Connect with us

Geral

Amparo realiza a segunda reunião para receber sugestões para o Mapa de Oportunidades Turísticas

Publicado

em

O envolvimento da população de Amparo, principalmente dos empresários, comerciantes, profissionais e artesãos que atuam no setor turístico, é fundamental para que a cidade conclua o Inventário Turístico e o Mapa de Oportunidades Turísticas. Estes são obrigações legais (Lei Complementar Nº 1.261, de 29 de abril de 2015) para que Amparo possa manter seu status de Estância Turística (não mais como Estância Hidromineral), junto à Assembleia Legislativa e ao Governo do Estado de São Paulo.

Por isso, a equipe da Usina do Conhecimento está convidando os profissionais, comerciantes e empresários do setor para que participem da segunda reunião integrativa que será na próxima terça-feira, dia 08 de agosto, às 19h no auditório da Rádio Municipal de Amparo (Praça Pádua Sales, Centro).

Na reunião serão explicadas a importância da elaboração dos documentos e a possibilidade de inclusão das empresas e profissionais da cidade no levantamento. Será oferecida, também, a participação ativa dos interessados com sugestões em suas áreas de atuação para o desenvolvimento turístico do município. A população também pode encaminhar as sugestões pelo e-mail [email protected]usinadoconhecimento.com.br.

Trabalhos realizados
De acordo com a turismóloga Laura Santi, coordenadora dos projetos em Amparo, a Usina do Conhecimento focou as pesquisas iniciais nos segmentos de Meios de Hospedagem e de Alimentação (restaurantes e bares) que atendem turistas de negócios, eventos e lazer, entre outros.

“Contatamos os 26 meios de hospedagem que constavam do último inventário datado de 2011/2012, além de outros quatro que abriram nesse meio tempo. Ainda falta visitar e coletar dados de quatro empreendimentos, mas já é possível um diagnóstico preliminar. Sabemos, por exemplo, que a cidade oferece pouco mais de 1.000 leitos para hospedagem em cerca de 400 unidades habitacionais (quartos, apartamentos, suítes, vilas ou chalés) e que o setor emprega, diretamente, cerca de 230 colaboradores, podendo chegar a quase 700 trabalhadores de forma indireta”, diz a turismóloga.

Sobre os preços praticados pelos meios de hospedagem da cidade, constatou-se a capacidade do setor de atender a todos os públicos e bolsos em estabelecimentos dos mais simples aos mais luxuosos. Já na pesquisa com os empreendimentos de alimentos e bebidas, a especialista surpreendeu-se com a descoberta de empreendimentos que já atuam na ‘nova’ economia compartilhada, graças à ideia de lojas colaborativas.

“Foi a primeira vez que vi duas empresas diferentes da área de alimentos e bebidas, com razão social e equipes de trabalho independentes, compartilhar o mesmo espaço físico, equipamentos, materiais e utensílios. Em um mesmo endereço funciona, no almoço, um restaurante self-service por quilo, de excelente qualidade e por ótimo preço e, no jantar, outro, de gastronomia japonesa que trabalha à la carte e no sistema de rodízio. Trata-se de um modelo inovador e sustentável em termos de utilização de recursos disponíveis que pode ser copiado e exportado para outros municípios”.

Eventos
A pesquisa está levantando, ainda, os eventos que atraem turistas e movimentam o comércio local, demonstrando que Amparo não é apenas passagem para outras cidades turísticas da região.

Apenas no mês de agosto acontecem na cidade o Festival da Cachaça, o Rosário Cultural, com shows de música ao vivo, a 11ª Copa de Marcha do Cavalo Mangalarga, com exposição funcional e provas de agilidade no Centro Hípico Hipocampo, a Jornada do Patrimônio, com atividades das mais diversas envolvendo a fruição do patrimônio cultural da cidade que é conhecida como a Capital Histórica do Circuito das Águas Paulista, a Festa de São Roque, e a Festa Italiana.

Potencialidades
Justamente para identificar, registrar, reconhecer e estimular a vocação turística de Amparo, seus atrativos, serviços e possibilidades de atendimento aos turistas e demais visitantes é que a pesquisa precisa da colaboração da população da cidade.

Laura Santi lembra que, como o turismo é uma atividade econômica de forte impacto econômico, social, cultural e ambiental, é preciso estruturá-lo com um trabalho profissional sério, contínuo e planejado em bases sólidas para ampliar suas potencialidades de sucesso e evitar ou reduzir os eventuais impactos negativos que essa atividade possa trazer ao município.

Geral

Empresa que construirá Ginásio Poliesportivo no Cear está definida

Publicado

em

Por

A empresa Spalla Engenharia Eireli foi a vencedora do processo de licitação para a execução de obras de construção do Ginásio Poliesportivo, no Centro Esportivo de Alto Rendimento (Cear), localizado no Km 89,5 da Rodovia Anhanguera, no Complexo Swiss Park. O valor global a edificação será de R$ 22.298.746,17. O ato administrativo saiu no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira, dia 25 de outubro.

 

Desse montante total, parte será de responsabilidade da Prefeitura de Campinas e o complemento vai ser repassado pelo Governo Federal. O Ginásio terá 8.931,69 m² de área construída em um terreno de 14.253 m² . A capacidade de público é para 1,7 mil pessoas. A obra deverá ser entregue em 24 meses, a partir da emissão de serviço, portanto, a conclusão deve ocorrer até o fim de 2023.

 

O Ginásio será multifuncional, com a possibilidade de adaptação para duas quadras oficiais de handebol e futsal que, por extensão, poderão também ser convertidas para quatro espaços oficiais de basquete e vôlei. Ao mesmo tempo, poderão abrigar jogo de caráter nacional e internacional, com revestimento de piso flutuante de madeira.

 

O projeto sofreu interrupções por anos por vários motivos, inclusive, a contrapartida da Prefeitura. Agora, finalmente, vai colocar Campinas como um centro de formação em diversas modalidades esportivas, como também abrigará equipes de alto rendimento.

 

O secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin, ressaltou o empenho demonstrado pelo prefeito Dário Saadi para viabilizar o Ginásio Poliesportivo no Cear, que vai proporcionar um ganho significativo para o esporte de um modo geral.

 

“Foi um processo de aproximadamente 10 anos de espera, muitos problemas surgiram. Estamos felizes com o desenvolvimento do contexto. Campinas vai ganhar um ginásio para se trabalhar na formação e no alto rendimento. É um equipamento novo, que vai favorecer as modalidades de futsal, handebol, vôlei e basquete. Contempla também refeitório, sala de ginástica, sala de fisioterapia e estacionamento”, enfatizou o secretário Fernando Vanin.

 

O Cear agrega hoje a Orcampi, uma das equipes de Atletismo mais competitivas do País; em breve vai ser núcleo das estrelas nacionais do Skate; além do potencial para desenvolver e receber os grandes nomes da natação brasileira.

 

 

Continue Lendo

Geral

“Campinas Vacina Mais” imunizou 4.244 pessoas contra a covid-19 no sábado

Publicado

em

Por

A Secretaria de Saúde aplicou 4.244 doses de vacina contra a covid-19 durante o “Campinas Vacina Mais”, que aconteceu no sábado, 23 de outubro. Do total de doses, 776 foram primeiras doses; 836, segundas doses; e 2.632, doses adicionais. 

 

A faixa etária que mais procurou a vacina foi a entre 70 e 74 anos, que recebeu 824 doses. Quinhentas e duas pessoas com idade de 18 a 24 anos procuraram os centros de saúde para receber a vacina. 

 

O “Campinas Vacina Mais” foi realizado em dez centros de saúde com o objetivo de oferecer vacinas sem agendamento para as pessoas anteciparem a segunda dose da Pfizer, além de aplicar a primeira dose para pessoas a partir de 18 anos e adolescentes entre 12 e 17, inclusive gestantes e puérperas das duas faixas etárias; dose adicional para idosos a partir de 60 anos que completaram a imunização há pelo menos seis meses; pessoas com alto grau de imunossupressão que receberam a segunda dose há 28 dias e trabalhadores da área de saúde, incluindo estudantes do ensino superior ou área técnica que fazem residência/estágio em hospitais ou Atenção Básica ou clínicas de saúde humana ou ainda em laboratórios de saúde humana. 

 

O agendamento da vacina para esses grupos continua aberto no https://vacina.campinas.sp.gov.br

 

 

Continue Lendo

Geral

Rede Mário Gatti inicia processo de contratação de técnicos de enfermagem

Publicado

em

Por

Os classificados no processo seletivo para contratação emergencial de 50 técnicos de enfermagem para as unidades da Rede Mário Gatti fizeram, na manhã desta segunda-feira, 25 de outubro, a escolha de vagas e os exames adicionais e deverão apresentar os documentos na Coordenadoria de Recursos Humanos, no 4º andar do prédio administrativo do Hospital Mário Gatti, no Setor de Recursos Humanos, na quinta e sexta-feira. A previsão é que comecem a trabalhar em 3 de novembro.

 

 

O processo seletivo recebeu 2.794 inscrições. A classificação dos candidatos se deu pela somatória de pontos (um ponto para cada seis meses no mesmo empregador na área de enfermagem, considerados os últimos dez anos). No caso de empate na pontuação, foram utilizados os seguintes critérios de desempate: maior número de filhos dependentes, maior idade entre aqueles com idade inferior a 60 anos, e por sorteio.

 

Os selecionados serão contratados para atuar nas unidades da Rede (Hospital Municipal Mário Gatti, Hospital Ouro Verde e as unidades de pronto atendimento). A carga horária será de 36 horas semanais. O salário é de R$ 3.725,73, mais pagamento de prêmio produtividade, adicional de insalubridade e verbas variáveis como adicional noturno e hora escala. A duração do contrato será de 12 meses.

Continue Lendo

Populares