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Indaiatuba

Alunos da Rede Municipal apresentam novo espetáculo do Projeto Vidart nos dias 21 e 22

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Foto: Arquivo – Eliandro Figueira RIC/PMI

Na quarta-feira (21) e quinta-feira (22) cerca de 250 alunos das Emebs Elizabeth de Lourdes Cardeal Sigrist, Maria Benedicta Guimarães, Cleonice Lemos Naressi e Doardo Borsari, apresentam mais um espetáculo circense do Projeto Vidart. O evento tem entrada gratuita e acontecerá às 19h30, no Ciaei, sob a orientação dos professores Ana Bicudo, Eduardo Canil, Eliane Pismel, Erica Marcelli, João Oliveira, Lucilene Melo, Miriam Carrilho e Simone Campos Sales. O tema será uma adaptação da história do livro Bom Dia, Todas as Cores, da autora Ruth Rocha.

O espetáculo contará a história de um Camaleão que certo dia, acordou feliz. Mudou sua cor para cor de rosa, que ele achava a mais bonita de todas e foi passear. Durante o passeio, Camaleão foi encontrando seus amigos e cada um sugeria sua cor para ele usar. Ele concordava e mudava sua cor, mas acabou ficando muito cansado. Assim, Camaleão percebeu que na verdade, é impossível agradar a todos durante todo o tempo. E no dia seguinte, só usou cor de rosa porque era sua cor favorita. “Quem não agrada a si mesmo, não pode agradar ninguém.”

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A primeira apresentação do Projeto Vidart, da Secretaria de Educação, aconteceu nos dias 3 e 4 de outubro. Mais de 1.500 pessoas prestigiaram o espetáculo que contou a história dos Clássicos da Disney. Cerca de 180 alunos das Emebs Wladimir Olivier e Padre Joaquim Aparecido Rocha sob a orientação dos professores Ana Bicudo, Eduardo Canil, Erica Marcelli, João Oliveira, Lucilene Melo, Miriam Carrilho e Simone Campos Sales, se transformaram em príncipes, princesas, heróis, vilões, fadas, bruxas e seres encantados encantaram a plateia.

Projeto Vidart

O projeto de arte circense Vidart faz parte do currículo escolar da Rede Municipal e ensina para alunos do período integral e núcleo comum diversas modalidades circenses como: realizadas aulas de malabares, diabolôs, chapéu chinês, perna de pau, acrobacias de solo, acrobacias coletivas, monociclo, trapézio fixo, tecido acrobático, dança, entre outros. É desenvolvido em cinco unidades escolares: Emebs “Profª. Elizabeth de Lourdes Cardeal Sigrist”, “Profª. Cleonice Lemos Naressi”, “Wladimir Olivier”, “Padre Joaquim Aparecido Rocha” e “Profª. Maria Benedicta Guimarães” e conta com a participação de aproximadamente 400 alunos.

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A prática circense reforça a importância do respeito, da disciplina, da responsabilidade e do interesse pelas aulas. Cabe ainda destacar que a prática das atividades circenses aumenta a capacidade de concentração dentro das salas de aula, além de promover a autoconfiança. Além da questão corporal, o projeto Vidart adquire grande importância no processo de inclusão social, pois proporciona alternativas para diversas questões sociais. Este trabalho funcionou como um apoio educacional importante, com reflexos no aumento da responsabilidade, do respeito e da autonomia, bem como o acesso à cultura e à prática corporal saudável.

Ao final de cada ano letivo o aluno conclui um ciclo de aprendizagem, onde é demonstrado através de espetáculo, transformando alunos em verdadeiros artistas.

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