadas”
Data: 18 de agosto (sexta)

Horários: das 14h às 17h
Local: Plenarinho da Câmara de Campinas

Geral

Revelação dos vencedores do concurso encerra Outubro Rosa no Mário Gatti

Publicado

em

Por

O Hospital Municipal Mário Gatti encerrou na manhã desta quinta-feira, 28 de outubro, a campanha Outubro Rosa, que reforça a importância da prevenção do câncer de mama.
O evento de conclusão da campanha, na área externa da recepção de visitas, teve apresentação do Grupo de Cordas Unasp e palestra da médica Mariana Marcondes Machado de Sousa Pereira, do setor de Oncologia do hospital, sobre formas de prevenção do câncer e fatores de risco.
Também foram revelados os ganhadores do concurso de poesia e prosa relacionado ao Outubro Rosa, que contou com a participação de funcionários, comunidade e usuários. Durante o mês, os trabalhos ficaram expostos em varais poéticos instalados nas unidades da Rede Mário Gatti.
O voluntário Neio Lúcio Pena ficou em primeiro lugar, com a poesia Outubro Rosa. Alda Santos, convidada do projeto Leitura no Leito, foi a segunda colocada, com o trabalho Por que Rosa, e na terceira colocação empataram Fernanda Martins, com Outubro Mulher, e Alexandre Requel, com Mundo Rosa, ambos funcionários do hospital.
Os vencedores foram escolhidos por funcionários e pela comunidade, que depositaram votos em urnas instaladas ao lado dos varais poéticos. Eles receberam livros e certificados com a classificação. Todos os participantes do concurso também receberão certificados.

Continue Lendo

Geral

Câmara aprova licença paternidade de 20 dias para os servidores

Publicado

em

Por

A Câmara Municipal aprovou, na noite desta quarta-feira, 27 de outubro, em última análise, o projeto de lei do Executivo que amplia de 5 para 20 dias a licença paternidade dos servidores municipais. O projeto agora segue para sanção do prefeito Dário Saadi. 

 

 

Para a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira, a ação marca mais uma comemoração para o Dia do Servidor. “Foi muito simbólico o projeto ter sido aprovado ontem, às vésperas do Dia do Servidor Público. Sem dúvidas é mais um presente que a cidade dá para seus profissionais”, disse. 

 

 

Ainda segundo a secretária, a ampliação da licença paternidade é um marco importante dentro da política de gestão de pessoas. “Quando o servidor pode estar em convivência e exercendo o seu papel familiar responsável e paternal, ele também tem mais condições de desenvolver seu trabalho de forma mais motivada”, explicou. 

 

 

Outro ponto destacado pela gestora é o cuidado com a criança na primeira infância, programa de destaque na Administração Municipal. “Dentro dessa concepção de estímulo ao desenvolvimento da primeira infância, a ampliação da licença paternidade dá aos homens condições de dividir com as mulheres a responsabilidade nos cuidados nos primeiros dias de vida do bebê, o que é muito importante para um desenvolvimento saudável”, disse. 

 

 

O coordenador do PIC (Plano Municipal pela Primeira Infância Campineira), Thiago Ferrari, avaliou como fundamental a iniciativa, já que está em consonância com o que prega o programa. “O PIC busca uma cidade amiga da criança e isso passa pela necessidade de que elas tenham uma infância saudável em todos os sentidos. É fundamental que a criança tenha acolhimento nos primeiros dias de vida e a presença dos pais contribui para a formação de vínculos e fortalecimento dos laços familiares, por isso, uma licença paternidade ampliada é fundamental”, disse. 

 

 

Dados

 

 

A Prefeitura conta, atualmente, com cerca de 15 mil servidores ativos. São 10,3 mil mulheres e 4,7 mil homens. 

 

 

Este ano, 44 servidores tiraram licença paternidade. Em 2020, foram 51 e 2019, 74.  

 

Continue Lendo

Geral

Feira Hippie tem programação especial para o Dia das Bruxas

Publicado

em

Por

A Feira Hippie do Centro de Convivência Cultural realiza o “Halloween no Centro de Convivência” nos dias 28, 29 e 30 de outubro. Os expositores vão celebrar a festa mais conhecida como Dia das Bruxas no Brasil, com artesanato, alimentação, atrações musicais, espaço kids e muitas gostosuras. A festa será das 16h às 22h, nos três dias. No domingo, dia 31, a feira será das 9h às 14h.

 

Atrações

 

Durante o Halloween, haverá shows musicais.

 

Dia 28/10

 

– 18h – Thiago Bonito – rock nacional e internacional

 

–  20h – Caio Lobo – voz, violão e percussão no pé

 

 

Dia 29/10

 

– 20h – Téco Sead – MPB, música regional e samba raiz

 

 

Dia 30/10

 

– 18h – Revanche Imediata – rock nacional e internacional

 

– 20h – Carlos Kbelo – MPB, reggae, forró, samba e pop

 

 

 

Continue Lendo

Populares