Connect with us

Geral

Acolhimento: Prefeitura vai iniciar Operação Inverno neste domingo

imagem 245 scaled

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, inicia neste domingo, dia 1º, a Operação Inverno, serviço de acolhimento a pessoas em situação de rua no município por meio do SOS Rua. A Operação Inverno se estende até o dia 30 de setembro.

 

“Estamos a postos novamente para enfrentar mais esse período de baixas temperaturas com todas as equipes engajadas nesse trabalho tão importante de acolhimento”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.

Advertisement

 

Durante a Operação Inverno, o período de acolhimento do serviço SOS Rua passa a ser das 8h à 0h. O objetivo é acolher essas pessoas e, se elas aceitarem, as encaminhar aos serviços da rede de proteção, de assistência social e de saúde do município. O SOS Rua conta com equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e educadores que atuam diretamente nas ruas. 

 

Advertisement

Ano passado, a Operação Inverno realizou 9.357 atendimentos, entregou 14.875 cobertores e registrou 2.424 encaminhamentos para o Samim. Nenhuma morte por hipotermia ocorreu. O Serviço SOS Rua funciona de domingo a domingo no município. Quando não há Operação Inverno, os trabalhos ocorrem das 8h às 22h. 

 

Além da Operação Inverno, por meio do SOS Rua, a Prefeitura de Campinas mantém outras políticas públicas voltadas à população em situação de rua.

Advertisement

 

Mão amiga

 

Advertisement

Tendo como objetivo promover a reinserção social por meio da qualificação profissional de pessoas em situação de rua, o Mão Amiga oferece, durante o curso, uma bolsa de 277 UFICs, o que equivale a R$ 1.165,73, e dura de 12 a 24 meses. Desde 2016, quando foi criado, já foram certificados 166 bolsistas: 130 homens e 36 mulheres, que frequentaram aulas de hidráulica, elétrica e música. Mais de 20 ex-egressos do curso já entraram para o mercado de trabalho formal.

 

Operação “Amigos no trecho”

Advertisement

 

Iniciada em 1º de julho de 2021, o projeto envolve a Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, a Polícia Militar Rodoviária e as concessionárias que administram as estradas que passam pelo município de Campinas. Trata-se de um serviço 24 horas que, ao identificar um morador em situação de rua nas estradas, aborda, identifica-o e oferece acolhimento no albergue municipal.

 

Advertisement

Recâmbio

 

O Recâmbio de Migrantes é um programa da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos cujo propósito é garantir o retorno seguro de pessoas socialmente vulneráveis a seus locais de origem.

Advertisement

 

Bagageiro municipal

 

Advertisement

Desde abril de 2021, as pessoas em situação de rua também podem contar com o bagageiro, um espaço para guardar os pertences. Fica na Rua José Cruz Ferreira Jorge, 32, na Vila Industrial e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

 

Centros POP Sares unidade 1 e unidade 2

Advertisement

 

São equipamentos públicos que ofertam atendimento especializado para pessoas em situação de rua. As ações desenvolvidas são: acolhida; escuta qualificada e compreensão do contexto familiar e social dos usuários; orientação sobre documentação pessoal; compreensão da complexidade e da dimensão social que perpassa a situação de rua; incentivo à participação social dos usuários e a defesa de direitos e oferta de cuidados de higiene, vestuário e alimentação. 

 

Advertisement

Casas de passagem

 

As duas casas de passagem em Campinas acolhem pessoas em situação de rua, oferecendo espaço transitório de moradia para a construção do processo de saída das ruas. Oferece cuidados de higiene, saúde, alimentação, vestuário, documentação e convivência.

Advertisement

 

Abrigos

 

Advertisement

A Prefeitura conta com três abrigos masculinos, um feminino, um albergue municipal (Samim), um albergue emergencial para a proteção de Covid e um albergue para moradores em situação de rua com sintomas gripais.

 

Vem com a gente

Advertisement

 

O projeto “Vem com a gente” foi instituído em 28 de janeiro deste ano e reúne atualmente 35 grupos de voluntários e 23 pontos de distribuição. Duas novas entidades aderiram esta semana: a Associação MSM Semente do Amor, no Jardim São Marcos (Norte de Campinas), e o Instituto Missionário Teológico Rompendo Nações, no Jardim Colúmbia, na região do Jardim Campo Belo (Sul de Campinas).

 

Advertisement

No mês de março, houve o registro de uma elevação de praticamente 18% na oferta de alimento à população socialmente vulnerável em Campinas. No primeiro mês do ano, antes de o “Vem com a gente” iniciar, eram ofertadas 8.650 refeições. Em fevereiro, no início da implantação, o número praticamente se manteve (8.680 marmitas). Em março, com a adesão de novos parceiros e pontos de distribuição, foram oferecidas 10.220 refeições, um crescimento de 17,7% em comparação a antes da implantação do “Vem com a gente”.

 

Consultório na rua

Advertisement

 

A Secretaria Municipal de Saúde mantém o Consultório na Rua, que visa atender a essa população. Por meio de um veículo adaptado que percorre diversas áreas da cidade, o Consultório na Rua oferece cuidados em saúde a essas pessoas em seus próprios contextos de vida. É composto por duas equipes multidisciplinares que contam com médicos, psicólogos, assistentes sociais, auxiliares de enfermagem, enfermeiros e redutores (pessoas que trabalham com a política de redução dos danos causados pelas drogas). O foco do atendimento é voltado para doenças ou condições que mais atingem os moradores em situação de rua, como tuberculose, alcoolismo e combate ao crack e outras drogas. Orienta essa população sobre doenças, como as sexualmente transmissíveis e hepatites. Realiza curativos, testes de diabetes e medição de pressão.

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare