Connect with us

Geral

Alunos se engajam na Semana da Mobilização contra o mosquito da dengue

Publicado

em

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 28 de novembro, no Paço Municipal, uma solenidade que marca a Semana da Mobilização Social Contra o Mosquito Aedes Aegypti. O evento, que é realizado pelo Comitê Gestor de Controle de Arboviroses, contou com a presença de secretários municipais, alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino e o público que passava pelo local na ocasião. 

 

 

Até sexta-feira, 30 de novembro, o público poderá apreciar uma exposição de trabalhos realizados por alunos de escolas municipais e apresentações de peças de teatro produzidas pela Secretaria de Saúde. 

 

 

Entre os trabalhos apresentados está o dos alunos do Centro de Educação Infantil São João Batista, localizado no Parque São Quirino. Os estudantes fizeram um trabalho junto ao Ribeirão Anhumas. A proposta era conscientizar as crianças sobre a importância de manter o ambiente limpo e conservado. “As nossas escolas têm em seus projetos pedagógicos práticas de prevenção às arboviroses. Um trabalho eficaz comprovado na mudança de comportamento das pessoas que estão no entorno das escolas. Temos que lembrar que as crianças são multiplicadoras de conhecimento”, disse a secretária de Educação, Solange Pelicer. 

 

 

 

As arboviroses são uma preocupação constante da Prefeitura de Campinas mesmo quando os números de casos confirmados são baixos. As ações são contínuas e acontecem diariamente. Neste ano, até novembro, as equipes de saúde visitaram cerca de 350 mil imóveis e tiveram acesso a 251 mil – isso porque muitas casas estão fechadas quando os profissionais estão nas ruas e também há casos em que os moradores não permitem a entrada dos agentes de saúde, dificultando o trabalho.

 

“Esta semana é a coroação de um trabalho que é realizado durante o ano todo em Campinas. Desde que começou, demos um salto. Agora não comunicamos apenas o risco, mas educamos a população”, disse a diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Andrea Von Zuben.“Este é um trabalho que está sendo feito na base, com as nossas crianças e a educação ambiental está sendo feita de maneira articulada”, completou o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes. 

Geral

Campinas tem 89,66% dos leitos de UTI-Covid ocupados nesta quarta, 14

Publicado

em

Por

Continue Lendo

Geral

Esportes promove Mostra Online de Ginástica Rítmica para incentivar alunos

Publicado

em

Por

Continue Lendo

Geral

Capacitação e valorização dos servidores são projetos da Prefeitura

Publicado

em

Por

O prefeito Dário Saadi assinou, nesta quarta-feira, 14 de abril, dois projetos de lei e três decretos que visam estabelecer uma nova cultura de gestão e desenvolvimento dos servidores, além de modernizar a Administração Municipal.

Participaram do evento a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelâine Pereira, o secretário da Chefia de Gabinete, Aderval Fernandes, e o coordenador do PIC (Primeira Infância Campineira), Thiago Ferrari.

“Os dois projetos de lei, tanto o que amplia a licença paternidade como o que moderniza os concursos públicos são importantes para a qualidade do serviço público e para a primeira infância, para que os pais possam dar mais atenção nos primeiros dias de vida da criança”, explicou o prefeito.

Atualmente, a licença paternidade no município é de 5 dias; a proposta é ampliar para 20 dias, inclusive para servidores que adotarem ou obtiverem guarda judicial para fins de adoção. Já o PL que moderniza os concursos públicos tem como objetivo aprimorar a legislação vigente, que permitirá a seleção de profissionais dentro do perfil necessário para a vaga.

Eliane Jocelaine ressalta que todas as ações dialogam com a necessidade de repensar a política de gestão e desenvolvimento de pessoas na administração pública. “Este pacote de atos normativos foi pensado como uma contribuição para a modernização da gestão pública. As iniciativas visam ampliar a motivação, a valorização e a qualificação dos servidores e, com isso, aumentar a qualidade nos serviços à população”, disse.

Além dos projetos de lei, três decretos compõem o pacote e criam grupos de estudos para temas importante no âmbito da gestão pública: políticas afirmativas para inclusão de negros, mulheres, deficientes e LGBTi; elaboração de uma política municipal de gestão e desenvolvimento de pessoas; e o que vai estudar o teletrabalho na administração municipal.

“Esses decretos são muito importantes para que o município possa disciplinar essas questões e avançar tanto nas políticas afirmativas como melhorar a gestão de pessoas e definir critérios claros do teletrabalho”, completou o prefeito.

Os dois projetos de lei seguem ainda nesta quarta-feira, 14 para a Câmara Municipal. Os decretos serão publicados no Diário Oficial de quinta-feira, 15 de abril (www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial/).

Continue Lendo







Populares