Connect with us

Geral

Alunos da rede municipal apresentam filmes em Festival de Cinema do Rio

imagem 134

Filmes produzidos por alunos das escolas municipais Padre Melico Cândido Barbosa, localizada no Parque Tropical, e Zeferino Vaz/ Caic, da Vila União, foram selecionados pelo Festival Internacional de Cinema do Rio. A exibição foi realizada na última quarta-feira, dia 10 de outubro, no Rio de Janeiro.
Participaram dos dois filmes 31 alunos, do 9º ano, que fizeram toda a produção, roteiro, direção, atuação e edição das obras. Parte deles contemplou o resultado do trabalho sendo exibido no Festival. Eles viajaram à capital fluminense, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Os alunos cineastas saíram de Campinas na terça-feira à noite e retornaram na quinta pela manhã. No Festival, além de irem à exibição de seus filmes, eles participaram de debates, e ainda visitaram a praia de Botafogo e o Museu do Amanhã.
As duas escolas fazem parte do programa Cinema na Escola, que oferece cursos de cinema para professores. Depois de capacitados, eles transmitem os ensinamentos para os estudantes.
As histórias
Foram escolhidos para exibição no Festival o “Restaurante de la Tinta”, feito por quatro alunos do Caic, e o “Violência Cotidianas”, da Padre Melico Cândido Barbosa. Este último foi criado por 27 estudantes e aborda o racismo e o machismo.
Violências Cotidianas” é dividido em três partes. Inicialmente, mostra uma mulher sendo assediada na rua; depois, uma família negra sendo abordada por um segurança em um restaurante por causa da cor de sua pele, e na terceira parte do filme, exibe uma série de frases machistas sendo ditas por homens e mulheres.
O trabalho surgiu depois que os temas do preconceito e discriminação foram discutidos em rodas de conversa sobre violência, que reuniram estudantes e professores do 6° ao 9° anos, em maio passado. Em seguida, vieram atividades relacionadas ao tema.
Já o “Restaurante de la Tinta” tem uma história mais leve, sobre um garoto que, depois de sofrer uma queda, quer comer tinta, situação que termina por criar uma grande confusão.
O Festival
O Festival, realizado desde 1999 pelo Cinema do Rio e pelo Cima (Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente), este ano aconteceu entre os dias 1 e 11 de outubro. O evento surgiu da união entre a Mostra Banco Nacional e o Rio Cine Festival, promovidos desde a década de 1980.
A mostra já recebeu grandes artistas, como Roman Polanski, Samuel L. Jackson, Carlos Saura Medrano, entre muitos outros. Ao longo dos anos, tornou-se uma referência internacional da arte.
Escolas de todo o Brasil puderam enviar seus vídeos de até 10 minutos, feitos integralmente por alunos, para a seleção do Festival. Os escolhidos só puderam ser exibidos com algum integrante da equipe produtora presente, para permitir o debate do tema escolhido para a película.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare