Connect with us

Geral

Agentes públicos concluem curso de capacitação sobre drones

imagem 191

A Defesa Civil e a Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS) concluíram na última sexta-feira, 25 de junho, o Curso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS – sigla em inglês), dirigido aos servidores das secretarias e órgãos que participam da Operação Verão. A capacitação também contou com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de SP (IFSP) – Campus avançado de Rio Claro. 

 

 

Advertisement

 

Durante o curso, os 28 agentes públicos receberam treinamento para pilotar remotamente os aparelhos aéreos, que são acionados por controle remoto. 

 

Advertisement

 

 

O diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado, explicou que o curso faz parte de um processo bastante amplo de treinamentos para diversas áreas, de acordo com seu foco de atuação. “Deste curso, acredito que o mais importante é que tivemos a representação de várias secretarias”, disse. 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Eliane Jocelaine Pereira, secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, também reforçou a importância de parcerias entre as diversas áreas da Prefeitura. “Eu acredito que ninguém faz nada sozinho, mas sim que só fazemos coisas de qualidade quando construímos em conjunto. E este curso é a prova disso”. 

 

 

Advertisement

 

O curso também foi bem avaliado pelos participantes. Leandro Freire da Silva, da Defesa Civil, elogiou a iniciativa. “O treinamento foi muito importante, porque vai dar uma qualidade muito maior aos nossos atendimentos, tanto nas ocorrências, quanto nas vistorias”.

 

Advertisement

 

 

Para o inspetor da Guarda Municipal, Márcio Frizzarin, “o curso foi maravilhoso. Nós, servidores de várias secretarias, tivemos a oportunidade de ter contato com o equipamento e aprender como ele deve ser manuseado, como deve ser controlado no ar”, disse. 

Advertisement

 

Drones

 

Advertisement

A Defesa Civil de Campinas possui quatro drones, que são empregados nas ações do órgão, como monitoramento de queimadas e vistorias em áreas de risco. Os aparelhos também serão utilizados na área de Saúde para controle de doenças, como dengue. Já a Unidade de Vigilância em Zoonoses utilizará os drones no mapeamento de área de riscos de enfermidades causadas por animais. Os aparelhos podem, ainda, auxiliar em atividades da Guarda Municipal.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare